O Dia Internacional da Mulher é uma data criada para celebrar as conquistas e relembrar as lutas de milhares de mulheres que foram às ruas lutar por melhores condições de trabalho e de vida. O dia 8 de março foi, oficialmente, instituído em 1977, pela ONU, mas os movimentos de mulheres já utilizavam este dia para marchar pelas ruas de diversos países.
Os marcos das lutas das mulheres que simbolizam este dia foram dois. O primeiro foi o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em 1911, ocorrido em Nova York, em que 123 mulheres morreram queimadas.
Fato que denunciou as terríveis condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas nas fábricas têxteis, já que ninguém conseguiu sair do prédio, que estava com as portas trancadas para impedir que as trabalhadoras fizessem pausas durante o turno.
O segundo momento foi a marcha das mulheres russas, em 1917, em São Petersburgo, em que pediam por pão, melhores condições de vida e a saída da Rússia da guerra.
Foi também por meio do movimento social de mulheres que o divórcio foi conquistado; o direito de votar e ser votada; e o direito de poder gerir o próprio negócio e o próprio dinheiro sem a autorização do pai ou esposo.
E foi assim que, atualmente, as mulheres já somam maioria nas universidades, em diversos empregos e no empreendedorismo. Tanto que, em 2014, a ONU instituiu o dia 19 de novembro como o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, para relembrar e estimular as mulheres a entrar no mundo dos negócios e alcançar a independência financeira.
E, para ajudar outras mulheres que almejam o sucesso nos negócios, separamos sete indicações de livros sobre empreendedorismo feminino, com várias histórias e dicas de como empreender com sabedoria e empoderamento.
O que este artigo aborda:
- Lugar de mulher é onde ela quiser
- Elas empreendedoras
- Empreendedoras de alta performance
- O momento de voar: como o empoderamento feminino muda o mundo
- Girl Boss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares, CEO do site Nasty Gal
- Beleza Natural
- 50 mulheres para se inspirar
Lugar de mulher é onde ela quiser
O primeiro livro foi escrito pela especialista financeira Patricia Lages. A autora apresenta uma narrativa incentivadora, para empoderar as mulheres a ocuparem os lugares que elas desejam, e não o que dizem que elas devem estar.
E ela não fala apenas com mulheres que querem abrir o seu próprio negócio, mas também com funcionárias de carreira, freelancers e profissionais liberais. Ao longo do livro, Lages dá dicas e apresenta estratégias para enfrentar diversas situações do cotidiano das mulheres trabalhadoras.
Elas empreendedoras
Este é o primeiro livro a explorar mais profundamente o empreendedorismo feminino do Brasil, no qual apresenta a história de 21 empreendedoras de sucesso que contam suas experiências e conquistas desde que abriram a própria empresa.
A riqueza deste livro é que as autoras Bruna Villas Boas Diehl e Andréa Vilas Boas não apenas entrevistaram com uma riqueza de detalhes mais de 20 brasileiras bem-sucedidas, mas embasam a pesquisa em referências da área e realizam comparações críticas com dados globais e nacionais. Vale a pena conhecer as histórias.
Empreendedoras de alta performance
Seguindo a linha de livros sobre empreendedorismo feminino com cases de sucesso, esta indicação vai ajudar as mulheres que querem conhecer mais sobre como é empreender, quais os casos que funcionam, como não iniciar um negócio e que não há varinha mágica para uma empresa ter sucesso, mas muito trabalho e pesquisa.
As autoras Andreia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck trazem mais de 40 histórias de grandes empresárias brasileiras que obtiveram sucesso com o empreendedorismo. São mulheres que enfrentaram diversos desafios ao longo do percurso, mas conseguiram superá-los com confiança, determinação e persistência.
Aqui também são apresentadas estratégias de como gerir o negócio, como superar desafios e como delegar funções para agilizar o tempo de produção e entrega, como terceirização de frotas, de limpeza, de embalagem e de entrega.
O momento de voar: como o empoderamento feminino muda o mundo
Se o seu objetivo é abrir um negócio que traga sucesso, mas que possa fazer a diferença no mundo, este livro pode ser uma inspiração. Escrito por Melinda Gates, este livro busca incentivar diversas mulheres a conhecerem e buscarem seu lugar no mundo.
É um relato que abre os olhos de muitas mulheres para o seu papel na família, no trabalho, no mundo, e que todas as ações e vidas devem ser igualitárias e valorizadas. É um livro inspirador e que pode ajudar muitas a abraçar o seu lugar no mundo e ajudar o próximo, de fato.
Girl Boss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares, CEO do site Nasty Gal
O livro é uma autobiografia de Sophia Amoruso, a executiva milionária que iniciou o seu sucesso aos 22 anos, quando resolveu abrir um brechó online para vender peças de roupas usadas pela internet.
A ideia fez tanto sucesso que a empresa Nasty Gal, fundada por Sophia, atualmente conta com mais de 350 funcionários e vale mais de 100 milhões de dólares. Mas o interessante do livro é que ele não fala apenas das estratégias de negócios e táticas de sucesso da protagonista, mas fala sobre a vida, inclusive anterior ao sucesso da jovem.
A história de vida da CEO da Nasty Gal fez tanto sucesso que até virou série da Netflix, com o mesmo nome do livro. Sim, Sophia é aquele case de muito sucesso que todas as mulheres que querem empreender devem conhecer para se inspirar.
Beleza Natural
Este livro conta a história de duas empreendedoras brasileiras que enfrentaram diversos desafios, principalmente o preconceito e a pobreza, para conseguirem alcançar o sucesso que possuem hoje.
No livro, Liana Melo narra a história de vida da carioca e ex-empregada doméstica Zica Assis e da filha de um porteiro Leila Velez e de como elas se uniram para montar a linha de produtos para cabelos crespos, o Beleza Natural.
A ideia surgiu da dificuldade da dona Zica de conseguir comprar produtos específicos para cabelos cacheados e crespos e que ajudassem a controlar os fios rebeldes. Então Dona Zica fazia e testava fórmulas próprias. Leila, que já tinha um espírito empreendedor desde os 14 anos, percebeu uma oportunidade de negócio, e as duas passaram a vender os produtos para outras mulheres crespas.
Assim, o Beleza Natural: Fábrica de Autoestima foi crescendo e fazendo sucesso. Hoje, fatura mais de 250 milhões e possui mais de 120 lojas, incluindo marketplace.
50 mulheres para se inspirar
Este livro é voltado para o público infantojuvenil. Deixamos esta indicação aqui para inspirar as meninas desde cedo a buscar o seu lugar no mundo e ensinar que o que você faz interfere na sua vida e na dos outros.
Incentivar desde cedo o espírito empreendedor é imprescindível para que as mulheres continuem conquistando mais espaço no mercado empresarial e nos lugares de sucesso.
Artigos relacionados: