Quais documentos levar para o cartório na hora da compra ou venda de um veículo

Quais documentos levar para o cartório na hora da compra ou venda de um veículo

Comprar um carro é sem dúvida um momento de satisfação pessoal. Porém, ao mesmo tempo, esta conquista exige diversas responsabilidades legais, sendo muito importante ter atenção a todas as exigências de documentos que precisam ser levados ao cartório na hora da compra ou venda do veículo.

Se você irá passar por este processo, é muito importante que antes você tenha uma relação de todos os documentos necessários. Mas, quais são estes documentos?

Esta dúvida é muito comum, afinal de contas, no Brasil, processos como este costumam ser burocráticos. E para evitar dores de cabeça com isso, algumas pessoas recorrem a um despachante para ajudá-las, sendo necessário realizar um gasto extra.

No entanto, se você prefere fazer o processo sem a ajuda de um despachante para economizar dinheiro, saiba que isso é possível e desde que você se organize bem, não terá problemas.

Para te ajudar, criamos listas com os documentos que você não pode deixar de levar no momento de vender ou comprar um carro. Continua sua leitura e descubra!

Tipos de procedimentos de compra e venda de carros e quais documentos são necessários

Antes de você conferir as listas de documento para cada procedimento de compra e venda de carros, é importante que você saiba que no caso de veículos usados, é necessário que você tenha muita atenção quanto à possíveis restrições judiciais que podem impedir a sua venda e ainda débitos do dono anterior do veículo.

Por esse motivo, é fundamental que você esteja atento a todos os detalhes que dizem respeito à documentação do carro. Confira as nossas recomendações a seguir e saiba quais são os documentos que você deve ter para cada procedimento:

Documentação para novos carros

De forma resumida, será necessário fazer a emissão do Certificado de Registro do Veículo, o CRV, para que o carro seja liberado para o emplacamento e para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, conhecido como CRLV. É muito importante deixarmos claro que a partir do momento que o carro é comprado (a nota fiscal é emitida), é necessário que regularização da documentação seja feita em até 15 dias. Até que a documentação esteja correta, o veículo tem autorização para somente circular o percurso até a local de emplacamento. Os documentos necessários para a compra de novo carro são:

  • RG, CPF do proprietário (documento original e cópia);
  • Comprovante de endereço de até três meses anteriores (original e cópia);
  • Cópia da nota fiscal do fabricante do carro;
  • Nota fiscal da revenda original, que foi emitida pelo fabricante ou concessionário;
  • Decalque do chassi legível;
  • Formulário do Renavam preenchido;
  • Comprovantes de pagamentos de taxas do primeiro registro e do emplacamento.

Documentação para carros usado

Antes de tudo, é muito importante que você faça uma boa negociação e tenha certeza de que está comprando um carro que está de acordo com as leis. Além disso, também tenha muita atenção a todos os itens do carro, como sensores de estacionamento, bancos, sensor de ré, rádio, entre outros, para que você evite problemas futuramente.

Depois de tudo isso ser verificado e a parte financeira ser finalizada, o vendedor deverá preencher o CRV, assiná-lo e fazer o reconhecimento de firma. A partir do momento que este documento é registrado, o comprador terá 30 dias para realizar a transferência do carro para o seu nome, com risco de levar uma infração grave caso passe do prazo. Os documentos necessários para esse caso são:

  • CRV preenchido e com assinatura do antigo proprietário, com reconhecimento de firma;
  • RG e CPF do novo dono do veículo (documento original e cópia);
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (documento original e cópia);
  • Comprovante de endereço do novo dono. O comprovante deve ser de até três meses anteriores;
  • Duas vias do formulário do RENAVAM;
  • Dois decalques do chassi do carro;
  • Comprovante dos pagamentos da taxa de emissão da nova CRV e, caso tenha, dos outros débitos.

Onde tirar dúvidas referentes a documentação de carros

Caso você tenha qualquer outra dúvida sobre os procedimento e os documentos necessários, você pode entrar acessar a comunicação do DETRAN ou verificar a possibilidade de atendimento presencial para esclarecer as suas dúvidas.

Lembre-se sempre que por mais que o processo seja burocrático, é essencial que você realize tudo conforme a lei para não ter nenhum tipo de problema e corra o risco de ter alguma multa ou até mesmo a retenção do veículo.

Caso você esteja no Rio de Janeiro e precise de guinchos, entre em contato com a Reboque RJ.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.