Ideias e Finanças

O comportamento dos jovens na atualidade dita as tendências de mercado. Tanto é assim que, hoje, não há sucesso para marcas e empresas que não observam antes o que esse público deseja.

As novas gerações chegam à vida adulta, promovem mudanças nas relações de consumo e levam a um movimento curioso: são as lojas que devem se adaptar a elas e não o contrário.

Como vamos ver neste texto, não se trata apenas da escolha de determinado produto ou serviço, mas de uma decisão de compra que passa muito pela experiência oferecida a ele para fazer essa aquisição.

O que este artigo aborda:

Como é o comportamento dos jovens na atualidade?
Como é o comportamento dos jovens na atualidade?
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Como é o comportamento de consumo entre jovens no Brasil?

O comportamento dos jovens na atualidade mudou muito nos últimos anos com a chegada da Geração Z (nascidos nos anos 2000) à vida adulta.

Os jovens de hoje são mais conscientes de seus hábitos de consumo entre jovens no Brasil. Eles se mostram propensos a procurar ofertas e descontos, a fazer compras online para pagar mais barato, a comprar itens de segunda mão e adiar grandes compras. Geralmente, pesquisam cuidadosamente os produtos antes de se comprometerem com uma compra. 

A geração do milênio também adotou a economia colaborativa, fazendo uso de serviços como compartilhamento de viagens e de residências para economizar dinheiro e reduzir o impacto ambiental. 

Além disso, estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e responsabilidade social quando se trata de suas decisões de compra.

Os consumidores jovens valorizam uma boa experiência de compra quando ela é conveniente, acessível e oferece uma ampla seleção de produtos. Ainda apreciam quando as marcas focam no atendimento personalizado ao cliente, serviços de valor agregado, como frete grátis, e quando o processo de compra é fácil e intuitivo. 

Vale dizer ainda que o jovem consumidor reconhece quando a experiência de compra reflete seu estilo, interesses e valores pessoais e quando tem acesso a produtos ou descontos exclusivos.

Isso explica porque comprar direto de marcas é característico da Geração Z. Conforme relatório sobre tendências de consumo do Capgemini Research Institute, 68% dos consumidores nascidos neste século fizeram isso nos seis meses anteriores ao estudo.

5 características sobre o comportamento dos jovens na atualidade

Depois de ter uma primeira ideia sobre como é o consumo entre jovens no Brasil, veja quais são as características mais marcantes desse público:

1. Tecnologicamente inteligentes

Os consumidores jovens têm maior probabilidade de estar atualizados com a tecnologia mais recente, tornando-os mais receptivos ao marketing e à publicidade digital.

2. Influenciadores de mídias sociais

Os jovens geralmente têm uma presença maior nas mídias sociais, que podem ser usadas para influenciar suas decisões de compra.

3. Conscientes sobre marcas

Os consumidores mais jovens têm maior probabilidade de serem conscientes da marca, tornando-os mais propensos a comprar marcas conhecidas e populares.

4. Sensíveis ao preço

Os consumidores jovens geralmente são mais sensíveis ao preço, procurando ofertas e descontos.

5. Interessados em experiências

Os consumidores jovens procuram experiências, e não apenas produtos. Eles são mais propensos a comprar experiências, como viagens e entretenimento, em vez de produtos.

O que os jovens compram? E como pagam?

O comportamento dos jovens na atualidade varia bastante, dependendo da idade. 

Por exemplo, os adolescentes têm maior probabilidade de comprar roupas, videogames, música e cosméticos, enquanto os jovens adultos preferem eletrônicos, móveis, carros e outros itens relacionados à casa própria.

Sobre o consumo entre jovens no Brasil no dia a dia, um levantamento do Instituto Locomotiva para o aplicativo de vídeos Kwai identificou como as três prioridades de compra do público jovem:

  • Vestuário 60%;
  • Higiene e beleza: 54%;
  • Alimentos para preparar: 54%.

Na hora de pagar, o comportamento dos jovens na atualidade mais novos também revela particularidades.

Os jovens costumam usar o cartão de crédito para realizar compras diárias, como alimentos e gasolina, além de compras online. Também preferem esse meio para pagar contas e fazer grandes compras, como móveis ou carros. A lista de usos inclui ainda o pagamento de despesas de viagem e entretenimento.

Segundo estudo do Ipec Pesquisas, jovens preferem cartões de banco digitais, usando duas vezes mais do que cartões de bancos tradicionais. Assim, além da grande valorização à experiência de consumo, o jovem atual prioriza facilidades ao comprar, ao pagar e até ao aprovar cartão de crédito.

Como deve ser uma experiência de consumo para os jovens?

Levando em conta o novo comportamento de consumo entre jovens no Brasil, o processo de compra esperado por público deve prever, pelo menos:

  • Respeito aos valores: os consumidores jovens têm um conjunto único de valores e interesses que moldam suas decisões de compra. Ele espera que as marcas conheçam seus valores, interesses e preferências
  • Foco em relacionamentos: justamente por apreciar marcas que entendem suas necessidades e valores é que há interesse em construir um relacionamento com aquelas que abordam suas preocupações
  • Redes sociais como filtro: é a partir desses canais que, na maioria das vezes, o público jovem tem o primeiro contato com uma marca, interage com ela e toma suas decisões (não só sobre o que comprar, mas de quem comprar)
  • Conexões reais: o conteúdo é uma maneira poderosa de se conectar com os consumidores jovens. Eles esperam consumir conteúdos que falem com seus interesses e valores, sendo apresentados de uma forma que agrade à sua faixa etária e nos canais de sua preferência.

E você, o que pensa a respeito? Como tem se conectado com as marcas de sua preferência?

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