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Uma identidade corporativa é mais do que apenas projetar um nome e logotipo da empresa. É um meio de fortalecer sua identidade. Use esta lista de verificação para uma melhor identidade.

O que este artigo aborda:

Como desenvolver uma boa identidade corporativa?
Como desenvolver uma boa identidade corporativa?
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1. Pense no que você quer irradiar com sua identidade

Antes de começar a pensar no nome ou logotipo de uma empresa, primeiro você precisa mapear exatamente o que deseja que sua empresa irradie. Qual é a imagem que você quer passar para os seus clientes? Você é um jovem estudante desenvolvendo software e sites? Então, um visual suave e moderno é a escolha óbvia.

Você está iniciando sua loja de sapatos scarpins femininos? Então você quer causar uma primeira impressão elegante no cliente. Nesse caso, por exemplo, faz sentido usar cores como rosa e amarelo ou criar um logotipo que transmita a sensação de elegância.

Estilo da casa = identidade

Uma identidade corporativa representa sua identidade, tanto como pessoa quanto como empresa. Se sua identidade não corresponder à sua aparência, você está passando a mensagem errada para os clientes. Não faz sentido copiar uma identidade corporativa de outra empresa.

Claro que você pode se inspirar em outros logotipos, cores e nomes de empresas, mas no final tem que se aplicar à sua empresa.

2. Incorpore a identidade no logotipo da sua empresa

Um estilo de casa é, portanto, essencial para sua identidade e aparência. O logotipo da empresa é a primeira coisa que seu cliente vê. Como empreendedor iniciante, é aconselhável usar um estilo fixo. Portanto, use a mesma tipografia, cor e logotipo em seu papel timbrado, contas, cartões de visita, carro da empresa e no site. Isso é profissional.

O logotipo da sua empresa

Tenha os produtos ou serviços refletidos no logo de forma lúdica. Mantenha o logotipo simples e tente torná-lo atemporal também. Os melhores exemplos disso são a Apple e a Nike. Super simples, mas todos sabem o que significa. Você tem dois tipos de logotipos da empresa:

Logo Word

Você escreve o nome completo da sua empresa. Para se destacar com sucesso na concorrência, as empresas geralmente optam por incorporar uma fonte específica e uma cor “de casa” (que lembre a empresa e que faça parte da imagem da mesma) ao logotipo. Exemplos bem conhecidos são Microsoft, Canon, Coca Cola, Dell e Rabobank.

Isto não é (ainda) aplicável para empreendedores iniciantes. Apenas marcas extremamente fortes podem ser suficientes com apenas uma imagem. Este símbolo é tão reconhecível que um texto descritivo não é mais necessário. Exemplos bem conhecidos são Chanel, Volkswagen e Pepsi.

3.  Vincule sua identidade corporativa ao nome da empresa

Criar um nome de empresa é mais fácil dizer do que fazer. Existem algumas regras importantes a serem observadas. Primeiro, verifique se o nome da empresa é permitido ou se já está sendo usado.

Escolhendo o nome da empresa certo

Também é importante que o nome da sua empresa seja facilmente encontrado na internet. De preferência ter uma associação com sua profissão no nome.

Além disso, não deixe o nome da empresa muito complicado. Se o cliente não tiver certeza de como soletrar o nome e não puder encontrar seu site imediatamente, você já o perdeu antes mesmo de conhecê-lo.

4. Terceirize a identidade corporativa, contrate um profissional

Se você não for criativo, é aconselhável contratar uma agência profissional.

  • Seja o mais claro possível em relação à transmissão de seus desejos. Em última análise, é o seu cartão de visita e a identidade corporativa deve refletir sua identidade;
  • Certifique-se de dar ao designer um bom briefing. Ele deve ser capaz de capturar sua empresa, filosofia e imagem em um design;
  • Apenas criar uma boa imagem para o logotipo não é suficiente;
  • O designer deve, entre outras coisas, saber qual é o seu público-alvo, conhecer a sua estratégia, estar atento à sua missão e evolução no mercado, a sua imagem desejada, as cores (suave, dura), a aparência (pessoal, empresarial), etc.

5. Continue desenvolvendo sua identidade corporativa

Você precisa continuar a se desenvolver e melhorar, isso também se aplica à sua identidade corporativa. Por exemplo, um design de casa pode parecer um pouco datado em termos de cor depois de alguns anos.

Avaliação da sua identidade corporativa

Afinal, um estilo é um meio de fortalecer sua identidade. Portanto, faça uma análise crítica da sua empresa a cada poucos anos para ver se a reconstrução da marca é necessária. Isso não precisa ser um processo difícil.

Modernização

No caso da modernização (a cor) é provavelmente um ajuste sutil. Quando se trata de reposicionamento (ampliação de atividades), isso é um pouco mais drástico. Você pode fazer isso sozinho ou terceirizando a tarefa para um designer, se necessário.

6. Representa o ‘estilo da casa’

A identidade corporativa determina qual a primeira impressão que o cliente terá de você. Depois de definir o estilo da casa e colocá-la à sua empresa, é importante acompanhar isso na prática.

A identidade corporativa representa a sua empresa

A boa primeira impressão deve ser mantida. O estilo da logo não se aplica apenas ao exterior, aplica-se também ao interior da empresa. Portanto, certifique-se de que o design também reflita como é o interior.

Represente sua empresa da melhor maneira possível:

  • Seja representativo;
  • Mantenha suas promessas;
  • Seja confiável;
  • Atenda o telefone de maneira profissional;
  • Certifique-se de que seu produto está embalado de forma organizada;
  • Comporte-se no trânsito com o carro da empresa (com logotipo).

Você pode ter desenvolvido uma logo bonita mas se o comportamento perante os clientes for ruim, a boa impressão e todo o esforço foi em vão.

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