Cuidar de um consultório não é tarefa fácil, principalmente quando o dentista é o dono e precisa se dividir entre atender pacientes e cuidar da gestão.
Parte das responsabilidades de um dentista-gestor é encontrar formas de atrair e fidelizar a clientela para assegurar a estabilidade do negócio.
Para isso, um atendimento de ponta não é o bastante, é preciso se destacar em meio a concorrência e mostrar ao público que seus profissionais são competentes e confiáveis antes mesmo das pessoas irem ao consultório.
Essa é a grande função do Marketing. Por meio de estratégias bem estruturadas, você irá atrair mais clientes e aumentar a retenção de pacientes.
Para te ajudar com esse desafio separamos algumas dicas de estratégias que te ajudarão a melhorar a imagem da sua clínica e divulgá-la para muitas pessoas.
Marketing de Conteúdo
Considerado um dos pilares do Marketing moderno, o Marketing de Conteúdo é focado no relacionamento da marca com seu público, mais especificamente nas necessidades dele.
Isso porque, atualmente somos abastecidos por uma enxurrada de informações, o que nos fez encontrar na internet uma fonte para responder dúvidas. Sendo assim, agora não vamos a um consultório sem antes fazer uma pesquisa sobre o problema dentário e sobre possíveis tratamentos.
É por esse motivo que você deve oferecer as respostas para as perguntas por meio de conteúdos ricos em informações relevantes.
Lembre-se que esse conteúdos não utilizam a velha linguagem marqueteira. A intenção aqui é sanar dúvidas e estabelecer uma relação de confiança com as pessoas, para que elas se sintam seguras de ir até você e seu consultório.
Exemplo
Para ilustrar melhor o que foi descrito anteriormente, imagine a seguinte situação:
Uma empresa de convênio odontológico é especializada em planos empresariais. Para melhorar sua presença na internet e atrair mais clientes ela decide criar um blog.
O blog vai abordar temas pertinentes ao assunto sem tentar vender o plano odontológico. Ao invés disso, seus conteúdos irão sanar dúvidas e resolver problemas comuns do público.
Mesmo assim a empresa registra um aumento no contato de pessoas interessadas em saber mais sobre preços e opções de planos. Isso aconteceu porque essas pessoas passaram a ver a empresa como autoridade no ramo.
Para fazer o mesmo você pode produzir conteúdos em diversos formatos. Entre eles:
- Blogs;
- Landing Page;
- E-book;
- Webinar;
- Podcast;
- Cases de clientes;
- Redes sociais;
- Infográfico;
- E-mail marketing;
- Newsletter.
Redes Sociais
Quando se trata de de marketing na internet a as redes sociais são os recursos mais conhecidos e usados. Afinal, praticamente todo mundo tem uma conta em alguma plataforma.
Por meio de posts bem planejados e criativos você consegue demonstrar a personalidade da sua clínica, complementando o que é feito no site e blog.
As redes sociais também são um meio de mostrar uma imagem mais descontraída da sua clínica, como fotos do dia a dia e confraternizações entre os funcionários.
Apesar da praticidade as redes sociais precisar ser utilizadas com atenção. Conheça o seu público e as plataformas utilizadas por ele para não correr o risco de colocar tempo e recursos onde ele não está.
Não adianta nada bolar uma estratégia para o Linkedin se as pessoas que mais te interessam estão no Facebook, não é mesmo?
Marketing de Indicação
Uma ótima forma de tornar seus atuais pacientes em um canal de captação de novos clientes é por meio do Marketing de Indicação.
Podemos dizer que essa estratégia é uma evolução do velho boca-a-boca. Isso porque, ela estimula os pacientes atuais a indicarem a sua clínica para outras pessoas.
Para isso, basta continuar oferecendo uma boa experiência às pessoas que frequentam o consultório. Dessa forma, elas irão sentir vontade de falar sobre você para outros e, até, compartilhar as visitas nas redes sociais.
Outra alternativa aqui é fechar parcerias com profissionais de outras especialidades. Assim, quando um paciente deles precisar de atendimento na sua expertise ele será encaminhado ao seu consultório e vise versa.
Parte da boa experiência do paciente vem de um atendimento rápido e sem complicações. Por isso, contar com aplicativos de conversação, como o Whatsapp, torna a tarefa de fazer agendamentos, confirmar consultas e checar o estado do paciente após um procedimento mais fácil e ágil.
O Whatsapp também é uma boa maneira de compartilhar conteúdos autorais diretamente com os paciente, sem precisar depender dos algoritmos das redes sociais para garantir que eles os recebam.
Apesar das suas facilidade é preciso tomar cuidado com o uso do Whatsapp:
Não faça a divulgação de ofertas ou serviços, os conteúdos compartilhados devem ser inteiramente informativos com o objetivo de engajar e não vender.
Sendo assim, se a sua intenção é aumentar a clientela que vem de um determinado convênio dental, compartilhe informações sobre as funcionalidades de se contar com um sem falar de planos e preços.
Além disso, se atente a periodicidade das mensagens. Não exagere nos envios, mas também não os faça em um espaço de tempo muito longo. O ideal é que seus contatos recebam mensagens uma ou duas vezes por semana.
Links Patrocinados
Os links patrocinados são a melhor solução para quem procura resultados rápidos. Eles são os anúncios que aparecem frequentemente no Google no formato de texto simples.
Basicamente, quando uma pessoa procura por um termo específico, como “dentista convênio”, os links patrocinados irã aparecer no topo da página de resultados. Sendo assim, eles serão a primeira coisa que ela verá e tem mais chances de serem clicados.
Algumas redes sociais também oferecem esse recurso, como é o caso do Facebook, Instagram e Linkedin.
Um mar de possibilidades
Não é exagero quando dizemos que atualmente existe um mar de possibilidades para os negócios que querem se destacar no mercado. Isso inclui clínicas odontológicas.
Assim como a tecnologia o marketing está em constante transformação e a todo momento aparece uma nova ferramenta para divulgação. Por isso, não deixe de acompanhar as mudanças no mercado e as novidades.
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