Ideias e Finanças

Hoje em dia, a busca por empresas é cada vez mais centrada na Internet. Afinal, um simples clique no Google é suficiente para encontrar a maioria dos bens.

Isso é possível graças às ferramentas de otimização de busca, popularmente conhecidas pela sigla SEO. O uso de um bom projeto de SEO possibilita buscar por qualquer tipo de produto, desde passagens aéreas até uma pizza.

Dessa forma, quem não tem seu negócio no ambiente on-line terá mais dificuldade para encontrar e fidelizar clientes. Mas, embora o SEO seja associado a grandes empresas, negócios pequenos e locais também podem se beneficiar desse serviço.

O que este artigo aborda:

Um campo de texto escrito SEO e uma lupa de pesquisa
Um campo de texto escrito SEO e uma lupa de pesquisa
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SEO local

O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização de buscas que funciona da mesma maneira que o SEO de larga escala. Contudo, o foco do SEO local, como o próprio nome diz, é a otimização de buscas quando o usuário procura serviços em sua região.

Nesse sentido, imagine como exemplo alguém que busca uma pizzaria no fim de semana. Essa pessoa deseja encontrar o local mais próximo da sua casa, já que se trata de um pequeno serviço.

Ao realizar a busca, a pessoa utiliza termos mais específicos (como “pizzaria perto de mim” ou “pizzaria em Bela Vista”, por exemplo). Isso faz com que os algoritmos de busca sejam modificados em relação às pesquisas gerais. Com esses termos, o Google apresenta resultados mais específicos.

A importância da localização no SEO local

Mesmo sem o uso de termos mais específicos, o SEO local pode agir de acordo com o termo pesquisado. Assim, se alguém pesquisa por “restaurante” ou “museu”, o Google apresenta os resultados que estão mais próximos daquela região.

Por isso que no SEO local, a localização do usuário entra como um fator essencial para filtrar e classificar os resultados. Essa importância aumenta quando as buscas são realizadas por dispositivos móveis, como smartphones.

Caso o usuário seja morador de São Paulo e faça uma viagem para o Porto, por exemplo, a pesquisa muda. Se ele procurar por “restaurantes” quando estiver em seu destino, o Google mostrará as opções localizadas no Porto, e não mais em São Paulo.

Benefícios do SEO local

Se uma pessoa deseja utilizar o SEO local para seu negócio ser localizado, ela deve evidenciar para o Google onde ele está localizado. Nesse sentido, o SEO local atua como uma ferramenta de referência e construção de relevância naquela região.

Essa construção de relevância aumenta de importância quando o negócio envolve experiências. Apesar da digitalização — como os exemplos citados da busca por restaurantes e museus — algumas experiências as pessoas desejam aproveitar de forma presencial.

Portanto, o SEO local é uma forma de melhorar o posicionamento do negócio naquela região. Quanto melhor for a sua posição no Google, maior é a chance de a empresa construir uma reputação sólida e conseguir captar clientes.

Cabe destacar que os exemplos citados envolvem comércios cuja atividade é majoritariamente presencial. Ou seja, o SEO local é muito valioso, sobretudo para empresas que recebem público, como:

  • Bares e restaurantes;
  • Museus;
  • Teatros e cinemas;
  • Cafeterias;
  • Hotéis;
  • Casas noturnas;
  • Pontos turísticos, entre outros.

Fatores que influenciam o ranqueamento

Se você já realizou uma pesquisa no Google, então sabe que os resultados costumam aparecer de maneira ordenada. Esta ordem é construída de acordo com uma série de fatores utilizados pelo mecanismo de busca.

De maneira geral, o Google costuma apresentar uma lista de três resultados para qualquer tema pesquisado. Esta lista chama-se “Local Pack” e traz os locais com melhor classificação no SEO local.

Um dos fatores que determina essa classificação é a proximidade, ou seja, quão distante os locais estão da pessoa que fez a busca. Nesse sentido, o Google entende que os resultados mais relevantes são os mais próximos.

O destaque do local é outro fator de ranqueamento na busca e leva em conta critérios como links e citações à marca. A reputação no mundo físico também é considerada neste caso.

Um terceiro ponto é a presença do negócio na página do Google Meu Negócio. Se a empresa possui um perfil lá, são grandes as chances de que seus resultados sejam bem colocados no Google.

Conclusão

O SEO local é uma ferramenta importantíssima para construir reputação e relevância no mundo digital, mas, acima de tudo, seu uso serve para aumentar as vendas no mundo presencial.

Com a digitalização e o aumento da interação global, tornou-se comum realizar pesquisas online antes de utilizar qualquer serviço. Um negócio bem posicionado no SEO local tem mais chances de ser visto e, portanto, mais chances de receber a atenção de clientes locais e de turistas.

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