Como evitar pagamentos em dinheiro e receber sem contato

Como evitar pagamentos em dinheiro e receber sem contato

Os anos de 2020 e 2021 foram fundamentais para educar a população a forma de pagamentos sem uso de dinheiro, já que os bancos estavam fechados boa parte do dia e o delivery passou a ser a principal forma de fazer compras.

Nesse contexto muitas pessoas passaram a pagar as compras pelo celular, seja por carteira de pagamento, PIX ou QR Code.

Se você é empreendedor seu negócio não pode ficar de fora dessa, além de que evitando pagamento em dinheiro você acumula menos notas em seu estabelecimento diminuindo as chances de problemas em caso de roubo.

Evidentemente não é possível impedir seu cliente de pagar por dinheiro, pois, esse é um direito do consumidor. Mas você pode testar maneiras de incentivar a pessoa a pagar de forma digital, neste artigo trataremos das melhores práticas em seu dia a dia para conseguir esse objetivo.

Como convencer seus clientes e evitar pagamento em dinheiro:

  • Cobre o mesmo valor para qualquer tipo de pagamento, evite dar desconto para receber em dinheiro, ainda que o pagamento digital possa ter taxas.
  • Crie conta em todas as carteiras digitais mais famosas do mercado, e deixe o QR Code exibido no balcão de vendas de sua loja.
  • Gere o QR Code do PIX na conta de recebimento da sua empresa e exiba de forma impressa no balcão de sua loja ou adquira uma maquininha capaz de exibir o código na tela.
  • Crie uma chave do PIX para seus clientes fazerem transferência, uma ótima opção é a chave por e-mail ou telefone de sua empresa. Já a chave aleatória ou de CNPJ pode ser mais difícil para o cliente digitar o que pode atrapalhar a transação.

Uma maneira simples de aceitar PIX e QR Code é comprar uma maquininhas de cartão que gere o código da carteira digital direto na tela, podemos recomendar as seguintes: Moderninha Smart; Mercado Pago Point Smart; Moderninha ProFit; Moderninha X; e Mercado Pago Point Pro 2.

Claro que bom senso também é importante, caso seu cliente esteja convicto de pagar em dinheiro, não vale a pena perder a venda só para mudar a forma de pagamento.

Receba pagamento por carteiras digitais

Você provavelmente já viu propagandas de carteira digitais na televisão e internet, não é mesmo?

Saiba que seus clientes também assistiram a estes comerciais e provavelmente muitos deles possuem alguma carteira digital instalada no smartphone. Portanto, são capazes de fazer pagamentos a qualquer hora usando essas carteiras.

O segredo aqui é criar uma conta para sua empresa nessas carteiras para no momento do pagamento você oferecer logo de cara essas opções para seu cliente.

Você pode dizer: “Ei, nós aceitamos pagamento por PicPay, Mercado Pago e PagSeguro, você tem algum, desses aplicativos?”

Se seu cliente realmente possuir os apps ele não vai se isentar em pagar.

O bom é que normalmente em transferência entre o mesmo app as taxas são menores, o que pode preservar sua margem de lucro. Mas como a questão das taxas varia de aplicativo para aplicativo sempre vale ler com atenção as regras de pagamento de cada empresa.

Carteiras digitais recomendadas:

  • PicPay
  • PagBank
  • Mercado Pago

Imprime sua chave e QR Code do PIX e deixe em destaque no balcão da sua loja

Pagar usando PIX já caiu no gosto do povo, e sua empresa também não pode ficar de fora.

Você pode criar sua chave PIX na conta bancária de sua empresa ou em qualquer uma das carteiras digitais listadas acima, veja qual taxa pode ser cobrada em cada caso e escolha a de menor tarifa. Vale lembrar que o PIX é grátis para transferências corriqueiras entre pessoas físicas, pode existir cobranças para pessoa jurídica que utilizam PIX como forma de pagamento.

A dica é cadastrar duas chaves PIX: de e-mail e telefone da sua empresa, essas são as mais fáceis do cliente digitar. A chave aleatória e CNPJ são mais difíceis, além da chave por CPF não ser recomendada.

Também é legal imprimir o QR Code do seu PIX e deixar no balcão do seu estabelecimento comercial, dessa forma quando seu cliente bater o olho ele já sabe que pode escanear o código usando o aplicativo de qualquer instituição em que ele tiver o PIX cadastrado para fazer o pagamento de forma instantânea.

E conforme já mencionado acima, comprar uma máquina capaz de exibir QR Code do PIX é uma ótima opção. 

Diego Augusto

Diego Augusto

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

O que realmente importa?

O que realmente importa?

Em uma época em que o ter é mais importante que o ser, onde as pessoas são avaliadas pelas suas posses e não pelo seu caráter em si, vem a pergunta de reflexão hoje...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.