Ideias e Finanças

Se você está pensando em abrir uma loja virtual, é importante entender como ela funciona e quais são as principais vantagens desse modelo de negócio. Neste artigo vamos lhe explicar o que é uma loja virtual e como você pode aumentar as suas vendas online.

Existem diversas plataformas que você pode utilizar na criação de lojas virtuais. O conhecido Adobe Commerce, por exemplo, é uma dessas plataformas que oferece diversas ferramentas para a gestão de vendas e personalização da loja virtual.

Neste artigo, vamos te explicar o que é uma loja virtual, como ela funciona e como pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

O que este artigo aborda:

O que é uma loja virtual e como aumentar suas vendas online?
O que é uma loja virtual e como aumentar suas vendas online?
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O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual é uma plataforma online criada exclusivamente para a realização de vendas. Neste tipo de site, o vendedor pode divulgar os seus produtos ou serviços de uma forma online, atingindo assim pessoas do mundo todo.

Também conhecida como e-commerce, a loja virtual tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Dificilmente uma empresa não terá um site. Dessa forma, os vendedores conseguem expandir os seus negócios sem precisar arcar com os altos custos de uma loja física.

Numa plataforma online desse tipo, você pode escolher o tipo de layout e ajudar de acordo com as cores da sua marca. É possível também instalar sistemas de integração de meios de pagamentos e envios, por exemplo.

Como funciona uma loja virtual?

Como citado anteriormente, para você ter uma loja virtual, você precisa criar isso de forma online. Pode ser em plataformas de criação online com modelos pré-existentes ou contratando uma empresa especializada na criação de e-commerce. 

É preciso que o site seja simples para o usuário utilizar, onde ele consiga escolher o produto e efetuar o pagamento de uma forma prática e rápida, sem muita burocracia. Existem plataformas que podem ser utilizadas para a criação desse tipo de site, seja do mais simples até mesmo o mais completo, como o Adobe Commerce, um dos mais populares do mercado.

Plataformas para criação de lojas virtuais

Existem diversas plataformas para criar o seu e-commerce. Elas podem te ajudar a iniciar a sua caminhada no comércio digital. A grande maioria conta com funções diversas e únicas, que irão te facilitar na criação do seu site sem precisar ter muitas habilidades em programação.

A escolha da plataforma para criar a sua loja virtual é um passo bastante importante, pois ela será responsável por fornecer as ferramentas que você vai precisar para fazer a gestão das suas vendas. Existem diversas opções no mercado, desde plataformas gratuitas até plataformas mais completas, com recursos avançados de gestão de estoque, integração com outros sistemas e suporte ao cliente.

O que é o Adobe Commerce?

O Adobe Commerce é uma das plataformas de e-commerce que citamos e que oferece uma série de recursos para a criação e gestão de lojas virtuais. Ao utilizar o Adobe Commerce, você consegue personalizar a aparência da sua loja, gerenciar o estoque dos produtos, processar os pagamentos online de forma segura e integrar a sua loja virtual com outras ferramentas, como softwares de gestão e automação de marketing.

O Adobe Commerce fornece aos comerciantes o poder para eles criarem suas próprias experiências de compras exclusivas e de uma forma envolvente. A plataforma oferece vários recursos avançados e já prontos para uso. Possui também uma capacidade ilimitada de personalização, combinando com um ecossistema global de parceiros de implementação e um mercado enorme de extensões para dar vida aos seus projetos.

Vantagens da loja virtual

Criar uma loja virtual deixou de ser apenas uma opção e se tornou uma prioridade para os empreendedores. Os usuários comprar online cada vez mais e migrar para o digital foi o que salvou muitos lojistas nos últimos anos.

Com a boa performance que o comércio online trouxe e a facilidade para o cliente, está previsto que este segmento deve crescer nos próximos anos. As vantagens de se ter uma loja virtual incentivam cada vez mais os empreendedores a optarem por uma migração no mercado digital.

Entre as vantagens da loja virtual, temos:

  1. Mais profissionalismo e segurança;
  2. Vender 24h por dia;
  3. Maior praticidade no processamento de pedidos;
  4. Facilidade de monitorar o desempenho do site;
  5. Possibilidade de comunicação eficiente por e-mail e whatsapp;
  6. Poder visualizar melhor todos os produtos;
  7. Ferramentas integradas para facilitar a criação;
  8. Facilidade na implantação de ações promocionais;
  9. Possibilidade de investir em Marketing Digital e SEO.

Como aumentar as vendas na loja virtual?

Existem algumas estratégias que você pode implementar para aumentar as vendas da sua loja virtual. As estratégias de marketing digital que podem ser colocadas em prática são: promoções, descontos, técnicas de SEO, etc. Mas, temos mais algumas dicas para que você melhore as suas vendas:

1. Revisar o seu público-alvo

Uma das primeiras estratégias para aumentar as suas vendas é ficar de olho no seu cliente final, no seu público alvo. É importante entender qual a dor do cliente, qual o perfil e o comportamento. É fundamental ter a sua persona bem definida.

2. Ir em busca da primeira página do Google

Você sabia que os 3 primeiros resultados da primeira página do Google obtém cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas? Pois é, aí você já vê a importância de se posicionar o mais alto possível. Cerca de 69,3% das empresas online no Brasil atualmente estão fazendo SEO nos seus sites. A cada segundo em todo o mundo são feitas mais de 66 mil buscas.

3. Melhore a experiência do usuário no seu site

Melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce também é algo fundamental para aumentar as vendas na sua loja virtual. Você deve ter um site que seja fácil de navegar, com informações claras sobre os produtos, e uma boa política e agilidade na hora do atendimento ao cliente.

4. Estratégia clara de Marketing Digital

Ter uma estratégia clara de marketing digital é algo que não pode faltar nos dias de hoje. Isso inclui a criação de campanhas de e-mail marketing, a utilização das redes sociais para divulgação dos produtos e da sua marca e o investimento em publicidade online, como o Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.

5. Faça promoções e descontos

Uma estratégia que normalmente costuma dar certo é fazer promoções e descontos. Pode ser em alguma data especial ou no aniversário da loja, é preciso criar “agrados” para o seu cliente. Você pode fazer também descontos progressivos para quem compra uma maior quantidade ou até mesmo premiar com desconto quem indica aquele amigo.

6. Demonstrar confiança no seu produto ou serviço

As pessoas que ainda não conhecem o seu produto ou serviço certamente irão procurar por relatos e indicações. Ter um espaço para feedbacks da loja e dos produtos é uma boa sugestão. Por mais que as pessoas comprem bastante online atualmente, às vezes elas precisam daquele empurrãozinho para finalizar a compra e ver ele como solução para o seu problema. 

Gere confiança aos seus clientes sobre o seu produto ou serviço. Peça que outros usuários que já compraram com você deixe um depoimento sincero. Isso ajuda os novos clientes a verem o seu produto como algo mais confiável.

7. Usar somente os CTAs que mais convertem

Para que você faça isso é preciso estudar bastante sobre a sua persona e o que costuma converter mais. De nada adianta você ter uma página otimizada onde chegam várias pessoas se isso não for convertido na venda final. Seu CTA (do inglês Call to Action) precisa ser bem visível e definido.

Use cores de contraste nos botões de comprar, por exemplo. Seja objetivo e resuma o máximo que for escrever na sua CTA.

Conclusão

Uma loja virtual é uma plataforma online que permite a venda de produtos ou serviços pela internet, podendo ajudar a aumentar as finanças do seu negócio ao permitir que ele esteja disponível para clientes de todo o mundo, oferecendo uma experiência de compra personalizada e permitindo a análise de dados de comportamento do cliente.

Para obter sucesso em uma loja virtual, é importante investir em estratégias de marketing digital, oferecer promoções e descontos, utilizar técnicas de SEO, ter uma boa política de atendimento ao cliente e oferecer uma experiência de compra personalizada e fácil de navegar. Com essas dicas, é possível aproveitar os benefícios de uma loja virtual e aumentar as vendas online do seu negócio.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o que é uma loja virtual, veja o vídeo do canal Ecommerce na Prática.

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