Por que investimentos a longo prazo valem a pena?

Por que investimentos a longo prazo valem a pena?

Saiba agora quais são os pontos positivos que os investimentos a longo prazo oferecem e descubra qual a melhor opção para o seu perfil!

Algumas escolhas que fazemos ou atitudes que tomamos não possuem a capacidade de interferir somente no nosso presente, mas também podem impactar de forma negativa ou positiva o nosso futuro, a depender da ação que tomamos.

E como não podemos prever como será a nossa vida daqui a 10, 20 ou 30 anos, o ideal é que as nossas escolhas e atitudes hoje sejam planejadas para nos proporcionar tranquilidade. Assim, evitaremos passar necessidade e teremos mais oportunidades para realizarmos os nossos objetivos. 

Pensando assim, será que investimentos a longo prazo como Tesouro Direto ou Previdência Privada valem a pena

Alerta de Spoiler: Valem!

Entenda melhor o que são investimentos a longo prazo, porque eles valem a pena e conheça alguns exemplos que são ideais para você planejar o seu futuro.

O que é um investimento a longo prazo?

Investimentos a longo prazo são aplicações feitas com o intuito de resgatar os valores em um futuro determinado por quem investe. 

No entanto, a noção de “longo prazo” varia de pessoa para pessoa, pode ser 5 ou 30 anos, tudo vai depender dos objetivos de quem está investindo. 

Seja qual for o tempo de resgate escolhido, todos têm em comum o fato de que o investidor está pensando em um resultado para o futuro.

Por isso é fundamental compreender planejar bem como e onde serão feitos esses investimentos e principalmente compreender qual o tempo de resgate de cada aplicação, para que não haja nenhum prejuízo e perda mediante a Receita Federal.

Por que investimentos a longo prazo valem a pena?

Pensar em realizar um investimento a longo prazo, principalmente para quem está começando é, de certa maneira, um grande desafio. Estamos acostumados a recompensas mais imediatas, mas um investimento pensando no futuro é sem dúvida alguma, uma estratégia que tem muitas vantagens.

Afinal, quem faz um investimento a longo prazo tem o tempo contando a seu favor, ou seja, quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, maior será o seu rendimento. 

Além disso, investimentos a longo prazo deixam você mais protegido diante de instabilidades que possam comprometer a rentabilidade. E mesmo que no presente haja pequenas perdas, no futuro elas podem ser recuperadas. 

E você ficará menos preocupado com as próprias instabilidades da vida, pois terá esse investimento futuro como uma garantia.

A maioria desse tipo de investimento não incide na cobrança sobre o Imposto de Renda, que tem alíquotas menores conforme o tempo de aplicação aumenta. 

Para concluir os argumentos do porquê investimentos a longo prazo valem a pena, entenda que em investimentos a longo prazo você não fica preocupado com o desempenho da bolsa de valores ou monitora constantemente as oscilações do mercado. 

Basta escolher uma estratégia, defini-la e deixar que a “mágica” da renda aconteça. Ou seja, você só precisa ter um plano e segui-lo à risca.

Exemplos de opções de investimento a longo prazo 

Se você se interessou pela ideia de um investimento a longo prazo, saiba que existe uma variedade interessante de aplicações desse tipo no mercado.

A seguir, separamos alguns investimentos que são ideias para resultados futuros, confira agora:

Fundos de Investimentos 

Os Fundos de Investimento reúnem os recursos de diversos investidores para que, de forma conjunta, sejam aplicados no mercado financeiro. Dessa forma, os participantes dividem os ganhos obtidos com essas aplicações, de acordo com o investimento de cada um. 

Tipos de fundos: fundo cambial e de ouro, fundo de ações, fundo multimercado, fundo de renda fixa, fundo de renda variável, fundo de previdência privada e fundo imobiliário.

Plano de Previdência Privada 

A previdência privada é um plano de aposentadoria que não faz parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse plano, o investidor decide quanto quer investir por mês e por quanto tempo. 

Independente do plano, é preciso ficar atento à cobrança de impostos e as duas formas de tributação, que são denominadas como tabela regressiva e progressiva. A tabela progressiva favorece investimentos a longo prazo.

Tesouro Direto 

Os títulos do Tesouro Direto são investimentos garantidos pelo Tesouro Nacional e por isso estão entre os queridinhos de quem procura um investimento a longo prazo. E entre os títulos que mais são adequados para objetivos futuros estão o Tesouro IPCA+ e o Pré-Fixado. 

O IPCA+ tem seu rendimento ligado à inflação e um longo prazo, que pode assegurar rendimentos acima do IPCA por 25 anos, por exemplo. E o Pré-fixado tem propensão a rendimentos maiores, e mesmo que a Selic caia, esses valores podem ser mantidos. 

CDBs

Os CDBs são Certificados de Depósito Bancário que são emitidos por instituições financeiras e bancos para captar dinheiro e recursos no mercado. São títulos de renda fixa cujo rendimento pode ser pré-fixado ou pós-fixado. 

Esse rendimento é atrelado ao IPCA ou CDI e em geral o mínimo para investir costuma ser pequeno. 

LCI e LCA 

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) está relacionado ao financiamento e linhas de crédito do setor de imóveis. O LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) está relacionado às linhas de crédito oferecidas no setor de agronegócios. 

Os dois possuem características semelhantes se diferenciando apenas no segmento de atuação, são dois investimentos de renda fixa, são isentos do imposto de renda e contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. 

Existem diversas opções no mercado com aplicações de características muito diferentes, podendo se encaixar em todo tipo de perfil investidor. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.