As moedas digitais têm se consolidado cada vez mais no mercado financeiro. Assim como aquelas tradicionais, as criptomoedas podem ser utilizadas como meio de troca de produtos ou serviços ou para fins de especulação. Seu funcionamento ocorre através do sistema blockchain, que promove operações financeiras descentralizadas por toda a internet, ou seja, sem a regulação de autoridades financeiras tradicionais, como bancos.
Ao contrário das formas mais comuns de investimentos, as moedas virtuais oferecem oportunidades mais atrativas de retorno financeiro, com lucros maiores e mais rápidos que as transações financeiras tradicionais, sendo uma ótima aposta para quem quer entrar no mercado digital. Entre as principais opções de investimento, está a locação de criptomoedas, ideal para quem ainda não está muito familiarizado com o funcionamento das moedas digitais, mas deseja entrar nesse mercado.
O que este artigo aborda:
Como funciona o aluguel de criptomoedas?
A locação de criptomoedas funciona de maneira bastante similar ao aluguel de um imóvel. Em primeiro lugar, é necessário que a pessoa interessada nessa oportunidade de negócio adquira uma quantia mínima de criptomoedas ou qualquer outro ativo digital. Em seguida, ele deve procurar uma empresa especializada e assinar um contrato de locação, transferindo a custódia da moeda para a organização por um período de tempo específico, pré definido pelas partes.
Durante esse período, a empresa ou o profissional especializado vai realizar as operações financeiras, pagando um aluguel mensal variável sobre o valor da moeda em contrato, que, normalmente, se inicia com uma rentabilidade de 4%, com possibilidade de chegar a 6%. Ao final do contrato, a criptomoeda volta para o investidor. Assim, a locação de moedas virtuais é uma opção de investimento em que não é necessário deixar as moedas paradas na expectativa de valorização.
Devido à alta flexibilidade e liquidez do mercado cripto, os investimentos nas criptomoedas podem ser extremamente rentáveis. Graças às grandes oportunidades de operações, que podem ser realizadas em qualquer dia e a qualquer momento, é possível dobrar os lucros do investimento em um único dia, trazendo retornos acima da média, quando comparado ao mercado financeiro tradicional, que oferece retornos mais demorados e, em diversos casos, mais baixos.
Cuidados com os golpes
Como em qualquer área do mercado financeiro, algumas empresas e indivíduos aproveitam a grande atenção conferida a uma oportunidade de negócio para aplicar golpes e sair por cima das oscilações do mercado. E a locação de criptomoedas não ficou de fora desse esquema. Mesmo sendo uma prática legalizada, algumas organizações promovem contratos fraudulentos e não confiáveis, que não garantem o retorno seguro para o investidor.
Então, na hora de investir no aluguel de criptomoedas, é sempre importante ter em mente uma série de cuidados para não ser trapaceado. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em um comunicado, fez um alerta para as principais características de supostos golpes financeiros, destacando que é necessário desconfiar de ofertas ou operações que prometem rendimentos muito acima de qualquer expectativa, sem informar histórico da empresa, projeto ou empreendimento no ramo do negócio.
Por isso que, antes de investir, é essencial avaliar os registros e o histórico das instituições financeiras. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e a CVM disponibiliza ferramentas em seus sites para que futuros investidores consultem se uma organização está habilitada a prestar os serviços que ela oferece.
Além disso, é sempre importante procurar profissionais especialistas no mercado de criptomoedas. Eles vão indicar os melhores caminhos e métodos para conhecer esse universo e vão realizar uma melhor gestão dos ativos alugados, garantindo maiores lucros e mais segurança na locação das moedas virtuais.
Outras oportunidades de investimento
Além da locação de criptomoedas, uma boa opção é comprar moedas digitais e aplicá-las de acordo com os seus interesses.
Adquirir criptomoedas é uma forma bastante vantajosa, em comparação com outros tipos de investimento. Além do alto potencial de retorno, às moedas digitais possibilitam uma maior liberdade de pagamento, ou seja, há uma maior facilidade no envio de qualquer valor.
Além disso, as transações realizadas através de criptomoedas são processadas com taxas baixas, em comparação com métodos tradicionais, como os cartões de crédito. Em alguns casos, as operações podem até mesmo ser isentas de cobrança.
Uma outra vantagem das moedas digitais é a maior segurança nas transações. Como são realizadas através do sistema Blockchain, as operações em cripto são verificadas por uma rede de computadores, que registra toda a movimentação das moedas em um sistema completamente criptografado, o que dificulta o acesso e a manipulação por terceiros.
Atualmente, no mercado digital, existem mais de oito mil moedas virtuais disponíveis. Se não optar pelo aluguel de criptomoedas, uma ótima opção é comprar Ripple, Bitcoin, Tether ou qualquer outra criptomoeda de sua escolha.
Investir no mercado de moedas digitais é, dessa forma, o caminho certo para quem quer se manter atualizado nas principais tendências de investimento e também no futuro do mercado financeiro.
Artigos relacionados: