Ideias e Finanças

O Pix é uma das formas de pagamento que tem ganhado destaque e isso acontece por conta dos mais diversos benefícios proporcionados. Um dos principais aspectos positivos é a transação imediata, pois possibilita a realização de pagamentos online e também presenciais em tempo real. 

No Brasil, a modalidade de pagamentos instantâneos chegou em 2020 e rapidamente conquistou a popularidade. Isso acontece justamente pelo fato dos pagamentos serem feitos de maneira rápida.

O que este artigo aborda:

Qual a melhor forma de utilizar o Pix na sua empresa
Qual a melhor forma de utilizar o Pix na sua empresa
Pin It

Como funciona o Pix para as empresas?

O Pix para empresas funciona de modo similar em relação ao utilizado pelas pessoas físicas. Esse meio de pagamento foi feito para proporcionar a realização de transferências instantâneas e a qualquer hora do dia.

Por meio desse meio de pagamento, torna-se possível realizar transferências utilizando chaves Pix ou gerar QR Codes.

Vale destacar que qualquer empresa pode utilizar o Pix, independentemente do ramo de atuação e do porte. Para isso, basta o seu negócio ter uma conta PJ em um banco e cadastrar as chaves. Elas podem incluir, por exemplo, o CNPJ, número de telefone da empresa, e-mail corporativo, chaves aleatórias, entre outras possibilidades.

Quais são os pontos positivos das transações do Pix?

Considerando as características relacionadas a esse método de pagamento, pode-se dizer que o Pix conta com amplo conjunto de aspectos positivos. Muitos desses benefícios estão relacionados com a flexibilidade e com a facilidade de fazer as transações.

Flexibilidade

O primeiro aspecto positivo proporcionado pelos pagamentos instantâneos é a flexibilidade. Isso acontece porque, por meio dessa modalidade de pagamento, as pessoas poderão fazer as transações de onde estiverem e no momento que preferirem, desde que estejam com acesso à internet.

Pode-se dizer, portanto, que o Pix é uma das principais formas de realizar pagamentos on-line.

Além disso, a sua empresa vai oferecer uma forma alternativa de pagamento e que não depende de maquininha de cartão. Essa questão facilita a vida do cliente, pois ele terá mais uma alternativas de pagamento para comprar um determinado produto ou serviço, ajudando o seu negócio a fechar mais vendas.

Transação instantânea

Outro benefício proporcionado é a realização de transações instantâneas. Com isso, em poucos segundos o cliente já vai ser capaz de fazer o pagamento e a sua empresa vai receber o valor referente à venda.

Pagamento presencial ou on-line

O Pix também possibilita a realização de pagamentos presenciais ou mesmo pagamentos online. Em pagamentos presenciais, o cliente geralmente tem duas opções de pagamento. A primeira, e mais comum, é quando a empresa disponibiliza o QR Code. No segundo caso, o cliente coloca a chave da empresa na área Pix diretamente no aplicativo do banco, insere o valor da compra e faz o pagamento.

No caso de pagamentos feitos por meio das plataformas digitais, a sua empresa pode gerar um QR Code ou um código copia e cola para que o consumidor possa efetuar a compra. 

Segurança

A modalidade de pagamentos instantâneos é segura, pois ela conta com tecnologias de criptografia e outras metodologias que tem como objetivo otimizar a segurança da informação do Pix e tornar o sistema mais seguro.

Quais são os cuidados necessários?

Apesar das praticidades e dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados para que a sua empresa possa utilizar as chaves e o método de pagamento instantâneo com segurança.

A boa notícia é que por meio de simples medidas, o seu negócio vai ter mais segurança para fornecer o método de pagamento via Pix. Primeiramente, uma mesma chave não pode ser cadastrada em mais de uma instituição. Nessa situação, é necessário fazer a portabilidade da chave para solucionar o problema.

Em casos manuais, verifique também qual é a sua chave e informe o código correto na hora de transferir. É muito importante ter atenção a essa questão, pois as transferências feitas pelo pix são instantâneas e irreversíveis. Entretanto, vale a pena investir em ferramentas que oferecem a chave Pix copia e cola, onde não é necessário inserir o código manualmente.

Por fim, mas não menos relevante, é válido destacar que em alguns casos as empresas podem ser tarifadas pela utilização do Pix. Em caso de cobrança, pesquise por diferentes instituições financeiras para buscar melhores condições no mercado, otimizando as finanças do seu negócio.

Pix para empresas tem taxa?

Essa é uma das principais dúvidas por parte de quem utiliza esse método de pagamento. A taxa cobrada pela utilização do Pix pelas empresas depende do tipo de negócio de qual banco ou instituição de pagamento você usa. Em algumas situações, o seu negócio pode até ser isento das taxas.

Quem é microempreendedor individual, por exemplo, só tem a cobrança autorizada da taxa se receber mais de 30 Pix por mês ou se recebe pagamentos via QR code dinâmico de qualquer pagador. 

No caso da cobrança das taxas, o percentual varia conforme cada instituição financeira. No entanto, na maioria das vezes os bancos cobram valores que oscilam de 1% a 1,5% do montante recebido por meio do método de pagamentos específicos. Nas instituições de pagamento, esse valor também pode variar, a depender do contrato vigente e do volume de transações, por exemplo.

Dessa maneira, as condições de cobrança podem variar conforme cada empresa. Por esse motivo, é muito importante consultar o seu banco ou sua instituição de pagamento e buscar por melhores condições para sua conta. 

Quais são os valores negociados do Pix?

Por conta das diversas praticidades e benefícios proporcionados pela metodologia de pagamentos instantâneos, cada vez mais pessoas e empresas têm aderido ao Pix. 

De acordo com o Banco Central, esse método de pagamento movimentou R$ 17,2 trilhões em 2023 na economia brasileira. Trata-se da quantia mais alta desde o lançamento do Pix que ocorreu em 2020. O número representou um aumento de 57,82% em relação a 2022, quando foram registrados R$ 10,9 trilhões em transações realizadas por meio da metodologia instantânea.

O Pix se consolidou como uma ferramenta indispensável para empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Sua praticidade, segurança e instantaneidade revolucionaram as transações financeiras, oferecendo uma ampla gama de benefícios que otimizam os processos e impulsionam o crescimento dos negócios.

Com planejamento estratégico e implementação consciente, o Pix se torna um poderoso aliado para o sucesso do seu negócio. Esse meio de pagamento ajuda a aumentar a eficiência, reduzir custos, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento da sua empresa. 

Desse modo, ao contar com uma empresa que te auxilie a implementar o Pix, é possível tornar o meio de pagamento mais eficiente no dia a dia, favorecendo a expansão do seu negócio no mercado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse