Muitas pessoas sonham em ter um carro, principalmente quando são adolescentes e ainda não tem noção da responsabilidade que isso pode ser.
Essas pessoas são aquelas que no mesmo dia que completam 18 anos já estão na porta da auto escola apenas esperando a chance de tirar a sua habilitação para começar a dirigir.
E não existem dúvidas que ter um carro e uma carteira de habilitação é importante, vai ter mais liberdade geográfica, vai te permitirá trabalhar, passear e fazer todo tipo de atividade, sendo ótimo principalmente para você que não consegue parar e está sempre em movimento.
Mas o que não podemos esquecer é que todo carro, moto ou qualquer veículo que seja é um aparato mecânico complexo, o que indica que ele precisa de cuidado como tal.
Ter um veículo é ter uma grande responsabilidade, e para que tudo nele esteja unificando perfeitamente é necessário gastar. O carro traz consigo alguns gastos que preciso ter em mente.
E hoje estamos aqui justamente para ajudar nesse quesito. Hoje vamos listar aqui quais são os principais gastos que uma pessoa vai ter todo mês na hora de ter um carro.
O que este artigo aborda:
1. Combustível
Vamos começar então falando do gasto mais básico que você vai ter com seu veículo: o gasto com combustível. Isso vai mudar de carro para carro e também da forma que a pessoa o utiliza, mas o fato é que todos vão ter esse gasto em algum nível.
Existem carros que são mais econômicos, e por isso vão pedir menos combustível, mas ao mesmo tempo pode ser que não sejam tão potentes assim.
Por outro lado, também existem carros que são mais gastões, e vão consumir mais combustível, mas por outro lado vão ter mais potência, ser mais vulcões e também conseguir carregar mais peso.
Por fim, temos que lembrar que existem carros a gasolina, etanol e diesel. Cada um tem seu preço e seu custo benefício, mas independente disso, você vai ter um gasto mensal com algum dos três.
2. Higienização
Outro ponto indispensável na hora de manter um carro em dia, é o quanto você manter ele limpo. Pode até parecer superficial, principalmente porque o veículo é limpo, mas assim que sai rodando-o já está sujando.
Mas não é só pela beleza, lavar seu carro em um lava-rápido ou lugar com limpeza completa é importante para manter as peças do seu carro em dia. Até o motor precisa de limpeza, então você vai precisar dedicar parte do seu mês para isso.
Claro, você pode tentar você mesmo limpar o carro todo, mas uma limpeza especializada ao menos uma vez ao mês é mais do que necessário para ter certeza de que tudo vai estar da melhor maneira possível, e você possa andar em segurança.
3. IPVA
Essa não é uma certeza, pode ser que você pague mensal ou pague de forma única, tudo vai depender de você. Isso porque o IPVA é obrigatório, mas você pode escolher qual é a melhor maneira de se pagar.
Algumas pessoas preferem pagar o IPVA a vista, de uma vez, isso porque existe um desconto para quem faz desse jeito, mas para aturo pagar o IPVA de uma vez é impensável.
Então a pessoa paga a prestação, então vai ser um gasto mensal, e como a pessoa tem que pagar todo ano, é um gasto fixo. Lembrando que a melhor forma de lidar com isso é em um despachante em Jacarepaguá RJ, ou onde quer que você more.
E o IPVA é uma porcentagem do valor do carro, então é um valor considerável a se pensar, principalmente dependente e quão novo é o seu carro, já que aí o valor dele vai ser maior, e consequentemente o valor do IPVA também.
4. Emergências
Vamos lembrar que um carro pode gerar emergências, e às vezes isso pode acontecer de forma mensal. Não que você vai ter um grande gasto emergencial todo mês, mas pode ser que em um mês você tenha que consertar um pneu, no outro um farol, no outro comprar algum perfume para o carro.
A questão é que ainda que não existam grandes gastos mensais, existem sempre pequenos gastos, e você precisa estar pronto para lidar com eles assim como lida com todo o resto.
Nesse caso, o melhor é ter uma conta de energia para o carro. Você coloca um dinheiro lá todo mês como um fundo de energia para o veículo, da onde você tira o dinheiro das emergências.
Isso vai permitir que você tenha mais controle de gastos sobre seu veículo, consiga saber se o seu carro está gastando mais do que deveria, e até poder usar esse dinheiro para investir nele ou até trocar de carro no futuro, tudo vai depender de como você vai gerenciar tudo.
Artigos relacionados: