Quais as diferenças entre a pós-graduação e o MBA?

Quais as diferenças entre a pós-graduação e o MBA?

O mercado está cada vez mais concorrido, cheio de profissionais qualificados e você não pode ficar para trás. E uma das formas de competir com outros talentos é fazer uma especialização, seja uma pós-graduação ou um MBA. Aqui neste artigo, vamos mostrar as diferenças entre os cursos e te ajudar a escolher o próximo passo da sua vida acadêmica.

Se você já fez o seu plano de cargos e salários e tem metas bem definidas para o futuro, as especializações são uma forma de encurtar o caminho para crescer mais rápido no meio corporativo. Estar sempre buscando uma nova especialização é fundamental para disputar e conquistar as melhores vagas de trabalho disponíveis no mercado.

Quais são as principais características de uma pós-graduação e de um MBA?

Antes de falar sobre as diferenças, você precisa entender quais são as características das especializações. Confira abaixo:

MBA

O MBA, sigla que em português significa “Mestre em Negócios e Administração”, é uma especialização que tem foco no mercado de trabalho. Por isso, é composta por aulas práticas de como aplicar conceitos e teorias no dia a dia de trabalho.

Como o nome já indica, o MBA é uma especialização voltada para áreas de gestão, negócios e administração, sendo um curso mais indicado para pessoas que pretendam assumir cargos de liderança ou mesmo ganhar mais conhecimento no trabalho como gestores.

Pós-graduação

Cursos de especialização que visam dar continuidade aos estudos acadêmicos são chamados de pós-graduação. Existem dois tipos de especialização nessa categoria: a lato sensu e a stricto sensu.

A Lato Sensu é uma pós-graduação voltada para quem busca aperfeiçoar os ensinamentos da graduação. O foco aqui é fazer com que o estudante ganhe mais conhecimento para atuar no mercado de trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que o MBA é uma pós-graduação Lato Sensu voltada para a área de gestão e negócios.

A Stricto Sensu é o nome dado a especializações voltadas para quem deseja seguir carreira acadêmica, como doutorado e mestrado. Esse tipo de pós-graduação é para aquelas pessoas que desejam se tornar pesquisadores, estudiosos da sua área e virem a se tornar professores. Por isso, estas formações são focadas na teoria.

Quais são as diferenças entre MBA e pós-graduação?

O primeiro ponto é perceber que o MBA é uma espécie de pós-graduação com foco específico. A diferença entre os cursos de pós-graduação é, basicamente, relacionada ao objetivo de cada profissional.

O MBA é uma especialização voltada a quem deseja trabalhar como gestor, como por exemplo, ser um CEO de uma empresa. Para quem deseja seguir um nicho específico da sua profissão, uma pós-graduação lato sensu pode ser mais indicada.

Digamos, por exemplo, que você se formou em jornalismo e quer atuar como jornalista cultural, buscar uma pós-graduação relacionada ao tema é o mais indicado para que você seja um especialista no nicho e facilite assim a sua entrada no segmento.

Se você quer seguir carreira acadêmica, se tornar um professor ou um pesquisador da sua área, uma pós-graduação stricto sensu como um mestrado é o mais indicado.

Outra questão que difere entre pós-graduação e MBA é a carga horária. Cursos de pós-graduação não costumam ter mais de 360 horas de carga horária, o que na MBA pode chegar a 400 horas, dependendo da especialização.

Como escolher entre MBA e pós-graduação?

Aqui não vamos falar sobre os objetivos que podem te fazer escolher uma outra, até porque já falamos sobre isso no último tópico para explicar as diferenças entre pós-graduação e MBA. Então, vamos citar alguns outros fatores que são importantes para fazer uma escolha assertiva. Confira abaixo:

Estrutura do curso

Um ponto fundamental é pesquisar a estrutura que o curso oferece. O MBA e as pós-graduações lato sensu são especializações mais práticas, e dependendo da sua área de atuação será preciso contar toda uma estrutura para que você possa, de fato, aprender mais sobre o assunto.

Vale ressaltar que mesmo que a pós-graduação seja feita por EaD (Ensino à Distância) é fundamental checar a infraestrutura que a instituição te oferece para que você não tenha dificuldades de adquirir conhecimento e realmente se especializar em uma área.

Formação do corpo docente

O corpo docente da sua especialização precisa ser formado por professores que sejam referência no mercado. Então, procure por especializações em instituições que tenham um corpo docente bem-quisto pelo mercado, assim você pode aprender com os melhores.

Pré-requisitos

Os cursos de MBA e pós-graduação possuem seus pré-requisitos. Então, é importante verificar se você cumpre todos os pré-requisitos para ingressar na especialização. Se tiver dúvidas, entre em contato com a instituição de ensino que o oferece.

Horários

Você deve saber que as especializações vão ocupar um tempo do seu dia ou semana, então antes de escolher, você precisa ter em mente que deve selecionar um curso que se encaixe nos seus horários.

Uma pós-graduação stricto sensu, por exemplo, requer um comprometimento maior porque é focada em teoria. MBA e outros cursos de pós-graduação lato sensu possuem aulas semanais ou quinzenais, o que pode ser melhor caso você tenha horários muito apertados.

E aí conseguiu entender quais são as diferenças entre MBA e pós-graduação? Escolha sua especialização e nunca deixe de aprender algo novo para seguir crescendo no mercado profissional.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.