O que considerar antes de alugar uma casa?

Só quem já morou de aluguel sabe quanta coisa está envolvida no processo. E  que a experiência é fundamental para evitar prejuízos, perrengues ou contratos cheios de cláusulas que você só entende que são desvantajosas depois que já assinou. Ou seja, escute os conselhos de quem já passou por esse processo.

Antes mesmo de começar a procurar uma casa ou apartamento para alugar você deve, por exemplo, conhecer a Lei do Inquilinato, que é a base para muitos contratos. Isso é importante para ter conhecimento dos direitos e deveres de proprietários e inquilinos, dado importante que será útil para as negociações.

Pretende se mudar em breve? Fizemos uma lista exclusiva para o Ideias e Finanças com algumas dicas para que você faça o melhor negócio possível. Afinal, estamos falando do lugar que será o seu lar por, pelo menos, algum tempo.

Defina região e características básicas 

Dependendo da cidade onde você mora, as opções de imóveis disponíveis para locação são quase infinitas, o que nem sempre é bom. Para encontrar um imóvel dos sonhos, primeiro você precisa saber o que está procurando. Por isso, delimitar os seus filtros é o primeiro passo.

Que tipo de imóvel você procura: casa, flat ou apartamento? Quantos quartos? Em que região (ou regiões)? Vai precisar de transporte público ou vai se deslocar de carro? Quer que seja perto do agito da noite ou prefere uma rua silenciosa? Prefere que seja grande ou pequeno?

O que considerar antes de alugar uma casa?

Não existe resposta certa ou errada para as perguntas acima, pois elas são subjetivas. É por isso que cada pessoa ou família deve pensar no próprio caso e fazer essas definições antes de começar a busca concreta.

Inclua aluguel e condomínio no orçamento

Além de definir a região e as características do imóvel, você precisa delimitar uma faixa de preço para a sua busca. Uma dica importante é somar o valor do aluguel, do condomínio e de outros gastos fixos mensais, como IPTU, na hora de fazer a sua pesquisa. Assim você garante que o preço final estará dentro do seu orçamento.

Pesquise e visite bastante

Essa é uma dica óbvia, mas que muita gente não segue: nunca feche negócio com o primeiro lugar que você visitar. O motivo é justamente que você precisa conhecer outras opções disponíveis para ter parâmetro de comparação. 

Pesquisar bastante e visitar o máximo de lugares que conseguir ajuda a fazer melhores escolhas. A internet é uma ferramenta que facilita esse processo, não só na hora da busca, mas também com a possibilidade de fazer visitas online, o que dá condições de visitar mais lugares em menos tempo.

No entanto, atenção: nunca feche um contrato de locação sem visitar pessoalmente o lugar antes. O melhor é fazer mais de uma visita para poder avaliar detalhes, ter certeza de que vão caber todos os seus pertences ou que a região é mesmo ideal.

Conheça as opções de garantia

A maioria dos proprietários vai pedir alguma garantia antes de alugar um imóvel. As opções mais comuns são fiador, seguro fiança ou depósito caução. Avalie todas as possibilidades em detalhes e veja qual se encaixa melhor com as suas condições. Às vezes o lugar é perfeito, mas a garantia não serve para você.

Leia o contrato com atenção

São muitas páginas e a gente sabe a correria que é todo o processo de mudança. No entanto, essa dica talvez seja a mais valiosa de todas: pare e leia todas as cláusulas. Preste atenção ao prazo mínimo, multa por rescisão e outras condições específicas, como reajustes e responsabilidades por reparos.

Fique atento a detalhes da vistoria

Antes de entrar no imóvel, ele vai precisar passar por uma vistoria. E essa dica é um lembrete de que esta etapa não é apenas uma formalidade. É necessário anotar cada detalhe ou defeito, caso contrário você pode ter que pagar por imperfeições quando for deixar o imóvel, pois ele deve ser entregue como está descrito na vistoria que você recebeu.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como melhorar o fluxo de caixa da empresa com 10 dicas

Como melhorar o fluxo de caixa da empresa com 10 dicas

Pix Saque e Pix Troco: Saiba Como Eles Funcionam

Pix Saque e Pix Troco: Saiba Como Eles Funcionam

Veja como organizar as finanças do seu negócio

Veja como organizar as finanças do seu negócio

Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?

Doar dinheiro: como isso é importante para o investidor?