O que é fundo de funil e como aplicar na sua empresa

O que é fundo de funil e como aplicar na sua empresa

Nesse artigo, vamos explicar o que é fundo de funil e como você faz para aplicar.

Ter uma empresa que vende online pode parecer moleza. Vender sem ter que lidar diretamente com o cliente, sem ter que pagar por um espaço físico, fazer tudo do conforto da sua casa.

Pois é, metade disso é verdade e não é exatamente dessa forma. Ter uma loja online requer muito esforço e trabalho duro, e mesmo uma venda para poder ocorrer passa por um processo enorme, o qual chamamos de processo de funil. 

E hoje vamos explicar esse percurso e focar no fundo de funil, ensinando você a melhor forma de aplicá-lo na sua empresa.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é uma forma de descrever todos os processos pelo qual o cliente passa até comprar o seu produto online. O funil vai do momento onde o cliente fica sabendo da existência da sua loja até o momento em que efetuar a compra. 

Dessa forma, o processo ajuda a compreender e melhorar cada etapa que sua empresa e seus funcionários terão que passar inevitavelmente para que uma venda aconteça.

Como o funil de vendas funciona?

Em primeiro lugar, o funil de vendas é dividido em 3 partes.

Topo do funil

Esse é o momento onde o conteúdo deve ser mais amplo e aberto para todos. O topo do funil é onde você se foca para fazer com que o mundo saiba do seu produto ou serviço, e mostrando que ele pode resolver o problema de alguém. 

Claro que nessa mesma etapa, você demonstra para as pessoas que o problema que seu produto ou serviço resolve de fato e existe, mostrando o quanto ele é necessário para os clientes.

Meio do funil

Esse é o momento onde você já foi notado pelo cliente, fazendo dele um lead. Agora que ele é um lead, você precisa entender ele e fazer com que ele entenda sua empresa e também seu produto. 

Isso é feito tentando captar o máximo de informação possível sobre o seu lead, fazendo com que você possa dialogar com ele na hora de criar o seu conteúdo. Isso é importante porque você não quer um cliente a todo custo ou qualquer cliente, você quer alguém que realmente possa ser ajudado pelo seu produto ou serviço.

Isso porque essa é a maneira de ganhar um cliente fiel, ou seja, converter um lead em um lead qualificado.

Fundo de funil

Finalmente chegamos ao protagonista dessa história, o fundo de funil. Que embora seja o conteúdo mais direcionado e específico de todo o processo, é o mais delicado, uma vez que ele lida diretamente com leads já qualificados.

Nele, os leads estão convencidos de que seu serviço é válido, mas ainda estão observando outras oportunidades vindas de outras empresas. Por isso, é importante que você tenha um conteúdo bem informativo e que gere confiança no cliente, fazendo com que ele veja em você algo que ele não vai ver nos outros. 

A partir do momento em que a venda é concluída, o funil se fecha.

Como aplicar o fundo de funil na sua empresa

Existem muitas formas de se aplicar o conteúdo de fundo de funil na sua empresa. O que é extremamente positivo, uma vez que você pode adaptar a melhor opção ao seu tipo de linguagem, produto ou serviço.

Por exemplo, você pode criar um e-book, onde coloca conteúdos sobre seu produto que falem diretamente para seus leads qualificados. Ebooks gratuitos são ótimas opções para municiar seu cliente sobre porquê ele deveria comprar com você e não com a concorrência.

Mas claro, você pode optar por formas visuais mais diretas de expor seu conteúdo no fundo de funil, como por exemplo com vídeos e catálogos, onde pode mostrar mais diretamente com imagens de seu produto, testes feitos ou mesmo depoimentos de outros compradores satisfeitos.

Uma outra opção muito boa também, é disponibilizar testes gratuitos. Claro que vão mostrar para os leads qualificados o quanto você tem confiança naquilo que se dispõem a negociar. Dessa forma, eles têm certeza de que aquele produto é o que procuram e se tornam clientes fiéis e recorrentes. Mas é claro, essa opção só está disponível dependendo do que seu produto ou serviço é.

Os processos de venda de funil podem ser complexos e exigir muito da sua empresa e do seu pessoal. É muito importante que você tenha processos automatizados ou uma equipe de gestão dentro da sua empresa para garantir que erros não aconteçam.

Por isso, a Implementa Digital é a melhor solução quando o assunto é trazer resultados e ganhos para sua empresa, garantindo assim, a melhor experiência possível!

Agora que você já sabe o que é e como aplicar o fundo de funil na sua empresa, é só preparar o conteúdo e fisgar clientes a frente da concorrência.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.