Um empréstimo para abrir empresa é essencial para todo empreendedor que pretende tirar seu negócio do papel. Isso porque toda pessoa que inicia no mundo do empreendedorismo deve pensar no capital necessário para a abertura de seu negócio.
Para quem não tem esse dinheiro em mãos, várias possibilidades podem ser analisadas a fim de conseguir essa verba inicial. A alternativa mais segura é um empréstimo, que conseguirá fornecer o capital necessário e poderá ser pago a longo prazo.
Felizmente existem diversas alternativas de empréstimos voltados para o público que deseja realizar a abertura de seu próprio negócio. Para escolher a melhor alternativa, basta avaliar os critérios de cada uma delas.
Pensando nisso, separamos as melhores opções de empréstimos voltados a empreendedores. Confira!
O que este artigo aborda:
- Como escolher pelo melhor empréstimo para abrir empresa?
- Principais opções de empréstimos para abrir empresa
- BNDES
- Microcrédito
- Empréstimo Pessoal
- Empréstimo sem comprovação de renda
- Investidores-anjo
- Financiamento coletivo
- Empréstimo com garantia
- Cooperativas de crédito
- Conclusão
Como escolher pelo melhor empréstimo para abrir empresa?
Existem diversas opções de empréstimo para abrir empresa. Por isso é necessário analisar quais as condições, pontos negativos e positivos de cada opção e alinhar com as necessidades e expectativas do seu negócio.
Entre os principais critérios a se considerar antes de optar por um empréstimo para empreendedores, estão os prazos de pagamento, juros, reputação da instituição, valor das parcelas, custo efetivo do empréstimo e as cláusulas do contrato.
Esse momento de escolha demanda atenção aos detalhes para que a escolha consiga preencher as necessidades da futura empresa. Por isso, antes de decidir por um empréstimo definitivo, considere as seguintes ações:
- Identifique as necessidades da futura empresa: coloque na ponta do lápis tudo que será preciso para abrir o empreendimento, quais suas principais necessidades e qual o valor ideal de empréstimo;
- Aprenda sobre linhas de créditos: é preciso conhecer a fundo todas as linhas de créditos disponíveis, prazos de pagamento, juros e vantagens;
- Conheça as desvantagens: assim como as vantagens de cada empréstimo, é necessário também conhecer as desvantagens antes da escolha definitiva;
- Realize simulações: caso seja necessário, realize simulações de crédito nas opções que mais chamam atenção. Assim é possível analisar também suas principais características, como valor das parcelas, prazos de pagamento e datas;
- Avalie todas as modalidades do mercado: antes de escolher uma opção, o ideal é conhecer a fundo as informações das modalidades mais populares. Por isso, pesquise e também pergunte tudo que julgar necessário;
- Pesquise pela melhor instituição: conhecer quais são as melhores instituições também deve ser um critério a se avaliar antes de pedir um empréstimo para abrir empresa. Por isso, procure por feedback de outros clientes sobre a instituição e seus serviços ofertados;
Com todos esses critérios e ações em mente, é possível optar pelo melhor empréstimo para iniciar seu empreendimento sem que aconteçam problemas futuros. O ideal é não escolher o empréstimo para empreendedores com pressa, pois essa pesquisa deve ser minuciosa.
Principais opções de empréstimos para abrir empresa
Há uma infinidade de empréstimos para empreendedores no mercado, porém alguns podem se destacar mais do que outros devido aos benefícios e vantagens oferecidos ao cliente. Para quem deseja conseguir dinheiro emprestado para abrir sua empresa, esse é o momento de conferir quais são as opções mais procuradas em 2023.
BNDES
O BNDES procura apoiar novos empreendedores que desejam realizar a abertura de seu negócio. Por isso, em sua plataforma oficial, é possível encontrar ferramentas para o acesso das Micro e Pequenas Empresas às linhas de financiamento através do BNDES, que conta com a ajuda de bancos credenciados.
Microcrédito
O Microcrédito é uma excelente opção para quem sonha com a abertura do seu negócio. Ele consiste em uma espécie de empréstimo destinado a pequenos empreendedores que desejam abrir ou ampliar seu negócio.
O Microcrédito pertence ao Governo Federal e pode ser pedido por pessoas jurídicas. Os juros desse empréstimo são relativamente baixos, porém há somente a opção de quitação em 24 meses. Além disso, é possível contratar somente valores até R$21 mil.
Empréstimo Pessoal
Para contratar uma opção de empréstimo não se faz necessária uma comprovação empresarial e por isso é considerada uma modalidade acessível e de fácil aprovação. Entretanto, suas taxas e juros são consideradas altas em relação a outras modalidades do mercado.
Essa modalidade é fornecida inteiramente para pessoas físicas sem a necessidade de uma garantia de pagamento. Por isso, a instituição fica responsável em adicionar os juros às mensalidades. Para verificar quanto será adicionado por mensalidade, basta realizar simulações.
Empréstimo sem comprovação de renda
Algumas pessoas não conseguem comprovar renda fixa, por isso, optam pela modalidade de empréstimo sem comprovação de renda. Nessa modalidade, não é necessário apresentar o holerite no momento da contratação, por isso torna-se a primeira opção de pessoas autônomas, desempregadas ou que trabalham informalmente.
É possível obter um empréstimo sem comprovação de diferentes formas, como por meio do penhor de bens, colocar imóvel e veículo como garantia de pagamento e por meio de avalista, que desempenha a função de um fiador. Além disso, o microcrédito, já citado aqui, é um meio de como conseguir dinheiro emprestado sem ter que comprovar renda.
Por mais que essa modalidade seja tentadora para muitos, é necessário muito cuidado antes de contratar um empréstimo desse tipo.
É preciso comparar as diferentes formas presentes no mercado e pesquisar sobre a reputação da instituição. Por isso, simule as melhores opções de empréstimo sem comprovação de renda que separamos para você conhecer e entenda tudo sobre essa linha de crédito!
Investidores-anjo
O Investimento Anjo é uma modalidade pouco conhecida. Nela, uma pessoa física fica responsável por liberar uma quantia de dinheiro para empresas em fase inicial, mas já oferecem um alto potencial de lucro e crescimento. Normalmente a quantia liberada sai dos recursos pessoais desse mesmo investidor.
Para conseguir um investidor anjo, é preciso que o negócio tenha um bom potencial de prosperar. Por isso, o ideal é construir provas que demonstrem este potencial ao investidor e também todas as características do projeto.
Mas lembre-se, ao investir em um negócio, o investidor passa a receber o retorno do dinheiro com a venda de sua participação no empreendimento. Por isso, durante o crescimento da empresa, ele atuará também nas decisões estratégicas da empresa.
Financiamento coletivo
O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste em um procedimento responsável por uma arrecadação financeira para abertura do negócio de modo coletivo. Essa arrecadação é feita por um grupo de pessoas físicas que tenham interesse no negócio em estágio inicial.
Para que isso seja possível, é necessário elaborar uma boa ideia de negócio (ou até mesmo um produto) e compartilhar em uma plataforma voltada ao crowdfunding. Atualmente no Brasil há diversas plataformas voltadas ao financiamento coletivo, como APOIA.se, Benfeitoria, Catarse e o Kickante.
Empréstimo com garantia
Na Modalidade de empréstimo com garantia, o cliente deve utilizar um de seus bens como garantia de pagamento da quantia que foi emprestada, como já diz o nome. Essa modalidade é muito conhecida no exterior e costuma colocar carros ou imóveis como proteção para a instituição.
Por selecionar um bem como garantia, os juros e parcelas dessa modalidade costumam ser menores do que outros métodos utilizados para o empréstimo de dinheiro. Isso é possível por conta do aumento de segurança que a instituição terá com um bem escolhido como garantia.
Esse bem fica somente alienado a instituição e pode continuar com o seu dono. Porém, em caso do não pagamento das parcelas dentro dos prazos elaborados, o bem poderá ser tomado pelo banco.
Cooperativas de crédito
As famosas cooperativas de crédito são instituições formadas por um grupo de pessoas com a finalidade de prestar uma série de serviços financeiros para associados.
Nessas cooperativas, é possível encontrar serviços comumente disponibilizados em bancos, como aplicações, conta-corrente, cartão de crédito e obviamente financiamentos e empréstimos.
Assim, por meio das cooperativas o cidadão pode obter atendimento para discutir suas necessidades. A diferença de uma cooperativa de crédito para bancos tradicionais é que os cooperados são donos desse negócio e também clientes.
Por isso, eles conseguem disponibilizar taxas mais baixas que o comum e incluir pessoas que tenham recursos limitados, como é o caso de novos empreendedores.
Conclusão
Agora que foi possível conhecer as modalidades de empréstimos capazes de garantir a abertura de uma empresa, basta selecionar quais oportunidades chamam mais atenção, compará-las e optar por aquela que oferece mais benefícios e se enquadra na necessidade do novo negócio.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
Artigos relacionados: