Ideias e Finanças

O mercado de investimentos oferece uma infinidade de produtos que podem ser combinados para criar uma estratégia alinhada com os objetivos do investidor. Quando se trata de compra e venda de imóvel e mercado imobiliário é impossível deixar de falar a respeito dos fundos imobiliários. 

O que este artigo aborda:

Uma casa e uma escadinha de moeda representando um fundo imobiliário
Uma casa e uma escadinha de moeda representando um fundo imobiliário
Pin It

O que são fundos imobiliários?

Para entender os fundos imobiliários você precisa, primeiro, saber o que são fundos de investimentos (FI). 

Os fundos de investimento são um tipo de aplicação financeira caracterizada pela existência de vários investidores, que se reúnem para realizar investimentos financeiros conjuntos, visando atingir um objetivo em comum.

Desta forma, os investidores adquirem as cotas de um fundo de investimento e dividem as receitas e despesas de maneira proporcional às cotas adquiridas. A administração do fundo é realizada por profissionais especialistas contratados para este fim.

Os administradores/gestores são responsáveis por montar a carteira de ativos e fazer a sua gestão. Eles são remunerados pelos investidores cotistas nos termos da política e regras definidas no fundo.

Dito isso, os fundos imobiliários são um tipo de fundo de investimento focado em aplicações voltadas para empreendimentos imobiliários. Portanto, são fundos de investimentos que aplicam os recursos em ativos do mercado imobiliário. 

Entre os ativos estão, por exemplo, letras de crédito imobiliário, cotas de outros fundos de investimento imobiliário, letras hipotecárias, certificados de potencial adicional de construção, certificados de recebíveis imobiliários, entre outros. 

O investidor que opta pelo fundo imobiliário investe no mercado sem a necessidade de comprar ou vender um imóvel. Os fundos de investimento imobiliário estão previstos na Lei 8.668/93 e tem sua regulamentação definida pela Instrução CVM 472/08.

Como funcionam os fundos imobiliários?

A única obrigação do investidor é adquirir as cotas. A partir daí, toda a gestão do fundo imobiliário é realizada pelo gestor. 

Este profissional é responsável por fazer o acompanhamento diário do mercado e do patrimônio do fundo. A partir dos movimentos de economia e dos resultados ele realiza as alocações de recursos, visando atingir a melhor rentabilidade possível.

O que são cotas do fundo de investimento?

Quando se fala em fundos de investimento no geral, você precisa entender o que é a administração e o que são as cotas.

A administração/gestão é o procedimento executado por uma instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários a prestar o serviço. Todas as atividades administrativas de gestão do fundo são responsabilidade do gestor, inclusive a divulgação de informações aos cotistas.

O patrimônio do fundo de investimento imobiliário é distribuído em cotas. Essas cotas representam as frações do patrimônio e devem ser nominativas e escriturais. Isso significa que não é um certificado, mas apenas um registro eletrônico em nome do investidor. 

As cotas garantem direitos e deveres iguais a todos os cotistas, no percentual da sua participação no fundo. Desta maneira, ao investir em um fundo de investimento imobiliário, você se torna dono de uma cota proporcional ao seu investimento.

Apesar de ser dono de uma parte do fundo, o cotista não pode exercer direitos reais sobre os imóveis que integram o patrimônio do fundo, tampouco respondem pessoalmente por obrigações contratuais e legais do administrador.

Quais são os riscos de investir em FIIs?

Todo investimento tem um risco e com os fundos de investimentos imobiliários não é diferente. Neste caso, o principal risco é o de mercado: riscos políticos, financeiros e econômicos. Na prática, situações como variações nas taxas de juros, alterações em leis e desvalorização do câmbio podem afetar o investimento. 

Por se tratar de um investimento específico do mercado imobiliário, há também os riscos associados a esse mercado: mudanças na regulamentação do setor, na taxa de ocupação de imóveis, desvalorização e disponibilidade de ofertas no mercado secundário.

Desta forma, comprar cotas de fundos de investimento imobiliário pode trazer perdas patrimoniais relacionadas a problemas como a volatilidade do mercado e da economia.

Para se manter seguro com relação a esses riscos o investidor deve buscar a diversificação da sua carteira de investimentos. Ao escolher produtos financeiros, não foque apenas num ativo, mas em um conjunto de ativos que possam trazer mais segurança e rentabilidade, reduzindo riscos e ampliando as suas possibilidades de investimento.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre os fundos imobiliários, veja o vídeo do canal Fonte da Fortuna.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse