O que é gestão de custos e como ela funciona

O que é gestão de custos e como ela funciona

Sabe quando você está planejando uma viagem há tempos e trabalha duro para que tudo dê certo nela? Você agenda as férias com antecedência, escolhe um destino, paga a viagem, faz um seguro viagem barato, guarda um dinheiro para os gastos e tudo dá certo é uma maravilha, não é mesmo?

Da mesma forma a gestão de custos de uma empresa deve ser feita com muito empenho para que o negócio possa atingir os resultados esperados e a empresa cresça. Mas, afinal, o que é uma gestão de custos?

Quando se fala em gestão de custos, entende-se por identificar, coletar e mensurar informações que possam determinar as ações, planejamento e controle de gastos em uma corporação. Essa gestão é capaz de tornar mais fácil a tomada de decisões quanto ao que deve ou não ser gasto de forma estratégica, além de identificar onde possíveis investimentos podem ser feitos.

O preço que o seu serviço ou produto oferecem podem determinar diretamente o sucesso do negócio, tendo em vista que, na falta ou no exagero do valor cobrado, consequências acontecerão.

A importância de uma gestão de custos

Como dito acima, o lucro da empresa vai depender se a gestão de custos daquilo que ela oferece foi bem realizado. Ele deve estar de acordo com a aquisição de matéria-prima ou custo de mão-de-obra para a realização daquela tarefa. Ela também irá mensurar como as ações e decisões tomadas refletem nos resultados da empresa, tais como rendimentos e ainda informações sobre quais devem ser os próximos passos a serem seguidos.

Hoje em dia, uma empresa que não investe em uma boa gestão de custos não sabe para onde está indo e corre sérios riscos de ceder à crise econômica por conta de sua falta de planejamento. Ou seja, basta que esta fase do processo esteja mal feita para que um produto ou serviço com enorme potencial saia prejudicado.

Como fazer uma gestão de custos que dá resultado

Para que você possa entender melhor como ocorre uma gestão de custos eficiente, acompanhe os tópicos a seguir:

Disciplina é fundamental

Este será o ponto-chave para que o seu plano de custos ocorra. Analisar o mercado financeiro diariamente, registrar tudo o que entra e tudo o que sai, não descansar até que os erros sejam reparados e se empenhar será a primeira chave para sucesso de uma boa gestão de custos.

Conheça o seu negócio

Para que uma boa gestão ocorra, é fundamental entender como cada área opera, seus gastos, suas deficiências, obter informações que podem ser primordiais na tomada de decisões, coletar dados extremamente precisos para não distorcer a realidade, e etc

Integre seus funcionários à gestão

Nenhum trabalho corporativo é bem realizado se feito por apenas uma pessoa. Depois de conhecer a fundo a empresa e agir de forma criteriosa com cada informação obtida, é hora de partilhar o conhecimento com os demais membros do time.

Afinal, eles serão diretamente em todas as decisões e envolvê-los nessa tarefa é primordial. Para isso, busque incluir a equipe, inclusive abrindo para que os funcionários tenham voz e possam opinar em assuntos relevantes, quanto ao que se deve fazer.

A tecnologia pode fazer a diferença

Se atualmente há recursos que podem facilitar a gestão de custos de sua empresa, por que não utilizá-los, não é mesmo? É possível encontrar recursos automatizados que facilitam a compra e classificação das ações tomadas com dados confiáveis e precisos.

Feito isso, você pode respirar aliviado. Uma boa gestão de custos pode diminuir os riscos do negócio, eliminar custos que muitas vezes eram desnecessários, melhorar a qualidade do serviço ou bem oferecido e ainda aumentar sua lucratividade.

Gostou? Não deixe de acompanhar nossos posts e descubra cada vez mais sobre gestão de custos e diversos outros temas como este!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.