Seis livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

Seis livros sobre empreendedorismo que você precisa ler

Ler não é só uma higiene mental, mas também um agregador de conhecimento e experiências. Para empreendedores que amam uma boa leitura, selecionamos seis livros sobre empreendedorismo que você precisa ler.

Quem tem o costume da leitura, lê melhor, escreve melhor e se expressa melhor.

Empreendedores tem uma tarefa muito árdua de se manter no mercado e criar novas ideias. Há muitos livros bons no mercado que certamente farão diferença nessa trajetória.

Seis livros sobre empreendedorismo

Confira esta lista que certamente vão enriquecer suas estratégias, pois esses livros foram escritos por quem entendem do assunto.

1. De Zero a Um”, de Peter Thiel com Blake Masters.

O autor deste livro é Peter Thiel, o cofundador do PayPay, e investidor de várias startups.

Ele declara que o princípio fundamental do capitalismo não é a competição, mas sim o monopólio. Toda empresa bem-sucedida, por menor ou maior que seja, detém algum tipo de monopólio. Um dos meios de obter este monopólio é através da inovação.

Segundo Peter, um negócio para ter sucesso deve começar pequeno. Deve escolher um nicho específico: um monopólio de um micromercado. Somente sendo excelente em algo pequeno e limitado, pode-se crescer para buscar um mercado adicional, igualmente pequeno, e daí outro e mais outro.

Não adianta querer ir do zero a dez de uma vez. É suicídio. O grande negócio de uma startup é sair do zero, de zero a um. Daí o título do livro.

2. O Poder do Hábito, escrito pelo americano Charles Duhigg

Um estudo mostra que 60% do que fazemos é por decisão de fato, enquanto 40% é por hábito, para o nosso cérebro economizar energia.

Segundo Duhigg, existem os chamados “hábitos mestres”, que são capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar a sua própria vida. Um hábito que é considerado “mestre” é o exercício físico.

É possível dizer que o livro foi escrito para o grande público, porém ele também se aplica às organizações, pois assim como as pessoas, elas também sofrem com maus hábitos, alguns são bem visíveis, outros menos, cultivando pouco os considerados bons hábitos.

São os bons e os maus hábitos que vão diferenciar as empresas que conseguirão crescer consistentemente ao longo de anos, daquelas que ficarão estagnadas pelo caminho.

3. A estratégia da inovação radical, de Pedro Waengertner

Pedro Waengertner, autor deste livro e fundador e CEO da Ace. Ele descreve os fundamentos do seu trabalho nas estratégias de inovação. Esses fundamentos foram a estrutura base para que a empresa se desenvolvesse como grande startup no mercado de negócio.

E seguindo esses mesmos fundamentos, outros empreendimentos trilharão o caminho do sucesso.

Este livro é indicado para todos aqueles que querem romper os padrões e inovar sempre.

4. Startup Enxuta, livro de Eric Reis

Direcionado, primeiramente, aos profissionais da área da tecnologia, mas também destina-se aqueles que desejam empreender, independente da área, mas não sabem como.

Alem disso, para todos que desejem compreender a construção de um modelo de negócio com foco na tecnologia e inovação.

Eric introduziu no mercado o conceito de MVP (Minimum Viale Product), que significa Produto Mínimo Viável.

O MVP é o indicador de uma versão mais básica possível de um produto, sendo sempre utilizado o menor esforço necessário.

Esse conceito de “startup enxuta” é aplicado a empresas da área tecnológica, porém alguns estudos ressignificaram esse conceito, sendo aplicado em qualquer tipo de empresa. * Leia Também o artigo: Negócios que serão tendência nos próximos anos.

* Leia Também o artigo: Negócios que serão tendência nos próximos anos.

5. De onde vêm as boas ideias, de Steven Johnson

O livro apresenta cerca de duzentas descobertas e invenções realizadas ao longo do tempo. Steve analisou cada uma a fim de entender de onde vêm as boas ideias.

Ele identificou fatores comuns que incentivam e criatividade.

O livro também revela “sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza”.

6. Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill

Napoleon Hill resolveu tentar responder uma pergunta que paira na dúvida de muitos: existe fórmula pra ser milionário? Que fórmula seria essa?

Na tentativa de responder essa questão, o autor dedicou se a acompanhar, por 20 anos, o desenvolvimento das quinhentas maiores fortunas de todo o mundo.

E após, ele lista as características comuns a todos eles. Descubra como escolher computadores para micro e pequenas empresas.

Descubra como escolher computadores para micro e pequenas empresas.

Pronto, agora é só escolher por onde começar e mergulhar fundo no mundo do conhecimento.

Você já tinha lido algum desses seis livros sobre empreendedorismo? Comente abaixo sobre o que você achou dele.

Diego Augusto

Diego Augusto

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.