Sim, é possível trabalhar nos EUA com visto de estudante. Porém, não são todos os vistos de estudante que permitem que o aluno trabalhe durante a estadia no país.
Então foi pensando exatamente em te ajudar a entender melhor sobre como funciona o sistema de Work & Study nos EUA que preparamos esse conteúdo. Dessa forma, além de entender em quais casos você pode trabalhar nos EUA durante seus estudos, pode preparar sua ida ao país com muito mais segurança.
Quer saber em quais casos é possível trabalhar nos EUA com visto de estudante? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
O que este artigo aborda:
Trabalhando nos EUA com visto F1
O visto F1 é o visto de estudante obrigatório para qualquer estudante estrangeiro que deseje estudar no país por um período de mais de 18 semanas. Além disso, é um tipo de visto concedido apenas aos alunos do ensino superior que desejem cursar parte ou até mesmo fazer a graduação completa no país.
Porém, há algumas das regras para conseguir permissão para trabalhar legalmente no país com o visto F1, como:
- Durante o primeiro ano de curso, o estudante universitário só pode trabalhar dentro do campus universitário;
- O estudante universitário pode fazer um Curricular Practical Training (CPT), como um estágio, a partir do segundo ano de curso;
- O estudante universitário pode fazer um Optional Practical Training (OPT) de até um ano durante ou após a finalização do curso;
- Os estudantes da área de STEM podem estender a estadia no país por até dois anos após a finalização dos estudos no país e fazer um programa STEM OPT, em empregos relacionados à sua área de atuação
De forma bem resumida, para conseguir trabalhar nos EUA com um visto de estudante F1 você precisa trabalhar dentro do campus da universidade ou então em trabalhos diretamente relacionados à sua formação acadêmica.
Trabalhando nos EUA com visto J1
O visto J1 (Exchange Visitors), diferentemente do visto F1, é um visto de intercâmbio mais geral, que garante vistos desde para alunos do ensino médio até professores e pesquisadores. Ou seja, para trabalhar nos EUA com visto J1 vai depender muito do seu programa de intercâmbio.
Porém, alguma das regras mais conhecidas independente dos programas de intercâmbio são:
- Estudantes internacionais podem trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas e por até 40 horas semanais no período de férias;
- Em muitos casos é necessário que o intercambista já tenha um nível de inglês intermediário ou avançado antes mesmo de chegar ao país;
Algumas das formas mais comuns de trabalhar nos EUA com um visto J1 é por meio de trabalhos como:
- Au Pair and EduCare
- Conselheiro de acampamento
- Médico
- Professor e pesquisador
- Especialista
- Estudante universitário
- Trabalho temporário de verão
Atualmente, o Au Pair é o intercâmbio nos EUA mais conhecido, por permitir o trabalho nos EUA sem necessariamente depender de uma formação acadêmica. Nesse programa Work e Study, é possível que jovens de até 30 anos morem em casas de família e troquem serviços por moradia, alimentação e uma mesada.
Além disso, essas jovens ainda conseguem uma permissão para estudar nas universidades locais, garantindo ótimas oportunidades de carreira.
Trabalhando nos EUA com visto M1
O visto M1 (Vocational Student) é o visto para estudantes admitidos em cursos vocacionais e técnicos. Porém, os estudantes com o visto M1 não podem trabalhar no país durante o curso.
A forma mais conhecida de trabalhar nos EUA com visto de estudante M1 é após a conclusão do curso, onde o estudante precisa ser admitido em uma vaga considerada como um treinamento prático na área de estudo do curso.
Além disso, só é possível trabalhar com o visto M1 por até 6 meses após a conclusão do curso em questão.
Outra forma de conseguir trabalhar com um visto M1 é por meio de um programa OPT, que tem duração equivalente ao tamanho do curso. Para cada 4 meses de visto M1, é possível fazer um mês de programa OPT.
Ou seja, em um ano de visto M1, vai ser possível fazer um programa OPT de 3 meses.
Agora você já sabe que é possível trabalhar nos EUA com visto de estudante. Então que tal começar a planejar seu intercâmbio Work & Study agora mesmo?
Artigos relacionados: