Ideias e Finanças

Não é nenhuma novidade que o mercado empresarial está a cada dia mais competitivo. Por isso, torna-se cada vez mais necessário encontrar novas formas de destacar o seu negócio diante de uma infinidade de competidores.

Um caminho encontrado por diversas empresas é o investimento em ações de “Educação Corporativa”, isto é, a realização de projetos que têm o objetivo de incentivar a aquisição de novas habilidades e conhecimentos pelos colaboradores. Há, então, a instituição de uma cultura de aprendizagem, na qual os funcionários possuem continuamente à sua disposição oportunidades de desenvolver novas competências. 

Um número crescente de corporações têm investido fortemente na oferta de cursos de idiomas aos seus colaboradores, como parte de suas iniciativas de educação corporativa. Em um mundo totalmente globalizado, a presença de uma equipe de funcionários que falam fluentemente outras línguas é essencial para o sucesso de um negócio.

Além de trazer diversos benefícios para os funcionários, o incentivo ao aprendizado de idiomas também destaca a empresa diante do mercado, trazendo grandes retornos financeiros. Por isso, decidimos trazer 5 motivos para adotar o aprendizado de línguas na sua empresa:

O que este artigo aborda:

Homem estudando um novo idioma na empresa
Homem estudando um novo idioma na empresa
Pin It

1. Time de colaboradores à frente do mercado

Ao investir em um curso de idiomas, a empresa contribui para a qualificação de seus funcionários, proporcionando a aquisição de novas habilidades que ampliam as oportunidades de atuação de seus colaboradores e as chances de crescimento na empresa.

Além disso, ao promover a qualificação de seus profissionais, a organização está contribuindo para melhorar a sua imagem no mercado. Investir na educação de idiomas é investir no capital humano da empresa, o que a posiciona como uma corporação moderna e à frente de seus competidores.

2. Colaboradores mais motivados

A atenção ao desenvolvimento profissional dos colaboradores é um fator essencial para que eles se mantenham motivados e engajados com a empresa. O oferecimento de cursos de idiomas demonstra que a corporação se importa verdadeiramente com o crescimento profissional de seus funcionários. 

Ao sentirem que seus interesses estão sendo contemplados pela política empresarial, os colaboradores se sentem mais valorizados e, portanto, mais satisfeitos e motivados com o trabalho, o que influencia diretamente no seu nível de produtividade. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), há um aumento de 37% na produtividade dos funcionários que estão satisfeitos em seu ambiente de trabalho. Assim, incentivar o aprendizado de idiomas é um bom caminho para motivar a equipe.

3. União dos colaboradores

O ensino de idiomas é uma ótima chance de melhorar o relacionamento interno entre os colaboradores. Ao optar por turmas específicas formadas por funcionários, a empresa aumenta as oportunidades de interação entre os diferentes membros de sua equipe. 

Pessoas que trabalham em diferentes áreas poderão compartilhar conhecimentos e experiências que enriquecem a vivência no ambiente de trabalho. Desse modo, essa interação abre novas oportunidades de comunicação que auxiliarão nos processos cotidianos da empresa.

4. Acesso a novas tecnologias e conhecimentos

Ao se tratar de novas tecnologias, é de conhecimento geral que grande parte das novidades é produzida fora do Brasil, em idiomas diferentes do português. De acordo com o W3techs Technology Surveys, estima-se que menos de 1% de todo o conteúdo online está na língua portuguesa. 

Investir no aprendizado de línguas é possibilitar que colaboradores possam entrar em contato com novos conhecimentos e tecnologias que auxiliarão no dia a dia da empresa. Ao dominarem outros idiomas, eles terão acesso a uma gama de conteúdos atualizados, o que permite que eles se familiarizem com as novas tendências de sua área de atuação.

5. Maior abertura para negócios no exterior

Uma empresa com funcionários fluentes em idiomas tem como principal vantagem uma maior possibilidade de interação com organizações e fornecedores de diferentes lugares do mundo. 

Do maior contato com empresas estrangeiras, podem surgir novas oportunidades de negócio, aumentando o alcance da organização, assim como a expansão da sua rede de clientes e o crescimento dos lucros.

Como implementar o ensino de idiomas em uma empresa?

Podemos observar, portanto, que estimular o aprendizado de idiomas pode trazer grandes vantagens para uma empresa. Além de estar oferecendo um benefício importante para os seus colaboradores, a corporação também está investindo no futuro e na qualidade de seus serviços.

No entanto, a implementação de uma política de ensino de línguas é uma tarefa cheia de desafios. Em diversas ocasiões, o alto custo de investimento e o pouco interesse por parte de alguns colaboradores afasta as empresas de promoverem cursos de idiomas nos ambientes corporativos. 

Contudo, existem diversos caminhos que facilitam a realização de iniciativas de aprendizado de línguas. Um deles é o investimento em soluções tecnológicas de ensino, como a Educação a Distância (EaD), que tem ganhado força nos últimos anos.

Essa modalidade possui como vantagem a redução dos custos com um projeto de ensino de línguas na empresa, ao mesmo tempo em que proporciona uma educação de qualidade para os colaboradores.

São diversos os cursos e programas de idiomas espalhados pela internet e que firmam parcerias com empresas. Um grande número de escolas virtuais de idiomas possui planos específicos para o ensino de línguas em ambientes corporativos, com a disponibilização de relatórios de desempenho dos colaboradores participantes dos cursos, além de programas de ensino adaptados às necessidades da empresa.

Por exemplo, se uma organização possui negócios com empresas de outros países da América Latina e, por isso, tem o interesse que seus funcionários aprendam a língua espanhola, uma boa alternativa é contratar uma plataforma de ensino que ofereça aulas de espanhol online.

Aliados aos cursos virtuais, a realização de videoconferências, eventos virtuais e a disponibilização de materiais de estudo também podem auxiliar no aprendizado de línguas dentro da empresa. 

Para incentivar a participação dos colaboradores, uma estratégia cada vez mais adotada no ambiente corporativo é aliar o aprendizado de um novo idioma a programas de intercâmbio profissional e de promoção de cargos, cuja fluência em outra língua é pré-requisito para a vaga. Tais iniciativas podem estimular os funcionários a engajarem cada vez mais com as políticas de ensino de idiomas adotadas pelas empresas.

As soluções são várias, mas todas possuem o mesmo objetivo: contribuir para a qualificação profissional dos colaboradores de uma empresa. Ao estimular a aquisição de novos e importantes conhecimentos pelos seus funcionários, a organização está ativamente construindo um ambiente de trabalho mais aberto, colaborativo e produtivo. Incentivar o aprendizado de novos idiomas é, dessa forma, uma iniciativa que não só produz uma nova relação entre empregador e colaboradores, como destaca o seu negócio em relação aos seus competidores.

Por fim, se você quer saber mais sobre o aprendizado de novos idiomas nas empresas, veja o vídeo do canal Share People Hub.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse