Ideias e Finanças

Como trabalhar com inteligência artificial? Algoritmos, robôs e outros mecanismos do universo virtual são indecifráveis para muitas pessoas.

Por isso mesmo, quem se interessa em estudar inteligência artificial (IA) pode conseguir ótimas oportunidades de emprego.

É possível trabalhar com IA em áreas tão diferentes quanto a medicina, o comércio eletrônico e o desenvolvimento de games, só para citar alguns exemplos.

Mas, para isso, é preciso investir em conhecimentos, ficar de olho nas inovações tecnológicas e saber como elaborar um currículo que valorize a sua capacidade de atuar no cargo pretendido.

O que este artigo aborda:

Como trabalhar com inteligência artificial? 7 formas
Como trabalhar com inteligência artificial? 7 formas
Pin It

Mercado de trabalho na área de inteligência artificial

É cada vez maior o uso de softwares de IA e a aplicação de inteligência artificial nas empresas em busca de melhores resultados por meio de processos interativos que já estão se tornando comuns em diversos segmentos da economia — dos ChatBots a mecanismos mais sofisticados usados na área de tecnologia de informação. 

Em um estudo recente, a consultoria empresarial McKinsey aponta os seguintes setores como os que mais incorporam a inteligência artificial em seus procedimentos:

  • Alta tecnologia;
  • Automotivo;
  • Telecomunicações;
  • Viagens e transporte;
  • Finanças;
  • Energia;
  • Varejo.

Isso vem aquecendo o mercado de trabalho, com a abertura de novas vagas para quem se qualifica para atuar nos empregos que envolvem IA.

Exemplos de empregos para quem estudar inteligência artificial

Esta é uma pequena amostra do tipo de emprego que você pode conseguir ao estudar inteligência artificial:

1. Analista de IA

Quem trabalha como analista de IA (inteligência artificial) pode se envolver em diferentes etapas dos processos de implementação, desenvolvimento e manutenção desse tipo de tecnologia.

Tudo vai depender do tipo de contratante e do escopo do cargo. Por exemplo, quem é analista de IA pode trabalhar em uma equipe de TI (tecnologia da informação) a programar sistemas para responder mensagens e tirar dúvidas online ou desenvolver novos recursos para aperfeiçoar esse tipo de comunicação.

2. Analista de Power Apps

Os conhecimentos sobre inteligência artificial são muito úteis para quem trabalha com a plataforma de Power Apps no desenvolvimento de projetos de transformação digital ou de ferramentas específicas para melhoria da experiência de usuários, além dos aplicativos com base nesse modelo.

Esse tipo de emprego pode ser uma boa opção para quem quer trabalhar em home-office.

3. Cientista de Dados

Estudar inteligência artificial pode abrir as portas do mercado de trabalho na área de TI, com oportunidades de iniciar no cargo de cientista de dados júnior ou analista de dados.

Esse tipo de emprego envolve conhecimentos sobre Big Data (processamento de informações armazenadas em grandes bancos de dados) e familiaridade com bibliotecas de dados para Machine Learning (aprendizado de máquina), tais como como TensorFlow e Scikit-Learn.

4. Desenvolvedor de Backend

Apesar de ser um cargo para quem tem outros conhecimentos específicos na área de tecnologia da informação, esse tipo de emprego também requer familiaridade com serviços de IA — o tem gerado a procura por cursos de inteligência artificial para desenvolvedores.

O aprendizado é aplicado principalmente na criação de Chatbots e linguagem de desenvolvimento de softwares e aplicativos, por exemplo, para adição de textos, imagens e áudios nesses sistemas.

5. Especialista em Visão Computacional

Quem se qualifica como especialista em visão computacional pode trabalhar em segmentos que demandam soluções de aprendizagem de máquinas de grande porte, tais como os robôs usados na indústria automobilística, e até em operações mais delicadas como, por exemplo, a realização de exames e outros procedimentos na área da saúde.

6. Gerente de Projetos de Jogos Digitais

Para trabalhar no cargo de gerente de projetos de jogos digitais, é preciso ter experiência na área de desenvolvimento de games e conhecimentos sobre os diferentes estágios desse tipo de projeto, da análise de dados à criação de conteúdo específico para métodos para PLN (processamento da linguagem natural) e Deep Learning (arquiteturas de redes neurais). 

7. Supervisor de conteúdo para produtos digitais

A produção de conteúdo para produtos digitais não envolve apenas profissionais como redatores, roteiristas e tradutores.

Quando esse tipo de projeto requer o direcionamento para determinadas plataformas e universos virtuais, a pessoa encarregada pela supervisão de conteúdo deve ter noções de inteligência artificial e UX (experiência de usuários), já que esses dois conceitos se entrelaçam.

Seja para aplicar tecnologias inovadoras na relação entre seres humanos e máquinas ou atuar em áreas que demandam algum grau conhecimento sobre IA, há um grande universo de opções de emprego para quem estudar inteligência artificial.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Contas digitais para autônomos

Ter sua própria fonte de renda é sinônimo de possuir maior liberdade para movimentar seu dinheiro, além de autonomia para escolher o banco que quer guardar seu dinheiro. Isso porque […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse