Contas digitais para autônomos

Ter sua própria fonte de renda é sinônimo de possuir maior liberdade para movimentar seu dinheiro, além de autonomia para escolher o banco que quer guardar seu dinheiro.

Isso porque pessoas que trabalham de carteira assinada, são aposentados ou pensionistas do INSS e colaboradores que trabalham em instituições privadas recebendo verba do governo, acabam ficando refém das instituições financeiras que têm convênio com o seu pagador.

Essa é uma tática bastante comum dos bancos tradicionais que visando aumentar e fidelizar clientes se tornam parceiros de diversas empresas públicas e privadas. Por isso, é preciso valorizar quando se tem a oportunidade de fazer uma escolha livre sobre a conta que quer utilizar.

As contas digitais por outro lado tem se popularizado e crescido no mercado de maneira rápida e progressiva. Tudo isso porque se tornaram a maior inovação no ramo financeiro, fazendo com com que até mesmo as empresas mais tradicionais se rendessem a esse modelo de banco. 

Assim, se você quiser saber o que é uma conta digital, quais os benefícios que possuem em relação às contas em bancos tradicionais, além de saber qual pode ser a melhor opção para você, continue lendo esse artigo.  

Contas digitais para autônomos

O que é uma conta digital?

Uma conta digital é uma modalidade que surgiu há pouco mais de três anos no Brasil, com a criação dos bancos digitais que foram regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2016.

Desde então são conhecidos como a maior inovação no dicionário de finanças, por serem considerados como os “neo banks” do sistema financeiro. Porém, uma modalidade com inovação e tecnologia acaba causando certo medo e receio nas pessoas que têm menos contato com a internet, achando que a qualquer momento o seu dinheiro pode desaparecer.

Mas saiba que os bancos digitais são fiscalizados e regulamentados, assim como os bancos tradicionais, pelo Banco Central e por isso possuem total credibilidade no mercado.

Se você ainda não possui uma conta digital e ainda utiliza mecanismos presenciais para lidar com os seus ganhos, já está na hora de conhecer qual a melhor opção de conta digital para você.  

Quais as vantagens das contas digitais?

As contas digitais trouxeram para a vida dos brasileiros vantagens que nenhum cliente pensou ser possível obter. Isso porque  taxas de manutenção de conta e tarifas pelo uso de diversos serviços já eram uma via de regra quando o assunto era lidar com as instituições financeiras tradicionais. 

Porém com as iniciativas digitais, muitos benefícios são cedidos para os clientes. Deste modo, aqui vai uma lista com as principais vantagens de ter uma conta totalmente digital: 

  • Serviços 100% online – diferentemente dos bancos tradicionais, todos os serviços oferecidos na sua conta digital podem ser realizados quando quiser de onde estiver. Desde que seu aparelho esteja habilitado para transações. 
  • Atendimento 100% online – todos os tipos de atendimento, para qualquer tipo de solicitação do cliente é feita nas seguintes opções: chat, email ou ligação. 
  • Economia para o bolso – ter conta digital é sinônimo de estar livre de taxas e tarifas bem conhecidas nos bancos tradicionais. 
  • Menos burocracia – se identificando e habilitando seu celular para transações você consegue executar ou solicitar qualquer serviço de maneira rápida e prática. 
  • Mais comodidade – pois não há nada melhor do que poder resolver seus problemas financeiros sem ter que encarar filas e procedimentos burocráticos nas agências físicas. 
  • Mais opções de investimento – contas digitais com a do banco inter possuem aplicações para retirada a curto, médio e longo prazo, e com níveis diferentes de riscos. 
  • Cartão de crédito sem anuidade – você pode conseguir depois de se tornar cliente, um cartão de crédito sem anuidade e com limite inicial bem interessante. 
  • Saques e movimentações ilimitadas – geralmente os bancos tradicionais vendem pacotes de saques e movimentações e quando os clientes excedem são obrigados a pagar tarifas. O que não acontece na maioria das contas digitais. 

Como saber qual a melhor opção para você

Antes de mais nada, para escolher o tipo de conta em um banco digital que te atende melhor você precisa conhecer o seu perfil enquanto cliente. Pois se você prefere uma conta mais simples, ou uma com melhores opções de investimentos, ou cartões de crédito com mais vantagens e até mesmo contas e cartões com cashback, saiba que tudo isso é oferecido pelos bancos digitais. 

Por isso, aqui vai uma lista com as melhores opções em 2021 para abrir a sua conta digital: 

  • Banco inter – aplicativo com oportunidades de investimento, shopping dentro do aplicativo além de cartão de crédito sem anuidade. 
  • Banco Pan  – sem taxas e tarifas possui um aplicativo que possibilita a solicitação de crédito pessoal. 
  • Banco Nubank – disponibiliza aplicativo com interface simples e muito intuitiva, essa é a melhor opção para pessoas que querem uma conta mais simples mas com todos os benefícios de uma conta digital. 

Conclusão

Saber o que é uma conta digital e qual pode ser a melhor opção para você, que é autônomo, é o passo inicial para aproveitar as melhores vantagens de acordo com o seu perfil como cliente. Por isso, na hora de escolher seja criterioso, pois opções é o que não falta no mercado digital atualmente.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa

Conheço muitos profissionais que deixaram o estresse do escritório para se dedicar as suas atividades profissionais em suas casas. Eu mesmo sou um deles. São inúmer...

Ler artigo

Você pode ter interesse em:

16 Dicas para fazer a gestão da sua gráfica

16 Dicas para fazer a gestão da sua gráfica

Dicas para quem está iniciando uma loja online

Dicas para quem está iniciando uma loja online

Descubra como ter uma renda extra com a venda de pães caseiros

Descubra como ter uma renda extra com a venda de pães caseiros

11 Dicas de Empreendedores de Sucesso Para Você Crescer

11 Dicas de Empreendedores de Sucesso Para Você Crescer

9 passos comprovados de como vender online pela primeira vez

9 passos comprovados de como vender online pela primeira vez

10 dicas para realizar o seu orçamento familiar

10 dicas para realizar o seu orçamento familiar