Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer para economizar

Em tempos de valores de combustível em alta, os gestores de frotas estão sempre procurando alguma forma de economizar para diminuir os gastos com abastecimento e isso inclui fazer o cálculo de combustível para frota. 

Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer para economizar

Os custos de combustível representam 25% do custo total de funcionamento de uma frota. Além do comportamento adequado do motorista e de um cronograma de manutenção do veículo bem planejado, uma maneira infalível de reduzir os custos de combustível é fazer a gestão de frota.

Você quer saber como fazer o cálculo de combustível para frota e ainda, como a gestão de frotas pode auxiliar na redução de gasto com abastecimento? Então continue a leitura!

Por que é importante fazer o cálculo de combustível para frota?

Existem algumas razões principais pelas quais fazer o cálculo de combustível para frota é tão importante. Em primeiro lugar, o combustível é o segundo maior custo de uma frota e, segundo reportagem, a gasolina teve um aumento em 2021 de 73%, enquanto o preço do diesel chega a 65,3%. 

Se você não estiver monitorando cuidadosamente o uso de combustível de sua frota e reduzindo sua ingestão de combustível sempre que possível, você pode inadvertidamente estar reduzindo seus resultados financeiros.

Em segundo lugar, o uso de combustível da sua frota contribui diretamente para a pegada de carbono da sua empresa. Portanto, faz sentido – tanto financeiramente quanto eticamente – rastrear o uso de combustível da sua frota e reduzi-lo sempre que possível.

Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer

Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer

Para alguns pode ser fácil fazer o cálculo de combustível para frotas, já que eles têm uma frota com os mesmos veículos e todos fazem trabalhos semelhantes. Em outros lugares não é tão fácil assim, pois há uma série de veículos fazendo trabalhos diferentes.

Por isso, vamos ensinar a fazer o cálculo de combustível para frota de duas maneiras. Veja: 

Cálculo do gasto de combustível

Para começar, é necessário ter como base a quilometragem percorrida, além da qualidade do combustível.  

Para fazer o cálculo, você deve considerar 3 fatores:

  • A – a quilometragem quando o tanque estava cheio;
  • B – quilometragem quando o motorista foi encher o tanque por completo;
  • C – quantos litros faltam para encher o tanque.

A fórmula a ser aplicada será: consumo de combustível é igual a: (B) menos (A) dividido por (C).

Cálculo de combustível do valor gasto por km rodado

Essa fórmula se assemelha à anterior, basta se atentar às variáveis.  

  • Complete o tanque;
  • Faça o registro da quilometragem indicada no painel (D);
  • Use o carro até que for preciso abastecer;
  • Anote a quilometragem quando for encher o tanque (E);
  • Registre quantos litros foram abastecidos (F).

Com o valor pago, você fará a seguinte fórmula: valor gasto por km rodado = (F) multiplicado pelo preço do litro, dividido por (E) menos (D). 

Os gestores de frotas devem sempre se atentar ao cálculo de combustível para frota, e a necessidade de contexto e compreensão são importantes. O gerenciamento do gasto com abastecimento feito da maneira correta, por exemplo, também auxilia na redução de custos. Como veremos a seguir.

Como fazer gerenciamento de gasto de combustível da frota

Como fazer gerenciamento de gasto de combustível da frota

Você tem três opções quando se trata de rastreamento de combustível: cartões de combustível, um sistema de gerenciamento de frota e um planejador de combustível de caneta e papel. 

É recomendável que você combine dois ou mais dos seguintes métodos de rastreamento de combustível para garantir que você está economizando o máximo de combustível quando possível.

Cartões de combustível

Um funcionário praticando o consumo de combustível de gerenciamento de frota com um cartão de combustível. Os cartões de combustível são um tipo de cartão de pagamento que seus motoristas podem usar para fins comerciais apenas de veículos (por exemplo, gasolina e serviços relacionados). 

Muitos cartões de combustível condensam o uso de combustível da sua frota em uma única conta, o que torna muito mais fácil rastrear o uso de combustível entre todos os seus veículos. 

Sistema de gerenciamento de frota

Um sistema de gerenciamento de frota documenta as rotas de cada um de seus veículos. Você pode revisar esses dados retrospectivamente e otimizar as rotas onde necessário para reduzir a quilometragem e, consequentemente, seus custos de combustível.

Outro bônus de usar o gerenciamento de frota para monitorar o consumo de combustível e registrar as rotas exatas de seus veículos é que você pode usar a quilometragem registrada para calcular seus custos de combustível estimados até o momento. 

Planejador de combustível 

A última opção disponível para rastrear o uso de combustível da sua frota é um registro de papel confiável. Para evitar o aborrecimento de fazer o seu próprio, existem muitos modelos disponíveis para download online, geralmente gratuitos. 

Dicas para economizar no combustível para frota

Agora que você já sabe como fazer o cálculo de combustível para frota para reduzir gastos, vamos compartilhar algumas dicas que também ajudam a economizar, realizando a gestão de abastecimento de frota. 

Você pode economizar dinheiro em combustível instruindo seus motoristas sobre o comportamento adequado do motorista e praticando uma boa manutenção do veículo. 

Aqui está uma visão geral das principais maneiras pelas quais sua frota pode começar a economizar dinheiro:

  • Treine os motoristas em estilos de direção com baixo consumo de combustível;
  • Evite dirigir durante a hora do rush;
  • Evite acelerar e frear rapidamente;
  • Use pneus que economizam energia;
  • Desligue eletrônicos desnecessários no veículo;
  • Dirija com controle de cruzeiro, quando possível;
  • Utilize um sistema de gerenciamento de frota para rastrear a quilometragem e o consumo de combustível e examinar o comportamento do motorista.

Como dissemos, fazer o cálculo de combustível para frota é uma das melhores maneiras de começar a cortar custos. E para realizar a gestão do uso de combustível, as melhores maneiras são os cartões de combustível, um planejador de combustível em papel ou um sistema digital de rastreamento de frota. 

Fazendo o cálculo, você sempre pode tirar mais proveito de cada tanque de combustível que abastece, independentemente da distância percorrida ou do tipo de veículo que dirige. Mesmo um aumento de um ou dois km por litro pode ter um impacto significativo. Além disso, seus esforços para tentar conservar energia podem beneficiar diretamente o meio ambiente. 

As emissões de CO2 dos veículos desempenham um grande papel no aquecimento global e afetaram muitas regiões da Terra, e algumas de suas consequências são irreversíveis. Portanto, faz sentido financeiro e ético rastrear o uso de combustível da sua frota e reduzi-lo sempre que possível

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

O que realmente importa?

O que realmente importa?

Em uma época em que o ter é mais importante que o ser, onde as pessoas são avaliadas pelas suas posses e não pelo seu caráter em si, vem a pergunta de reflexão hoje...

Ler artigo

Você pode ter interesse em:

Descubra 5 aplicativos para controle financeiro

Descubra 5 aplicativos para controle financeiro

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

10 benefícios de um software de gestão financeira

10 benefícios de um software de gestão financeira

Fluxo de caixa: entenda a sua importância e saiba como implementar

Fluxo de caixa: entenda a sua importância e saiba como implementar

Importância da matemática financeira na gestão empresarial

Importância da matemática financeira na gestão empresarial