Cliente bom é aquele que volta a comprar em sua loja, não é? Essa fórmula de sucesso do comércio também é válida no universo on-line, mas, nesse cenário, a competição é ainda mais acirrada. Portanto, torna-se ainda mais importante encontrar formas de manter a sua clientela fidelizada.
Muitas estratégias podem ser utilizadas para esse fim. Realizar promoções e oferecer cupons exclusivos de desconto são iniciativas clássicas e eficientes, mas existem outros caminhos para conquistar o coração dos clientes. Entenda o que pode ser adotado por sua loja no texto abaixo.
O que este artigo aborda:
- Ofereça cashback em suas vendas
- Estabeleça um programa para acumular pontos e trocar por produtos
- Personalize a experiência do cliente
- Não negligencie a comunicação com os consumidores
- Ofereça desconto na próxima compra

Ofereça cashback em suas vendas
Nos últimos anos, o cashback foi uma estratégia que ganhou força no mercado on-line brasileiro. Nele, uma parte do valor pago pelo cliente é oferecida de volta em forma de crédito ou dinheiro para utilizar novamente na loja. Assim, o consumidor fica com a sensação de que recebeu um desconto, podendo utilizar o valor descontado em compras futuras.
Estabeleça um programa para acumular pontos e trocar por produtos
Você deve conhecer os programas de milhas aéreas, certo? Essa estratégia utilizada pelas companhias aéreas é um modelo que também pode ser aplicado com a sua loja virtual. Assim, a cada compra feita pelo cliente, ele ganha uma certa quantidade de pontos. Quando ele alcançar um determinado número, esses pontos podem ser trocados por vantagens.
Mas o que oferecer? Pode ser descontos para uma próxima compra ou até mesmo a possibilidade de trocá-los por um produto ou serviço. Esse sistema pode ser feito de modo que a quantidade de pontos ganhos seja proporcional ao valor da compra. Assim, quanto mais o cliente consumir, mais pontos ele ganha para trocar.
Personalize a experiência do cliente
O grande diferencial das vendas on-line é a experiência personalizada que uma loja pode oferecer ao cliente. Afinal, com uma variedade enorme de opções na palma da mão, o que vai convencer o consumidor a comprar da sua empresa? O preço, a qualidade do produto ou serviço e as formas de pagamento influenciam, é claro, mas ele ficará cativado quando perceber que essa experiência de compra é algo voltado para ele.
Assim, implemente mecanismos que sejam capazes de estudar o comportamento de navegação do cliente e personalize as recomendações de promoções e produtos para ele. Resgate dados de compras anteriores para refinar essas recomendações e fazer com que o cliente se sinta especial.
Não negligencie a comunicação com os consumidores
Ainda nessa questão do cliente se sentir acolhido pela marca, um dos pontos principais para que ele perceba que sua opinião é importante e válida está na comunicação com a loja. É fundamental que sua loja on-line mantenha uma comunicação constante e aberta com os clientes, utilizando uma linguagem simples e direta para isso.
Essa comunicação é importante não apenas para compartilhar ofertas especiais, mas para oferecer um tratamento diferenciado no processo de pós-venda. Assim, ela pode ser utilizada para solicitar feedback e oferecer suporte caso o cliente precise. Ao mesmo tempo, ela deve ficar aberta para receber reclamações, tirar dúvidas e sanar outros problemas, tudo feito com praticidade e rapidez.
Ofereça desconto na próxima compra
Outra forma de fidelizar a clientela é por meio do desconto. Essa velha estratégia pode ser reimaginada da seguinte forma: implemente um método que ofereça ao cliente um desconto em sua próxima compra — algo que, inclusive, pode ser feito de forma cumulativa, encorajando-o a comprar mais.
Um exemplo para entender melhor: suponha que a sua primeira venda para um cliente recém-cadastrado no site tenha um desconto de 5%. Na próxima aquisição, esse valor pode ser de 10%, podendo até ser superior caso ele compre acima de um valor mínimo pré-estabelecido — claro, desde que você não tenha prejuízo com isso. Outra forma de incentivar esse retorno é por um prazo de validade na duração desse desconto, de modo que o cliente tenha que voltar logo para aproveitar o preço menor.
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