A internet já não é mais algo novo, já se passaram 3 décadas desde a sua popularização, e hoje em dia é praticamente impossível alguém que usa a internet todos os dias ficar sem ela.
Se você é, ou pretende ser um empreendedor, deve saber que onde tem gente tem oportunidades de negócio, e na internet existem milhões de pessoas esperando para comprar algo, ou tomar uma ação que possa te gerar algum lucro.
Só que tem um detalhe, onde existe tanta oportunidade assim também existirão concorrentes, e a má notícia é que eles chegaram antes de você.
A boa notícia é que isso não é, nem de longe, um problema para quem sabe se diferenciar, e é por isso que quero te trazer hoje aqui tudo sobre subnicho.
O que este artigo aborda:
- O que é um nicho?
- Rede social
- Site
- O que é um subnicho?
- A regra do subnicho só vale para o online?
- Mas e quanto ao offline?
- Algumas formas de se diferenciar no mercado
- Demografia
- Momentos específicos da vida
- Sazonalidade
- Estudo de caso: empresa que atua com subnicho
- Como você pode crescer mesmo atuando com subnicho?
- Crescer de dentro para fora
- Criar negócios subnichados
- Conclusão
O que é um nicho?
Antes de falar sobre subnicho, precisamos dar um passo para trás e falar dos nichos. Nos primórdios da internet, quanto “tudo era mato”, você praticamente podia ter, por exemplo, um site com vários temas ao mesmo tempo, sem se preocupar muito com diferenciação.
Isso porque quase não havia outros competidores, e as pessoas ainda não entendiam bem o conceito do ser especialista, ou uma autoridade em determinado assunto.
Com o passar do tempo, e a popularização da internet, as pessoas começaram a perceber ser mais crível comprar de sites que falavam sempre do mesmo assunto, porém isso ainda era bastante genérico, pois havia apenas 5 nichos no mercado.
E os nichos eram:
- Dinheiro;
- Saúde;
- Relacionamento;
- Hobbies;
- Desenvolvimento pessoal.
Se você quisesse abrir um e-commerce, por exemplo, ele estaria dentro do nicho de Dinheiro, se fosse um site sobre culinária, estaria dentro de Hobbies, e assim por diante.
A verdade é que estes 5 nichos funcionam até hoje, e algumas pessoas podem criar um site, ou mesmo um perfil de rede social, e se dar bem apenas focando em um destes nichos.
Rede social
Redes sociais, como Instagram ou TikTok, pressupõe o uso da imagem de alguém, normalmente você mesmo, e neste caso eu diria que para que você consiga se dar bem focando apenas em um dos 5 nichos que citei, você vai precisar ter um carisma ENORME, do contrário será apenas mais um dos milhões que ficam no quase.
Site
No caso de ter um site na internet, mesmo fazendo um bom uso de SEO, você precisará de muito tempo e dedicação árdua para conseguir ranquear bem, e ter relevância perante o Google para conseguir ter resultados satisfatórios focando em apenas 1 dos 5 nichos que citamos acima.
O que é um subnicho?
É aí que entra o subnicho, que basicamente é um desmembramento dos nichos em partes menores, atendendo a uma demanda diferenciada. É como se fosse um raio laser, onde o tiro é mais certeiro.
Vou te trazer um exemplo aqui que vai esclarecer melhor o conceito.
Imagine que alguém da sua família tenha um problema cerebral, e esse problema é grave, necessitando de cirurgia de emergência.
A pergunta é: você confiaria mais para esta cirurgia em um clínico geral ou em um neurocirurgião?
Pronto, esse é o conceito de subnicho, um neurocirurgião estudou e se especializou especificamente em cérebros, e por conta disso é provável que ele resolva o problema da forma correta.
Na hora de empreender online é a mesma coisa, se você foca especificamente em um assunto, as chances são que você se tornará melhor naquilo, ajudando melhor as pessoas nas suas necessidades online.
A regra do subnicho só vale para o online?
Quando falamos no mercado online (internet) a regra do subnicho sempre funciona, eu desconheço um ponto negativo em se começar subnichando um mercado.
É claro que, à medida que você cresce com o seu negócio, é possível pegar novos subnichos para aumentar o volume dos seus rendimentos.
Mas e quanto ao offline?
Por offline, entenda os negócios tradicionais, que não dependem necessariamente da internet. Nestes casos eu diria que a regra do subnicho funciona muito bem para serviços.
Todo tipo de serviço pode ser subnichado. Como exemplo, eu prefiro mil vezes contratar um encanador para resolver o problema da minha pia pingando do que um pedreiro.
Por mais que os dois possam fazer o serviço, a tendência é de que o encanador consiga resolver o problema com mais qualidade.
Já no caso da venda de produtos físicos no offline, se torna mais complicado subnichar, porque muitas vezes você não conseguirá ter o fluxo suficiente de pessoas para comprar suas mercadorias.
Como exemplo, imagine que ao invés de abrir uma minimercado no bairro, você resolva abrir uma loja que só vende sabão em pó.
Por mais que o sabão em pó seja necessário em todas as casas, as pessoas buscam comprar outras coisas, além disso, acho que você pegou a ideia.
Não digo que é impossível subnichar com mercadorias no offline, só é mais complicado.
Algumas formas de se diferenciar no mercado
Existem várias formas interessantes de se diferenciar no mercado, que vão além de subnichar um dos 5 nichos que citei acima. Vamos a eles.
Demografia
Escolher um grupo de pessoas na sociedade é algo bem interessante, apesar de muitas vezes vender algo comum, a sua voz pode ser completamente diferente quando falado a um grupo específico.
Se você quer, por exemplo, atingir apenas adolescentes no seu subnicho, os seus produtos, comunicação, posicionamento, precisam ser totalmente voltados para este público, com um tom mais leve, divertido, alto astral.
Momentos específicos da vida
Imagine que você quer vender um curso online, e seu público-alvo são mulheres que possuem filhos recém-nascidos.
Mesmo sendo do nicho de saúde, é um subnicho porque você falará especificamente com um grupo de mulheres que possuem dores e desejos em comum, que diferem das dores e desejos das mulheres idosas, por exemplo.
Sazonalidade
Outra forma de se diferenciar é pela sazonalidade. Apesar do risco em ficar parte do ano sem faturar, é uma excelente forma de agregar valor aos seus produtos pela época do ano.
Bons exemplos são chocolate na Páscoa, produtos de Natal, etc.
Estudo de caso: empresa que atua com subnicho
Há alguns dias eu estava procurando por uma nova geladeira aqui para minha casa. Eu não estava procurando apenas pelo melhor preço, eu queria saber da qualidade do produto. E a gente sabe que os fabricantes e marketplaces sempre vão falar o melhor possível sobre determinado produto, mas o que importa mesmo é a opinião dos consumidores, afinal é isenta de qualquer viés, e por isso torna a minha compra mais segura.
Além disso, eu queria pesquisar em algum lugar que demonstrasse autoridade sobre geladeiras, que me parecesse falar somente sobre isso, até porque um neurocirurgião é melhor do que um clínico geral, concorda?
Navegando pelo Facebook, me apareceu (as redes sociais sabem o que você pesquisa online e mostram sugestões certeiras) uma empresa que parecia falar somente sobre geladeiras.
Essa empresa era a Friizo, um site que não fala de outra coisa, a não ser refrigeradores, e para minha sorte, trazia avaliações de consumidores sobre os produtos.
Meu foco era comprar uma geladeira em específico, e logo fui pesquisando para saber no site se a Midea MD-RT580 era boa ou não.
Para minha sorte eu encontrei 150 avaliações de diversos Marketplaces, todos reunidos em um só lugar, e pude constatar que esse modelo possui uma nota 4.6, o que é excelente.
Esse é um exemplo de subnicho, eu queria algo muito específico: uma geladeira. E ao invés de ficar navegando por vários sites em busca de saber sobre a qualidade do equipamento, eu pude ir diretamente até um especialista que me deu a informação mais completa possível.
Como você pode crescer mesmo atuando com subnicho?
Talvez você esteja agora se perguntando se vale a pena começar um negócio focando em um subnicho, porque isso pode parecer menos volume de negócios, certo?
Com toda certeza começar com um subnicho é muito mais assertivo e fácil de começar, quando focamos em algo a autoridade vem mais rapidamente, e as chances de lucro são muito mais rápidas.
Porém, com o tempo pode se tornar necessário diversificar, para haver chances de crescimento. E aí existem 2 caminhos viáveis quando se trabalha online:
Crescer de dentro para fora
Com o seu negócio uma vez estabelecido, nada te impede de começar agregar outros subnichos parecidos. O importante é fazer isso de forma gradual, um por vez, para não haver uma completa descaracterização do seu negócio.
Com o tempo, fazendo tudo de forma gradual, você garante uma prestação de serviços com excelência, e se torna especialista em diversas áreas, mesmo tendo começado com apenas uma.
Criar negócios subnichados
Outra forma interessante é criar negócios subnichados, afinal trabalhar online não pressupõe uma agenda cheia de 2ª a sábado, das 8h as 18h. Se você estiver trabalhando muito em apenas um subnicho, significa que precisa escalar com equipe.
Mas se você tem tempo livre, então criar subnichos, modelando o que já deu certo, é uma excelente forma de ter rendimentos extras.
Conclusão
Trabalhar com um subnicho online é o que vai te permitir ter sucesso com um negócio na internet, sem que você seja visto como mais do mesmo.
Aquilo que deu certo há 10 anos não necessariamente vai dar certo hoje, é preciso se diferenciar, se reinventar, para atender às demandas do mercado atual.
Não deixe de ser criativo, não deixe de testar coisas novas a todo momento, para que os melhores resultados apareçam. Nem sempre é possível acertar de primeira, mas com persistência eu tenho certeza de que você poderá chegar lá.
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