3 dicas para comprar apartamento e não se endividar

3 dicas para comprar apartamento e não se endividar

Ter o imóvel próprio é um desejo comum entre diversos brasileiros. Embora seja um bem de grande valor, é possível adquiri-lo ainda jovem. Agora, se você está pensando em como adquirir o apartamento sem se endividar, entenda que será necessário se empenhar um pouco, principalmente quanto à parte financeira da sua vida.

Isso é preciso, porque, como grande parte das pessoas não tem um dinheiro disponível para adquirir o imóvel à vista, o financiamento se torna o principal meio de alcance. Então, alguns cuidados devem ser tomados para que você não se endivide no meio do trajeto, correndo o risco de perder o imóvel.

Mas não esquenta. Nesse post, preparamos algumas dicas para adquirir apartamento e não se endividar. Confira!

1 – Comece a economizar e faça uma renda extra para aumentar os ganhos

O primeiro passo que você deve dar para alcançar o sonho do imóvel próprio é administrar melhor o dinheiro que você ganha e gasta. Elabore uma lista de todos seus gastos mensais e defina quais são prioridade (luz, telefone, supermercado etc.) e o que é supérfluo (barzinho, lojas de roupas, entre outros).

A ideia é que você reduza os gastos com supérfluos. Após, atente-se as prioridades e procure formas de economizar no consumo. A internet está lotada de sugestões preciosas sobre isso. Só com essa prática você já consegue guardar um bom dinheiro.

Agora, você pode se empenhar em melhorar suas receitas. Algumas sugestões são:

  • Se você atua com vendas, estude e desenvolva novas estratégias para vender mais e aprimorar suas comissões;
  • Se possível, faça horas extras todo mês em seu trabalho;
  • Especialize-se para ter um cargo melhor na empresa onde atua ou em outra;
  • Com um incentivo tão grande quanto a aquisição do primeiro imóvel, você achará forças para realizar coisas além do que sabia que podia. Utilize essa energia a seu favor.

2 – Abra uma poupança para oferecer um bom valor de entrada

Quando começar a sobrar dinheiro no seu orçamento, abra uma conta-poupança, separada das outras contas que você tem, para juntar um montante. Evite guardar o dinheiro em sua residência, para não correr o risco de ser furtado e auto sabotar o planejamento financeiro devido ao fácil acesso, além da desvalorização perante a inflação.

Na poupança, seu dinheiro fica mais seguro e o banco pagará um rendimento mensal que poderá corrigir o montante, cobrindo a inflação e não permitindo que o dinheiro perca o poder de aquisição.

Empenhe-se para que as sobras do seu orçamento sejam sempre as maiores e coloque o valor mensalmente na sua conta enquanto procura o imóvel que você sonha adquirir e a forma de pagamento que vai utilizar.

Em algum tempo, dependendo do valor depositado mensalmente, você terá um ótimo montante na poupança. Use de 50% a 80% dele para dar de entrada na compra do apartamento. Quanto maior for a entrada, menor será o valor restante financiado –  isso significa que você ficará menos tempo pagando o financiamento e pagará menos juros na operação.

3 – Use parte das economias em investimentos de renda fixa

Se você é daqueles que não deseja se agarrar a um compromisso por muito tempo, como um financiamento que dura anos, deve ser um excelente poupador para fazer compras à vista. Isso é ótimo, mas, além do empenho e da disciplina, é necessário ter estratégias para alcançar rendimentos melhores que o da poupança e conquistar o seu sonho mais rapidamente.

Algumas dessas estratégias são os investimentos em CDBs (Certificados de Depósito Bancário), Tesouro Direto e Fundos DI, desde que possuam liquidez diária para possibilitar o acesso. Embora refletir a cobrança de Imposto de Renda sobre os ganhos, o rendimento ainda é maior ao da poupança e vale a pena por muito tempo.

Tente equilibrar as contas, mantendo 20% do seu montante na poupança e 80% variado entre as outras modalidades de renda fixa.

4 – Pesquise entre as imobiliárias

Não basta olhar em apenas uma imobiliária, portanto, consulte várias imobiliárias para encontrar diferentes oportunidades de comprar um apartamento com diferentes opções de compra.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

O que realmente importa?

O que realmente importa?

Em uma época em que o ter é mais importante que o ser, onde as pessoas são avaliadas pelas suas posses e não pelo seu caráter em si, vem a pergunta de reflexão hoje...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.