Ideias e Finanças

O que a grande maioria das pessoas está procurando hoje em dia é uma maneira de adquirir sua independência financeira. Mas porque isso está se tornando cada vez mais importante? Por conta das grandes variações na economia do país, onde um dia se tem uma quantia em dinheiro considerada suficiente para viver, e no outro, a mesma quantia mal dá para ir às compras. 

Além disso, essa instabilidade financeira e econômica afeta todas as pessoas, inclusive aquelas que são donas de pequenos negócios locais, ou seja, negócios que realizam apenas vendas de produtos em lojas físicas, sendo assim limitadas a vender apenas em sua própria cidade. Mas qual é a relação disso com o que falamos acima? 

Quando uma loja se limita a vender apenas em sua cidade local, a crise econômica pode fazer com que seja necessário que ela feche as portas, ou realize algumas demissões para poder continuar se mantendo por algum tempo, consequentemente, pessoas acabam ficando desempregadas e desamparadas.

Entendeu a relação agora? Quando uma pessoa é capaz de adquirir a sua independência financeira, ela não fica à mercê de outras pessoas para conseguir ter uma renda, afinal de contas, ela produz sua própria renda.

Pensando nisso, muitas decidem que abrir o seu próprio negócio é a melhor coisa a se fazer. E qual o lugar que está se mostrando ser cada vez mais rentável e perfeito para começar um negócio nos dias de hoje? Isso mesmo, a internet!

O mundo digital dominou o mundo, e isso é possível graças às maravilhas que a internet pode fazer. Portanto, abrir uma loja virtual, conhecida como e-commerce, é uma das maneiras mais seguras de investir para adquirir independência financeira.

Por mais difícil que possa parecer difícil abrir um e-commerce, a parte mais difícil de todas, na verdade, é ter uma boa quantia de capital inicial para investir. Mas assim que você resolve essa parte, os outros passos são muito mais simples. 

Então, se você deseja abrir a sua própria loja virtual, continue lendo este artigo do Ideias e Finanças e veja algumas dicas do que você precisa fazer, inicialmente, para começar o seu próprio e-commerce.]

O que este artigo aborda:

Aprenda como abrir seu próprio e-commerce
Aprenda como abrir seu próprio e-commerce
Pin It

Escolha em qual nicho você quer atuar 

A primeira coisa que você deve fazer é escolher em qual nicho vai atuar. Trabalhar com vários tipos de produtos distintos, significa que você precisará atender vários tipos de públicos, e para quem está começando, fazer isso nunca é uma boa ideia. 

Sendo assim, indicamos que você defina com qual tipo de produto quer trabalhar antes de dar qualquer outro passo. Alguns nichos interessantes que você pode investir são: 

Fique por dentro das tendências do mercado

Agora que você já definiu o seu nicho, chegou a hora de conhecer e ficar por dentro das tendências daquele mercado em específico.

Afinal de contas, seu e-commerce é novo no mercado, e ele precisa se destacar de alguma forma. E a melhor forma de fazer isso, independente do nicho escolhido, é oferecendo produtos que são tendência no momento.

Encontre os melhores fornecedores

Chegou a hora de procurar por fornecedores, mas essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Um bom fornecedor deve estar alinhado com as visões e objetivos do seu e-commerce, para que vocês tenham uma boa relação e consigam trabalhar da melhor maneira possível.

Além disso, a grande maioria dos fornecedores exigem uma quantidadade de compra mínima de produtos, então você precisa verificar se as exigências daquele fornecedor se adequam às exigências do seu negócio.

Organize seu estoque

Um problema que muitos empreendedores de lojas virtuais enfrentam no início, é com seu estoque. Calcular o giro de estoque, por mais que pareça fácil, não é tanto assim, e é necessário ter muita organização e disciplina para não deixar que seus produtos fiquem em falta. Ou, caso algum acabe e não seja possível repor naquele momento, é preciso retirá-lo da loja.

Para fazer um bom controle e organizar bem o seu estoque, você pode criar planilhas organizacionais, ou até mesmo investir em um software que faça esse tipo de controle por você.

Defina os métodos de pagamento

Definir os métodos de pagamento também é muito importante, pois você precisa escolher métodos variados que atendam tanto às necessidades de seus clientes, quanto às necessidades do seu negócio. 

Para isso, tente aderir nos métodos de pagamento mais convencionais, tais como: PIX, boleto bancário, cartão de crédito e débito e pagamentos através de carteiras digitais, que estão sendo cada vez mais utilizadas ultimamente. 

Defina as formas de entrega

Por fim, é preciso que você escolha bons, e confiáveis, métodos de entrega, para não deixar seus clientes na mão. O Correio é sempre uma boa opção, mas optar por transportadoras também pode valer a pena. Para ter certeza sobre qual a melhor forma de entrega para seus clientes, pesquise e veja qual o mais rentável e eficaz.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse