Ideias e Finanças

Se você quer descobrir como conseguir a nota fiscal de um produto, saiba que existem alguns métodos que serão abordados neste artigo.

Para pessoas que compram, vendem ou que fazem transações comerciais, é muito importante a emissão de um documento conhecido como Nota Fiscal eletrônica.

É ela quem comprova e dá a garantia de um bem, produto ou serviço, e até para fins de declaração em Imposto de Renda.

Mas, muitas pessoas acabam perdendo a nota fiscal de um produto ou serviço. Sendo assim, elas procuram algumas formas de emitir a 2 via de uma nota fiscal.

Ainda que você seja desorganizado, guarde bem esse papel, mas iremos te ensinar como conseguir a segunda via de uma nota.

O que este artigo aborda:

Como conseguir a nota fiscal de um produto?
Como conseguir a nota fiscal de um produto?
Pin It

Como conseguir a nota fiscal de um produto?

A resposta é bem simples: Para se conseguir a segunda via, procure a empresa emissora da nota fiscal. Lembre-se que ninguém é obrigado a te fornecer a segunda via novamente. Nenhuma lei obriga isso, mas as empresas acabam dando por questões éticas.

Sendo assim, procure o estabelecimento, empresa ou prestador de serviço e pegue a segunda via da nota. Alguns colocam um empecilho, mas outros acabam por ceder sem maiores problemas.

Lembre-se que pela lei, os estabelecimentos podem ter as notas fiscais de até 5 anos solicitadas pelos órgãos competentes. Dessa forma, eles acabam tendo ela em sistemas primários, o que pode facilitar o pedido da segunda via caso você precise.

A loja não quer emitir a segunda via de nota fiscal. E agora?

Como citado anteriormente: Ela não é obrigada a emitir a segunda via da nota fiscal.

Porém, se ela se negar a emitir a 2 via, existem algumas outras formas menos conhecidas para que você consiga ter o acesso à nota fiscal novamente.

Checou seu e-mail?

Procure sempre verificar no seu e-mail. Pois no momento da compra ou faturamento, as empresas costumam enviar elas por e-mail.

E dessa forma, acaba facilitando o seu trabalho, mas isso é uma particularidade de comércios eletrônicos.

Além disso, o ideal é usar a função imprimir DANFE sempre que recebê-la e arquivá-la em uma pasta.

Procure no site da secretaria de fazenda ou da Prefeitura

Essa alternativa é a mais conhecida, que é você procurar o acesso ao site da Sefaz – Secretaria da Fazenda utilizando a Chave de Acesso da NFe.

Este código tem 44 dígitos, e pode ser encontrado na DANFE, aquele papel que acompanha o produto quando ele é entregue pela transportadora.

Mas, se você não tem a nota fiscal nem a Danfe, não se preocupe. Pois existem outros modos de conseguir a segunda via de uma nota. É pedindo ou pegando no site da loja ou atendimento telefônico, o famoso SAC.

Outra forma de conseguir é por meio do SEFAZ, entrando em contato com eles. Mas, para você conseguir fazer o procedimento online, você terá de ter um Certificado Digital. E terá de tentar o acesso no site disponibilizado por eles.

Caso você tente poderá consultar a NFS-e, será necessário que você entre no site da prefeitura da cidade onde o serviço foi prestado.

Cada prefeitura tem a sua particularidade para consulta de nota fiscal. E você terá de ter alguns dados para isso:

  • CNPJ do Prestador de Serviço;
  • Número da NFS-e;
  • Código de Verificação da Nota.

Existe uma alternativa à segunda via?

Este documento é um documento de prioridade para comprovar muitas coisas. Principalmente para troca ou reembolso ou acionar garantia.

Você pode utilizar o certificado de garantia caso tenha perdido a nota para acionar estes serviços.

Outra alternativa é que você procure a fatura do cartão de crédito daquele período para que você possa ver os valores, datas e tentar assim conseguir localizar a segunda via.

Porém, se você não conseguir isso, tente acionar o Procon da sua cidade ou mais próxima munido de uma testemunha para te ajudar nisso.

Por que guardar uma nota fiscal?

Muitas pessoas não ligam, mas uma nota fiscal comprova a compra ou venda de produto, serviço ou prestação de serviço.

A guarda da nota por empresas é muito importante. Assim, o negócio irá comprovar as entradas e saídas de produtos e calcular e pagando corretamente os impostos.

Dessa forma, toda empresa tem de respeitar o CTN – Código Tributário Nacional, e terá de guardá-las por 5 anos, independente se foram as recebidas ou emitidas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Pode ser do seu interesse