Pensando em viajar com mais economia? Separamos alguns truques de especialistas para te ajudar a poupar dinheiro ao planejar essa aventura. Não perca!
Não tem como negar, o período de férias é o momento mais esperado por boa parte das pessoas. O motivo? É precisamente nessa época que aproveitamos para relaxar e sair da rotina, imaginando roteiros de viagem que sejam estimulantes e ricos em novas experiências.
Contudo, ao falarmos sobre o assunto muitas pessoas ficam inseguras, porque ainda acreditam que, para viver uma experiência bacana, é preciso gastar rios de dinheiro. Nada disso! Atualmente, existem várias soluções incríveis que podem ser utilizadas por quem pretende viajar e, ainda assim, poupar dinheiro.
Inclusive, esses truques devem ser praticados ao longo de todo o seu planejamento — desde a escolha do destino e compra do seguro-viagem internacional até na hora de escolher os seus passeios e restaurantes.
Mas, nada de preocupação! Para te ajudar nessa tarefa, listamos quais são esses segredos e como eles devem ser aplicados ao longo da sua organização. É só continuar com a gente neste post e descobrir mais!
O que este artigo aborda:
1. Organize suas despesas
Sem dúvida, o primeiro passo para poupar dinheiro ao planejar uma viagem é organizar as suas finanças. Isso mesmo! Até porque, de nada adianta guardar uma graninha para conhecer outro país se, no fim, as suas contas mensais estiverem todas em atraso – com juros e multas.
Portanto, comece a analisar o seu orçamento e tente colocar as suas dívidas em ordem. Nessa etapa, você até pode criar uma planilha ou utilizar aplicativos financeiros para se preparar melhor. Nessa relação, adicione os seus gastos variáveis e os fixos, considerando a sua renda mensal.
Ao conhecer a fundo as suas finanças, será possível saber quanto você conseguirá guardar por mês, traçar suas metas e ainda eliminar imprevistos no meio do caminho.
2. Poupe dinheiro
Não existe mágica! Se você deseja fazer uma viagem bacana, terá que abrir mão de alguns luxos para conseguir economizar. Ou seja, comece a realizar algumas substituições em sua rotina, como as que sugerimos a seguir:
- Diminua o consumo de energia elétrica;
- Mude os seus pacotes de internet, streaming e TV a cabo, optando por versões mais “em conta”;
- Realize passeios mais acessíveis, como aqueles com entrada gratuita;
- Evite comer fora com frequência ou pedir delivery em excesso;
- Controle os seus gastos supérfluos, em outras palavras, aqueles que são feitos por impulso e podem ser evitados.
Uma recomendação interessante é poupar aquelas verbas extras que entram na sua conta. Desse modo, será possível contar com um bônus e aumentar o seu faturamento para planejar uma viagem interessante. Estamos falando do 13º salário, de pagamentos recebidos por trabalhos como freelancer ou qualquer outra fonte de dinheiro que você conquiste durante esse período.
3. Pesquise por viagens que caibam no seu bolso
Por último, o segredo é pesquisar por destinos turísticos mais acessíveis. Nesse momento, você pode tanto buscar por lugares que tenham um custo de alimentação e hospedagem mais em conta quanto optar por viajar em épocas de baixa temporada — quando os valores tendem a ser menores.
Outra medida importante é instalar aplicativos de passagens ou visitar constantemente os sites de promoção. Neles, existe a possibilidade de criar alerta de acordo com a região que você pretende visitar. Dessa forma, sempre que alguma oferta estiver disponível, a plataforma irá te informar, enviando uma notificação diretamente para o seu smartphone ou e-mail.
Com certeza, essa é uma ótima estratégia para reduzir os seus gastos e poupar dinheiro para gastar em outros momentos igualmente importantes da sua viagem.
Viu só? Com essas dicas especiais, temos certeza de que você aprendeu como economizar dinheiro ao planejar uma superviagem.
Agora, o poder está em suas mãos! Daqui para frente, comece a colocar esses truques em prática e, em pouco tempo, você conseguirá fazer uma viagem incrível ao lado de quem você ama. Até mais!
Artigos relacionados: