11 Dicas de Empreendedores de Sucesso Para Você Crescer

Não existe uma fórmula de sucesso para se tornar um empresário de sucesso, assim como não existe uma fórmula para se fazer os melhores calçados masculinos. Se fosse esse o caso, todos poderiam aprender e todos teriam sucesso nos negócios. Alguns empreendedores estão abandonados e outros são altamente qualificados. O que está por aí são dicas e conselhos com os quais muitos empreendedores de sucesso concordam.

11 Dicas de Empreendedores de Sucesso Para Você Crescer

Então, veja alguns conselhos que o ajudarão a chegar ao topo ou superar seus primeiros anos de empreendedorismo.

Dicas empreendedoras sobre produtividade e eficiência

Empreendedores bem-sucedidos valorizam muito a produtividade e a eficiência. Quanto mais foco e quanto mais você fizer em um dia, melhor.

1 – Concentre-se nos “três grandes”

O enfoque “Os Três Grandes” pelo qual Steve Jobs ficou conhecido significa que você só quer três coisas grandes em sua agenda. Três projetos, três tópicos para escolher ou três coisas para fazer no mesmo dia.

Todo o resto é um problema menor, de acordo com Steve, e ao se limitar aos três primeiros você pode dar a eles todo o foco que merece. Somente quando essas três coisas acontecem, pode haver tempo para outras coisas.

2 – Sempre faça um plano

Pessoas bem-sucedidas planejam seu dia e sua semana. Jack Dorsey, o fundador do Twitter, é totalmente a favor da classificação uma semana antes de domingo. Em seguida, ele cria um plano para a próxima semana e começa a trabalhar nele na segunda de manhã.

Ele se certifica de que toda a semana consiste em uma lista de tarefas que contribui para a estratégia delineada. Ele também usa o domingo para avaliar ou ajustar essa estratégia.

3 – Viva saudável

Richard Branson acorda às 5h45 todos os dias para fazer exercícios. Segundo ele, um pouco de treino pela manhã dá 4 horas a mais de energia. Poucos empresários de sucesso fumam, consomem álcool ou comem mal. Um corpo saudável é importante para uma mente sã.

4 – Não perca tempo com coisas que não importam.

Muitos empreendedores de sucesso sempre usam as mesmas roupas. Isso economiza tempo. Se você tem que tomar decisões o dia todo, não quer estar na frente do seu vestiário pela manhã e tem que tomar uma decisão. 

Estou vestindo vermelho ou verde hoje? Se essa decisão já foi tomada, você pode dedicar a energia a outras coisas. Você também é excelente em gerenciamento de tempo.

Dicas empreendedoras para sua mentalidade

O cérebro de um empresário de sucesso trabalha horas extras. Existem muitas decisões que devem ser feitas em alta velocidade. Às vezes, essas decisões não dão certo e novas soluções são necessárias.

1 – Seja obsessivamente apaixonado

O caminho do empreendedor costuma passar por vales profundos. A subida pode então ser difícil e muito longa. Além disso, você encontrará muitas pessoas ao longo do caminho que desaprovam ou querem minar sua ideia ou toda a sua empresa. Se você não estiver emocionalmente apaixonado, a diversão acaba rapidamente.

Para continuar a jornada, divertir-se é importante, e essa diversão é mais fácil de conseguir quando você está obcecado com o que está fazendo.

2 – Ouse sonhar e tenha coragem

Seu único limite para o que você pode alcançar é sua própria imaginação. Elon Musk – Tesla – quer ir para Marte. Ao definir a meta tão alta, seu desempenho pode alcançá-la. Como um empreendedor de sucesso, você precisa de otimismo ilimitado para atingir objetivos que outros podem não achar realizáveis.

3 – Medite contra o estresse

Jack Dorsey, o fundador do Twitter, medita todos os dias. Expande sua mente, é ótimo para aliviar o estresse e pesquisas mostram que aumenta a resistência.

4 – Faça agora com objetivos de longo prazo em mente

Não faça nada sem um objetivo de longo prazo em mente. Jeff Bezos certa vez decidiu vender seus e-books abaixo do custo. Ele estava convencido de que o preço cairia. (Naquela época, os e-books eram tão caros quanto os livros impressos). Sua decisão foi extremamente impopular, pois cada compra resultava em prejuízo até que fosse considerada a correta.

5 – Ouse falhar

Quando você não está mais com medo, não está explorando suficientemente os limites do que é possível. Empreendedores de sucesso superam barreiras e cometem muitos erros. Não se trata do erro que você comete. É sobre a rapidez com que você pode corrigir o erro.

6 – Mantenha seus relacionamentos

Manter suas relações pessoais e comerciais não só lhe dá uma vantagem comercial direta, mas também mostra que você entende o que é realmente importante na vida. É também a sua rede de segurança se algo der muito errado

7 – Não gaste mais do que o necessário

Claro, você pode e pode aproveitar o que ganha com muito trabalho. Empreendedores bem-sucedidos analisam cada “pouco” dinheiro que ganham para ver como podem ganhar mais dinheiro com isso. Você vai resistir à tentação de um prazer passageiro.

Não apenas por razões econômicas, mas também porque é mais saudável, cada vez mais empreendedores de sucesso estão indo de bicicleta para o trabalho!

Empreendedores de sucesso no Brasil

E por último, confira 9 empreendedores brasileiros que são considerados os melhores do nosso país.

  • Flávio Augusto da Silva
  • Alexandre Costa
  • Silvio Santos
  • Luiza Helena Trajano
  • Romero Rodrigues
  • Roberto Justus
  • Luiz Antônio Seabra
  • Jorge Paulo Lemann
  • Dulce Pugliese

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como iniciar uma loja virtual do zero

Como iniciar uma loja virtual do zero

Boa comunicação visual ajuda empresas a atrair clientes

Boa comunicação visual ajuda empresas a atrair clientes

O que é a Taxa Selic e o que ela tem a ver com o seu financiamento?

O que é a Taxa Selic e o que ela tem a ver com o seu financiamento?

Saiba as vantagens econômicas de utilizar aplicativos

Saiba as vantagens econômicas de utilizar aplicativos

As melhores dicas para você digitar mais rápido

As melhores dicas para você digitar mais rápido

10 dicas essenciais para sair das dívidas

10 dicas essenciais para sair das dívidas