Como encontrar seu público-alvo e por que é importante

Como encontrar seu público-alvo e por que é importante

Se você planeja construir um website (veja planos criação de sites), precisará encontrar seu público-alvo. Infelizmente, muitos iniciantes acreditam que podem fazer um site para todos, mas isso simplesmente não é verdade.

Na realidade, seu site deve se concentrar no marketing para um público específico e expandir-se lentamente. O ideal neste caso é optar por contratar a criação de um website.

Lembre-se, se você tentar agradar a todos, não agradará a ninguém.

Cada site é diferente

Antes de continuar, não posso deixar de salientar que cada site é único. O conteúdo produzido, a forma como ganha dinheiro, a forma como é comercializado, o tom que é usado e tudo o mais é diferente.

Assim, é natural que cada um atenda a um público específico de forma única.

Você precisa descobrir qual é o público-alvo do seu site e entender como atende-lo. Como resultado, almejar um público específico é diferente para cada site e, em última análise, depende do conteúdo do seu conteúdo e do tom que você está tentando alcançar.

Portanto, você terá que ser um pouco criativo.

O que é um público-alvo?

Se você é completamente novo no marketing, “público-alvo” é um termo muito usado sem explicação.

Simplificando, o público-alvo é o destinatário de sua campanha de marketing. Por exemplo, se você vende brinquedos, seu público-alvo são crianças e seus pais, o mesmo ocorre se você trabalha com buffets infantis. Isso porque são eles que se interessarão pelo produto que você está vendendo e sua principal fonte de clientes.

No entanto, alguns produtos, serviços ou partes de conteúdo podem se aplicar a vários públicos. Por esse motivo, é importante planejar sua campanha de marketing em torno do maior e mais lucrativo público para o qual seus serviços podem ser vendidos.

No entanto, é muito trabalhoso encontrar o seu público-alvo.

Como Encontrar Seu Público Alvo

Encontrar seu público-alvo não é tarefa fácil. Para fazer isso, você precisará examinar seu site ou o plano dele, se estiver apenas começando. A melhor maneira de fazer isso é perguntando a si mesmo uma série de perguntas.

  • Quais são os objetivos do seu site?
  • Qual público pode ajudar você a atingir esse objetivo?
  • Você pode dividir esse público em subgrupos menores?
  • Demografia?
  • Localização?
  • Indústria?
  • Renda média?
  • Qual é a idade média do público?
  • Algum desses subgrupos é mais importante do que os outros para o objetivo do seu site?
  • Como resultado do atendimento ao seu público potencial, você excluirá outro público no processo?

Ao responder a essas perguntas, você deve ter uma ideia aproximada dos objetivos de seu site. Se você achar que seu público-alvo é muito amplo, olhe mais fundo e encontre um nicho para se encolher. Uma boa maneira de fazer isso é perguntar aos membros da equipe.

Na verdade, recomendo fortemente fazer as mesmas perguntas. Eles podem ser capazes de sugerir algo completamente diferente do que você havia considerado.

Conheça o seu público-alvo

Agora que você tem uma ideia aproximada de qual é o seu público-alvo, é hora de realmente pesquisar essas pessoas e encontrar o seu público-alvo. Assim como todo site é único, todo público também é. Portanto, você precisa se certificar de que está produzindo conteúdo e marketing nas plataformas adequadas para atingir seu público principal.

Por exemplo, se você pretende criar um portal de notícias de Sorocaba, você deve focar em distribuir as notícias daquela cidade, pois seu público esta ali.

No entanto, isso não é fácil de fazer, pois há muitas pesquisas a serem feitas. Hoje, reuni 5 das coisas mais importantes que você deve considerar em relação ao processo.

1. Pesquise seu público atual

O maior erro que vejo quando se trata de encontrar um público-alvo é não examinar quem está usando o site no momento. Muitas empresas tendem a se concentrar no que desejam alcançar, o que é importante, mas esquecem de usar a base que já possuem.

Portanto, você deve examinar quem está usando seu site no momento.

Como você fará isso depende muito do site. Por exemplo, se você administra uma loja online, pode identificar facilmente muitas características, como localização das pessoas, interesses, padrões de gastos, gênero e muito mais.

Realmente depende do que você está vendendo, mas as informações podem ser muito úteis quando analisadas.

Todos os sites têm acesso e devem usar o Google Analytics para rastrear o desempenho de seus sites na web. Essa ferramenta é sua melhor amiga como proprietário de um site e também pode ajudá-lo a aprender mais sobre seu público atual.

Ele contém muitas informações para compartilhar, mas duas das informações mais úteis são a idade e o sexo do seu público.

Eu recomendo fortemente pesquisar quem está usando seu site antes de olhar para frente.

Observação: muitos usuários da Internet navegam na web anonimamente. Portanto, as estatísticas que você encontra sobre seu público podem ser limitadas, mas ainda é um ótimo ponto de partida.

2. Analise a competição

Vamos ser honestos, embora você possa ter uma visão única de um certo tipo de conteúdo ou produto, no final do dia, você tem uma concorrência que está fazendo algo semelhante. Como tal, é muito importante compilar informações sobre a concorrência para encontrar o seu público-alvo.

Principalmente se você for competir pelo mesmo público.

Essa também é uma ótima maneira de determinar se você está direcionando as pessoas certas. Observe os concorrentes mais bem-sucedidos em seu setor e tente descobrir como eles estão fazendo marketing e quem é seu público-alvo.

Claro, como você vai fazer isso não é simples. Afinal, essas informações não estarão no site deles esperando por você.

Em vez disso, você precisará fazer algumas pesquisas.

Rastreie-os nas redes sociais, examine seu conteúdo ou produtos, veja as palavras-chave para as quais eles estão classificados e dê uma olhada em qualquer outro material de marketing que tenham. Depois de reunir algumas informações, recomendo fazer uma análise SWOT.

É aqui que você relaciona Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças e vê como você se compara à concorrência.

3. O que seu público-alvo deseja

Muitas vezes, os novos proprietários de negócios se concentram no que desejam de seu público. No entanto, essa é uma maneira infalível de falhar. Em vez disso, você precisa observar o que seu público deseja e como sua empresa pode oferecer isso.

Isso pode ajudá-lo a se destacar da concorrência, atendendo exatamente ao que seu público-alvo está procurando. Claro, isso levanta a questão: como você descobre o que eles querem?

Novamente, isso realmente depende do seu modelo de negócios. Se você tem um site de comércio eletrônico, precisa examinar as tendências de venda comuns para seu público-alvo. Por outro lado, se você tem um blog, precisa examinar quais são suas pesquisas e qual conteúdo eles permanecem ou buscam.

Depois de descobrir isso, você precisa encontrar uma maneira de usar anúncios direcionados para atingir esse público. Assim, mostrar que seu negócio tem exatamente o que procura.

4. Análise de mídia social

Uma grande parte de alcançar um público é como você o faz nas plataformas de mídia social. Esses sites dominam a Internet e mudaram permanentemente a maneira como amigos e familiares mantêm contato uns com os outros.

Ao mesmo tempo que cria novas oportunidades para as empresas se conectarem com os clientes.

E cada plataforma está cheia de dados analíticos úteis para ajudá-lo a rastrear quem está interagindo com seu perfil e como você pode usar a plataforma para enviar um anúncio direcionado a um público específico.

No entanto, você precisa encontrar as plataformas certas para essas pessoas.

Por exemplo, o TikTok está realmente fazendo um nome para si mesmo com a geração mais jovem, com mais de 500 milhões de usuários mensais. As empresas certamente estão tomando notas e tentando se estabelecer na plataforma.

No entanto, o Facebook ainda é uma opção melhor mesmo quando se trata do público mais jovem e permite que você se conecte com mais pessoas em geral.

Felizmente, existem muitas ferramentas de análise de mídia social que podem ajudá-lo a encontrar as melhores plataformas para anunciar.

5. Repita o processo

Agora, isso pode soar como uma desculpa, mas deixe-me garantir a você, seu público-alvo mudará e você precisa se adaptar rapidamente quando isso acontecer. Por isso, você precisa reavaliar regularmente o seu negócio, que na verdade consiste em repetir todas as pesquisas que você fez na primeira vez.

Agora você pode estar se perguntando como exatamente o meu público-alvo vai mudar, e a resposta é um pouco complicada. Por um lado, o grupo real que você está alvejando pode não mudar, mas as pessoas dentro dele certamente irão.

Por exemplo, digamos que você estivesse fazendo marketing para a geração Y versus geração Z. Quando você usa para fazer marketing para a geração mais jovem, de 18 a 24 anos, estaria olhando para a geração Y, mas agora esse é o território da geração Z.

Essa mudança de idade afetou grandes marcas e, como resultado, eles tiveram que mudar seus esforços de marketing.

Mesmo um intervalo de 6 meses é suficiente para que seu público-alvo mude. Por exemplo, o surto de COVID-19 mudou significativamente a forma como certas empresas devem entrar no mercado. Assim, a reavaliação programada é fundamental para o sucesso.

Crie uma frase de chamariz (CTA)

Depois que sua pesquisa for concluída, é hora de criar uma frase de chamariz para seu site e público. Como você escolhe fazer seu CTA depende totalmente do seu negócio, mas a ideia básica é bastante simples.

Um CTA é uma mensagem clara que informa aos visitantes o que fazer a seguir em seu site.

Esta mensagem deve ser adaptada ao seu público-alvo e alguns dos CTAs mais comuns incluem:

  • Botão Leia mais
  • Inscreva-se para receber newsletters por e-mail
  • Compre Agora
  • Navegue agora
  • Ligue para nós
  • Fale com o suporte
  • Teste grátis
  • Compartilhar no Facebook
  • E mais cerca de mil termos comuns que dão ao visitante uma ideia clara do que fazer a seguir.

Você também pode usar um CTA como forma de ajudar os visitantes. No entanto, você também deve tentar fazer um CTA que agregue valor ao seu conteúdo.

Essa tática realmente funciona bem porque fornece informações adicionais que ajudam os visitantes e podem até levá-los a outros produtos. Além disso, se tudo funcionar bem, é muito provável que eles voltem e ouçam mais de seus CTAs.

Realizar pesquisas e enquetes

Pesquisas e enquetes são utilizadas por grandes corporações em todo o mundo, e isso é porque funcionam. O objetivo de uma pesquisa ou votação é coletar informações dos visitantes. E embora os resultados possam variar, as informações são inestimáveis porque, muitas vezes, você pode coletar informações que as ferramentas analíticas normais não rastreiam.

Felizmente, eles são fáceis de configurar e você pode até mesmo disfarçá-los como eventos de mídia social.

Por exemplo, se você vende um produto, pode criar um evento que peça aos clientes que mostrem como estão usando um produto no Twitter. Isso ajuda a envolver os clientes nas redes sociais, ao mesmo tempo que ajuda a coletar informações valiosas sobre o produto.

Quanto mais criativo você for, melhores serão os resultados.

Comece imediatamente

Depois de escolher um ótimo host, um CMS e colocar seu site online, o marketing para seu público-alvo é o próximo grande obstáculo. E para ser totalmente honesto, não é fácil de fazer e levará muito tempo.

E não me refiro apenas às horas que você dedica à pesquisa e ao marketing. Levará semanas ou até meses para ver se a campanha de marketing está atingindo bem o seu público-alvo. Especialmente quando você leva em consideração quanto tempo leva para construir seguidores nas redes sociais.

Portanto, deve ser uma das primeiras coisas em que você se concentra quando seu site vai ao ar ao lado da criação de conteúdo. Basta ter paciência e manter o curso.

Qual é o seu público-alvo? Qual é a sua ferramenta analítica favorita que o ajudou a encontrar seu público-alvo?

Siga as nossas dicas para encontrar o seu público-alvo e comesse hoje a alavancar o seu negócio. Até a próxima!

Diego Augusto

Diego Augusto

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