Assim que um cliente entra na loja, todo bom vendedor sabe o que fazer: é bom cumprimentá-lo, tirar dúvidas, estar sempre disponível e apoiar a decisão de compra no momento certo.
Mas e o e-commerce quando todo contato com o cliente é digital? Veja neste post do Ideias e Finanças 6 dicas de como o dono de uma loja online pode fazer para que os seus clientes se sintam bem e assim garantir a sua fidelização
O que este artigo aborda:
- 1. Saudação personalizada
- 2. Recomendações de produtos
- 3. Pequenos presentes
- 4. Opções de contato
- 5. Informações sobre o produto e processo de pedido simples
- 6. Serviço pós-venda
1. Saudação personalizada
Um pré-requisito importante para comprar na loja online é uma saudação pessoal: seus visitantes se sentem bem-vindos.
A solução ideal é cumprimentar os clientes logados com texto personalizado e seu nome – parece simples, mas tem um grande impacto na sua taxa de conversão .
Novos clientes ou aqueles que não estão logados também devem ser considerados e se sentir bem-vindos no site.
2. Recomendações de produtos
Ofereça a seus clientes outros artigos relevantes com base em seus termos de pesquisa.
As recomendações de produtos individuais geralmente acertam em cheio e dão aos clientes uma sensação de serviço bom e pessoal.
Esta é a tendência “Curated Shopping” – conselhos de compras pessoais para os clientes.
Útil na criação das sugestões mais relevantes (assim como uma função útil para o cliente) é a capacidade de criar uma lista de desejos na loja.
3. Pequenos presentes
Elogiar os compradores on-line é difícil. No entanto, pequenos presentes são um bom substituto: por exemplo, um desconto de 10% como presente de boas-vindas ou para fidelização de compradores que retornam.
É importante que o cliente receba alguma atenção e que se sinta único e especial.
Graças a isso, sua loja online será lembrada positivamente por ele. Isso não apenas ajuda na retenção de clientes, mas contribui para maiores vendas a longo prazo.
4. Opções de contato
Os clientes querem poder entrar em contato com a loja de forma rápida e fácil se tiverem alguma dúvida. Se eles tiverem que andar pelos corredores da loja para encontrar alguém, eles colocarão o produto na prateleira e sairão da loja.
O mesmo se aplica a uma loja online: se os compradores não puderem perguntar diretamente a ninguém, eles clicarão no símbolo X e sairão do seu site.
Portanto, é muito útil que os clientes coloquem as opções de contato em um local visível no site para que não precisem procurá-las por muito tempo.
Um endereço de e-mail com um período de resposta claramente definido, um número de telefone (onde você sempre pode ligar para alguém durante o horário comercial) ou chat ao vivo são opções de contato ideais.
Além disso, procure criar bons conteúdos em seu blog, para responder os problemas e perguntas do seu público-alvo. Por exemplo, se ele procura no Google por “desentupidora presidente prudente”, ele gostaria de ver assuntos relacionados a isso, então faça de tudo para estar na primeira página dos buscadores!
5. Informações sobre o produto e processo de pedido simples
Produtos com informações adicionais podem motivar os clientes a fazer compras maiores.
Um serviço bem pensado é de grande importância, pois torna mais fácil para os compradores chegarem ao caixa: cestas claras, processos de pedidos curtos e claros, formulários pré-preenchidos.
6. Serviço pós-venda
O tempo após a compra é também o tempo antes da próxima compra.
Como dono de uma loja, você deve oferecer aos seus clientes um atendimento bom e personalizado mesmo depois de clicar no botão “fazer pedido”.
Isso inclui, por exemplo, enviar uma confirmação de pedido e um link para rastrear a remessa, ou perguntar sobre a satisfação com a qualidade do serviço e deixar um feedback.
Essas 6 dicas são essenciais para o sucesso de uma estratégia de tráfego para e-commerce, e colocando elas em prática será possível aumentar as suas vendas potencialmente!
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