Começar a empreender no Brasil é uma missão desafiadora. Porém, não deixa de ser o sonho de muitas pessoas que buscam aprender sobre o assunto, até fazendo cursos básicos para iniciar um novo negócio.
É preciso estudar bastante sobre empreendedorismo e entender todos os seus conceitos, o mercado de atuação e no que quer investir.
Com todo esse conhecimento, o empreendedor tem o propósito de crescer no mercado e ter um negócio de sucesso para conseguir a esperada independência financeira.
Essa demanda por capacitação em empreendedorismo é grande no Brasil. De acordo com o relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 50 milhões de brasileiros querem abrir um negócio nos próximos três anos.
Mas para obter sucesso é preciso preparo e investimento. Por isso, vamos abordar mais detalhes sobre este assunto ao longo do texto. Continue aqui e leia mais!
O que este artigo aborda:
- Afinal, como começar a empreender no Brasil?
- Como começar a empreender com pouco dinheiro?
- É possível começar a empreender pelo Instagram?
- Quais as melhores ideias para começar a empreender?
- 1 – Comece a estudar sobre empreendedorismo
- 2 – Assista workshops e palestras sobre sua área de atuação
- 3 – Peça conselhos de empreendedores da sua área
- 4 – Faça um plano de metas
- É possível apenas começar a empreender no online?
- Conclusão
Afinal, como começar a empreender no Brasil?
Para começar a empreender no Brasil é necessário entender que existem diversos passos burocráticos para que o seu empreendimento funcione de forma legal.
O primeiro passo é abrir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e assim registrar o seu negócio. Isto é importante para que a sua empresa esteja regularizada junto à Receita Federal.
Você também pode se registar na figura jurídica de pequena empresa ou como Microempreendedor individual (MEI). Este é um modelo empresarial mais simples, que tem limite de faturamento anual de R$ 81 mil até o fim de 2021.
Em 2022, estima-se que as pessoas cadastradas como MEI poderão receber até R$ 130 mil reais por ano, o que aumenta o ticket médio mensal dos empreendedores.
Além do registro da personalidade jurídica é também necessário a validação do sistema de nota fiscal (NFe). Esse procedimento é feito a partir da autorização da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do seu Estado.
Por fim, se você procura como empreender no Brasil, é preciso estudar sobre a área que irá atuar. Busque todas as informações para entender qual o negócio certo para você e matricule-se até mesmo em cursos de empreendedorismo.
Como começar a empreender com pouco dinheiro?
Um pensamento muito comum é que, para começar a empreender, é preciso ter muito dinheiro. Mas esta é uma ideia equivocada, porque mesmo com um menor valor para investir, é possível iniciar um negócio e começar a empreender com pouco dinheiro.
Fazendo uma boa pesquisa de mercado e um planejamento estruturado, você pode começar o seu empreendimento sem gastar muito.
Além disso, é possível recorrer às empresas que fazem parcelamento no boleto bancário, se você quiser comprar os produtos de estoque. Ou mesmo usar o seu cartão de crédito pessoal para isso.
Portanto, ter pouco dinheiro não precisa ser um impedimento para você começar a colocar em prática o seu próprio negócio.
É possível começar a empreender pelo Instagram?
Outra forma sobre como começar a empreender no Brasil é pelo Instagram. A rede social tem diversas ferramentas voltadas para empresas.
As configurações para conta comercial permitem que até mesmo um catálogo para vendas seja criado. Além disso, é possível incluir um link para o seu site, criar promoções, entre outras estratégias.
Vale lembrar que muitas pessoas investem em marketing digital para ajudar nisso, com conteúdos voltados não apenas para divulgação e vendas, mas também a captação de futuros clientes e criar uma relação com o consumidor.
Quais as melhores ideias para começar a empreender?
Para quem busca as melhores formas de como começar a empreender, algumas atitudes são essenciais. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para te ajudar neste processo. Confira:
1 – Comece a estudar sobre empreendedorismo
Apesar de não ser necessário nenhuma educação formal ou curso superior para você começar a empreender, é preciso estudar sobre o assunto. E muito!
Veja também: Seis livros sobre empreendedorismo que você precisa ler
O empreendedorismo é um mundo amplo e lida com o mercado que constantemente se atualiza. Antes mesmo de colocar em prática o seu negócio, você precisa entender sobre a área que vai atuar, sobre os clientes, concorrentes, produtos, entre outros temas afins.
Portanto, estudar sobre empreendedorismo será um processo fundamental para que o seu futuro negócio tenha sucesso. Há diversos cursos gratuitos para os empreendedores no mercado.
2 – Assista workshops e palestras sobre sua área de atuação
Uma forma de adquirir conhecimento e aprender como começar a empreender é assistindo a workshops e palestras sobre a sua área de atuação. Muitas delas são gratuitas e nem mesmo exigem inscrição.
Este é o momento em que você aprenderá conceitos práticos do ramo que deseja trabalhar, além de ser uma ótima oportunidade para estabelecer e ampliar o seu networking.
3 – Peça conselhos de empreendedores da sua área
Busque conselhos de empreendedores estabelecidos em sua área, para entender como começar a empreender. Muitos são acessíveis e têm excelentes histórias e dicas para compartilhar!
Seja sua lista de contatos, pedindo sugestão de amigos ou mesmo em eventos de empreendedorismo. Certamente você encontrará empreendedores com uma dica super importante para a sua jornada.
4 – Faça um plano de metas
Fazer um plano de negócios, com objetivos de curto, médio e longo prazo é fundamental para você começar a empreender. É através desse planejamento que você vai estabelecer os seus planos e alcançará o que é estimado.
No plano de metas, o empreendedor deve avaliar o andamento do negócio medindo acertos e erros e usando isso como um mapa para guiar o aprendizado na área.
É possível apenas começar a empreender no online?
Com a internet, muitas pessoas estão começando a empreender. Por isso, é possível iniciar um novo negócio de forma online!
A tecnologia facilitou o empreendedorismo. Basta uma boa ideia, ter algum investimento e acesso à internet para se tornar um empreendedor digital e começar a ganhar dinheiro.
Um caso muito famoso explicado pelo Conteúdos Geniais é o da empresária Bruna Tavares. Até o ano 2016, ela era jornalista e influencer, mas decidiu investir em sua própria linha de maquiagem. Através do marketing digital, atualmente é uma das mais famosas marcas de make do Brasil.
Outro case de sucesso é do Simple Dog, formado pelas irmãs, Fernanda e Mariana Mine, uma publicitária e a outra administradora. Apaixonadas por cães, resolveram investir em ração natural, após muitas leituras e conversas com especialistas.
O resultado foi um produto mais saboroso, saudável, natural e livre de aditivos, ideal para a boa saúde dos animais.
Elas decidiram divulgar o novo negócio pela internet e foi um grande sucesso. Atualmente, os alimentos Simple Dog são vendidos em lojas online e também em diversos e-commerces.
Conclusão
Apesar de ser um tema amplo, aprender a como começar a empreender garante bons resultados para quem se dedica.
Como já dizia Steve Jobs, “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta a uma nova direção.”.
Aproveite para aprender com os seus erros e entre para o mundo do empreendedorismo. Com dedicação e resiliência, é possível iniciar nesse ramo e ter sucesso esplendoroso mesmo com um mercado repleto de empresários novos!
Artigos relacionados: