Seguro para moto: Como funciona e porque é importante?

As companhias de seguro são capazes de tornar a vida do motorista bem mais fácil, evitando transtornos ainda maiores em situações adversas. Com elas, há um respaldo para eventuais prejuízos decorrentes de acidentes e até mesmo em caso de roubo.

Assim, um dos cuidados com a sua moto que é indispensável para os dias atuais é providenciar um seguro. Mas como esse serviço funciona? Quais são os tipos de cobertura que as companhias de seguro oferecem? Entenda melhor esse tema no texto abaixo.

Como funciona o seguro para motos?

O seguro para motocicletas funciona de forma similar ao seguro de carro. Aqui, o motociclista contrata uma companhia de seguros para proteger a sua moto, a partir do pagamento regular de mensalidades, de acordo com a cobertura escolhida.

Com isso, caso a moto sofra algum dano que seja coberto pelo seguro, a companhia paga uma compensação equivalente ao prejuízo. A ideia é que o motociclista e terceiros tenham uma cobertura para reparação, que pode incluir troca de peças, reboque da motocicleta ou outros serviços emergenciais.

Quais são as coberturas mais comuns oferecidas?

Esses seguros oferecem uma série de opções de coberturas, cada uma cobrando determinado valor do motociclista. Uma delas é a de roubo, que cobre o motorista caso o veículo seja levado em algum assalto, sendo uma cobertura muito comum nos grandes centros urbanos.

Seguro para moto: Como funciona e porque é importante?

Outro tipo bastante comum é o de furto, inclusive sendo apresentado junto com a apólice contra roubo. Mas essas coberturas não são iguais, pois, no furto, a motocicleta é levada sem que o proprietário tenha conhecimento. Com isso, a cobertura faz a reposição da moto de acordo com o valor de referência.

Também há coberturas para o caso de colisão, que servem para situações de acidentes em geral. Assim, o seguro realiza o pagamento dos reparos necessários, que possam incluir reposição das peças do motor, danos nos amortecedores ou consertos na lataria.

Da mesma forma, há seguro para danos periféricos, que inclui reparos para componentes como retrovisores, para-lamas, setas e para-choques, entre outros. Por fim, também há a cobertura de danos a terceiros, que podem ser pessoas ou outros veículos. Assim, essa opção cobre os gastos com reparos e indenizações.

Por que é importante ter um seguro para moto?

A importância de ter um seguro para a motocicleta é a garantia de menos riscos e prejuízos para situações adversas. Por causa dele, o motociclista consegue minimizar as perdas em caso de problemas de funcionamento do veículo ou acidentes, pagando um preço bem menor do que pagaria sem o seguro.

Como benefício, isso evita que o motorista tenha que arcar com custos altos de uma única vez. Afinal, em situações de acidente, por exemplo, além dos danos físicos, todos os gastos envolvendo reparos e indenizações acontecem de uma única vez, sendo que nem sempre ele conta com uma reserva financeira para cobrir todos eles. Com o seguro, esse tipo de problema é evitado.

Outro fator muito importante, especialmente em casos de furto ou roubo, é a reposição do veículo, com a companhia pagando boa parte do valor para comprar uma nova moto. Dessa forma, o motociclista não fica muito tempo sem ter o seu meio de transporte, que muitas vezes é a forma com que ele consegue trabalhar e, portanto, é indispensável para manter a sua fonte de renda.

Qual o custo de um seguro para moto?

O valor para contratar um seguro para motocicleta irá variar de acordo com o número de coberturas contratadas. Também são considerados fatores como o modelo da motocicleta, sua cilindrada, o perfil do condutor e a área em que ele costuma circular. Contudo, geralmente, boa parte dos seguros têm um valor que varia entre R$ 1 mil e R$ 2.500 anualmente.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Não caia em golpes virtuais para fazer renda extra!

Não caia em golpes virtuais para fazer renda extra!

10 dicas práticas para ganhar dinheiro com a internet

10 dicas práticas para ganhar dinheiro com a internet

Como trabalhar com marketing digital

Como trabalhar com marketing digital

10 Formas de Aumentar Suas Vendas Pela Internet

10 Formas de Aumentar Suas Vendas Pela Internet

4 dicas para ter sucesso no seu planejamento financeiro

4 dicas para ter sucesso no seu planejamento financeiro

7 maneiras de ganhar dinheiro com seu carro

7 maneiras de ganhar dinheiro com seu carro