Como iniciar uma loja virtual do zero

Como iniciar uma loja virtual do zero

Se você está lendo este artigo é porque provavelmente está pensando em dar início a uma loja virtual! E parabéns pela decisão, já que atualmente as lojas virtuais estão lucrando ainda mais!

Um levantamento mostrou que nessa pandemia, as lojas virtuais cresceram 230%, passando de apenas 10 mil para 33 mil, tendo alta de cerca de 90 milhões de reais.

Desde de o comecinho da pandemia, muitos brasileiros (cerca de 135 mil) proprietários de lojas aderiram ao uso de lojas virtuais, para que conseguissem manter os custos de sua empresa.

Até maio de 2020, as vendas nas lojas virtuais dobraram comparadas as vendas de 2019. Essa precisão em criar ou investir mais sites de venda online atingiu as grandes e pequenas empresas, de vários setores de venda, como roupas, artesanato, alimentação, artigos de papelaria, itens para festas, dentre outros. 

Investir em uma loja virtual durante a pandemia é a melhor opção para obter lucro durante esse momento de crise que estamos passando, já que muitas lojas físicas estão passando por sérias dificuldades para se manter e outras até indo à falência.

Com uma loja online, você conseguirá manter seus custos e evitar ir à falência. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como iniciar uma loja virtual do zero, por isso fizemos este artigo!

Hoje o foco do nosso artigo é ajudar você a abrir sua própria loja virtual do zero! Então fique ligado porque as dicas estão ótimas!

Como iniciar uma loja virtual do zero

Primeiramente, para você abrir a sua loja virtual você precisa passar por algumas etapas e processos. Confirma abaixo quais são eles.

Planejamento 

Primeiro de tudo é preciso fazer o planejamento de sua loja online. Nesse planejamento deve conter pontos como: A marca de sua loja, os custos que serão gerados pela loja, a meta dessa loja, os produtos que você venderá, dentre muitos outros pontos.

A marca de sua loja é um dos pontos principais, já que ela determinará o andamento de sua loja, desde seu público alvo. Por isso, é preciso definir muito bem sua área nas vendas.

Fornecedor 

Como iniciar uma loja virtual do zero sem um bom fornecedor, não é mesmo? Então faça uma busca de bons fornecedores para o estoque de sua loja, mas antes de fechar algum contrato, faça experiências com mais de um fornecedor e só depois decida com qual ficará.

Para escolher um bom fornecedor, observe se ele conta com todas as necessidades de sua loja, como itens do mesmo estilo, boa qualidade, cores bonitas… Se for possível, peça ao fornecedor uma amostra grátis do produto para que faça uma avaliação melhor.

Estoque e envio dos produtos

É preciso também planejar todo o estoque dos produtos e a logística do mesmo. Uma boa opção é armazenar o estoque dos produtos em sua própria residência. Mas tenha em mente, que em algumas regiões, condomínios, apartamentos ou casas de aluguel estabelecem um limite e algumas regulamentações sobre a quantidade e tipo de estoque que você poderá armazenar em sua residência.

Então, caso os produtos ultrapassem a quantidade permitida ou violem algum regulamento, será que você encontre outro lugar para manter todo seu estoque. Você pode optar por alugar um pequeno espaço apenas para isso.

Na questão da logística, atualmente existem várias opções para o envio de produtos. Você pode realizar esses envios por uma transportadora ou pelos Correios.

No cálculo, você pode calcular seus custos por peso, região ou adicionar uma taxa única para todos os produtos enviados, independente da região e local de envio.

Registro de sua loja virtual 

Agora que você já tem uma base de como iniciar uma loja virtual do zero, é preciso entender um pouco do registro da mesma. 

Para registrar sua empresa, você precisará preencher alguns documentos, para isso, o ideal seria você consultar um bom advogado, para que toda a papelada seja feita corretamente.

Criação do site

Para desenvolver seu site, é preciso que você planeje tudo e coloque no papel para mostrar ao desenvolvedor o passo a passo perfeito de como você quer o seu site.

Temos como um bom exemplo de loja online a Miss Scarlet que é uma loja de artigos sex shop bombástica! Essa loja possui um ótimo site, fácil de navegar e ainda conta com os mais variados itens!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.