Ideias e Finanças

Dois exemplos de sistemas que são essenciais para empresas são o CRM e o ERP. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

É um sistema ou estratégia empresarial que se concentra na gestão e análise das interações de uma empresa com seus clientes.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) refere-se ao Planejamento de Recursos Empresariais. É uma solução de software integrada que ajuda as organizações a gerenciar e automatizar diversos processos de negócios em toda a empresa.

Apesar de plataformas diferentes, quando integradas elas podem oferecer muitos benefícios às empresas. Entenda melhor. 

O que este artigo aborda:

Integração CRM e ERP: Como funciona e quais as vantagens?
Integração CRM e ERP: Como funciona e quais as vantagens?
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Diferenças entre CRM e ERP

Como você viu anteriormente, ERP e CRM são softwares voltados para o meio empresarial, mas concentram muitas diferenças entre si. Essas características específicas de cada um são exatamente o que permitem que eles se complementam entre si.

Confira na tabela abaixo, mais detalhes sobre cada uma delas. 

Características CRM

Características ERP

Gestão de Contatos e Clientes 

  • Armazenamento centralizado de informações de contato.
  • Perfil do cliente, incluindo histórico de compras, comunicações passadas e preferências.

Integração de Processos

  • Integração de todas as áreas funcionais da empresa, como finanças, recursos humanos, suprimentos, produção e vendas, em um único sistema.

Automatização de Vendas

  • Acompanhamento do ciclo de vendas.
  • Gestão de leads e oportunidades.
  • Previsões de vendas.
  • Criação de propostas e cotações.

Gestão Financeira

  • Contabilidade e relatórios financeiros.
  • Contas a pagar e a receber.
  • Orçamento e planejamento financeiro.
  • Gestão de ativos fixos.

Marketing e Automação de Marketing

  • Segmentação de clientes com base em dados demográficos e comportamentais.
  • Programação de campanhas automáticas.
  • Envio de e-mails de marketing direcionados.
  • Rastreamento de campanhas e análise de resultados.

Recursos Humanos

  • Gerenciamento de funcionários.
  • Folha de pagamento.
  • Recrutamento e seleção.
  • Treinamento e desenvolvimento.

Atendimento ao Cliente

  • Registro e acompanhamento de solicitações de suporte.
  • Monitoramento de níveis de serviço e métricas de atendimento.

Gestão de Suprimentos e Compras

  • Gerenciamento de estoque.
  • Controle de compras e fornecedores.
  • Gestão da cadeia de suprimentos.

Integração de Comunicação

  • Histórico de interações para melhorar a personalização da comunicação.

Produção e Manufatura

  • Planejamento de produção.
  • Controle de qualidade.
  • Rastreamento de produção.
  • Gestão de estoque de produtos acabados.

Análise de Dados e Relatórios

  • Geração de relatórios personalizados para entender o comportamento do cliente.

Gestão de Projetos

  • Planejamento e acompanhamento de projetos.
  • Atribuição de recursos.
  • Controle de custos.

Automação de Tarefas

  • Agendamento de reuniões e compromissos.

Business Intelligence (BI)

  • Geração de relatórios personalizados.
  • Análise de dados para tomada de decisões estratégicas.
  • Painéis de controle e análise de tendências.

Papel do Middleware e das Portas de Comunicação (PDC)

O Middleware e as Portas de Comunicação (PDC) desempenham papéis cruciais para o CRM e ERP integrados. Eles atuam como intermediários e facilitadores na troca de dados e informações entre esses dois sistemas distintos. 

O Middleware atua como um tradutor de dados, convertendo os formatos de dados usados pelo CRM e pelo ERP para garantir que eles possam se entender e processar as informações trocadas. 

Essa tradução é crucial porque os sistemas CRM e ERP frequentemente têm estruturas de dados diferentes.

Assim, ele estabelece uma conexão eficaz entre ambos, permitindo que eles se comuniquem de forma síncrona ou assíncrona, dependendo das necessidades de integração. Além disso, também pode mapear processos de negócios entre os dois sistemas. 

Portas de Comunicação (PDC)

As Portas de Comunicação (PDC) são  pontos de conexão que permitem a troca de informações entre os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).  

Quando abertas, elas funcionam como canais de comunicação que permitem que dados relevantes, como informações de clientes, pedidos, estoque e faturamento, fluam de maneira suave e automatizada entre esses sistemas. 

Essa integração é fundamental para garantir que as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente tenham acesso às informações atualizadas em tempo real, melhorando a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas.

Passo a Passo para um sistema ERP e CRM integrado 

Após entender o que está envolvido para que haja a integração entre CRM e ERP, é o momento de entender o que precisa ser observado para que o processo seja feito com sucesso. Alguns pontos merecem destaque nesse contexto, entre eles: 

Definição do escopo

Como qualquer implementação ou melhoria quando o assunto é sistema, ter um escopo prévio e bem planejado faz toda a diferença. Ele mapeia o caminho a ser percorrido e pode evitar problemas no andamento da integração.

Escolha de fornecedores e líder técnico

Estar envolvido em um processo de integração entre ERP e CRM requer conhecimento técnico e expertise no assunto. Quando as habilidades são somadas, o trabalho passa a ser mais ágil e mais seguro. 

Reuniões internas e com fornecedores

O alinhamento entre fornecedor e equipe interna precisa ser constante no andamento do projeto. Esse compartilhamento em tempo real de informações permite que todos estejam a par da evolução da integração. 

Desenvolvimento do Middleware

Para essa etapa, é crucial conhecer bem o funcionamento de cada um dos sistemas envolvidos, o CRM e o ERP. Isso permite que o middleware seja desenvolvido de maneira assertiva, considerando o cenário e as especificidades da integração e, é claro, da empresa em si. 

Testes e implementação

Não é possível identificar o sucesso de uma integração de sistemas sem realizar testes em diversas etapas do processo. 

Com o CRM e o ERP integrados, os testes permitem identificar falhas no middleware, analisar o desempenho das Portas de Comunicação e observar como os dois sistemas performam juntos. 

Benefícios de um CRM e ERP integrados com sucesso

Com os sistemas integrados, é hora de a empresa colher os benefícios dessa integração de forma prática. Para esclarecer ainda mais esses ganhos, abaixo, você confere as principais vantagens:

  • Melhoria na eficiência operacional.
  • Tomada de decisões mais informadas.
  • Automação de processos e redução de erros.
  • Destacar os benefícios tangíveis, como eficiência nas vendas e redução de custos.
  • Ênfase na segurança dos dados.

Sistema de gestão completo 

Sistema ERP integrado da Omie está pronto para ser esse parceiro na evolução da sua empresa. 

São módulos desenvolvidos com base na realidade de pequenas e médias empresas, com uma interface intuitiva e o melhor de tudo: com integração simples com outros sistemas, como o CRM. 

Acesse, conheça e leve para sua empresa essa solução que vai mudar a gestão do seu negócio. Conte com a Omie! 

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