3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

É comum que alguns empresários, principalmente aqueles que atuam em empresas pequenas ou que estão começando a empreender, cometam alguns equívocos na utilização do software de gestão financeira da sua empresa. Alguns parecem apenas detalhes, mas podem comprometer seriamente o futuro da organização. É preciso cautela e, para lhe ajudar a corrigir as falhas no seu processo e gerenciamento financeiro vamos lhe dar algumas dicas do que não fazer:

1 Misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa

Este é um dos erros mais comuns que vejo em empresas pequenas. O problema aqui está no fato de que ao transformas suas finanças e as da empresa numa coisa só, você acaba perdendo o controle – de um lado ou de outro – levando a diversos óbices de gestão. Essa é uma situação que deve ser evitada, ou melhor, eliminada da sua empresa. Controle suas finanças pessoais separadamente, assim você obterá melhores resultados na vida pessoal e profissional.

2 Não ter equipe de retaguarda o suficiente ou sem qualificação

Outro erro comum é delegar toda a gestão financeira à uma única pessoa ou assumir toda a responsabilidade sozinho. As atividades são tantas que a pessoa não dá conta de resolver tudo sozinha, ficando pendências para serem solucionadas e que, com o tempo, tornam se um câncer na gestão da empresa. No caso, quando é o proprietário que assume este ócio, a gestão da empresa fica largada, sendo outras pessoas que deverão tomar a decisão no lugar do proprietário (ou quando pior, onde ninguém decide nada).

3 Achar que gestão financeira é apenas contas a pagar e a receber

Este é um erro que normalmente gera o erro citado anteriormente. A gestão financeira de uma empresa não pode ficar restrita apenas a tesouraria. É preciso ir mais fundo na gestão, analisando resultados, fazendo projeções e controlando indicadores. Para os iniciantes nessa arte, metodologias como a análise horizontal e vertical são boas opções para iniciar a análise financeira.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.