O que fazer para que o consumidor compre seu produto, e não um similar de um concorrente? Desenvolva uma estratégia de marketing que responda a essa pergunta.
A estratégia de marketing faz parte do plano de negócios de uma empresa. Existem dois tipos de estratégias: para a empresa e para um produto específico. Uma estratégia empresarial ajudará:
- Entrar no mercado;
- Superar problemas, como queda nas vendas;
- Estabelecer novas metas – por exemplo, ir para o exterior.
A estratégia para um produto é aumentar as vendas de um determinado produto ou introduzir um novo no mercado. O desenvolvimento de uma estratégia de marketing ocorre em duas etapas: análise e redação de um documento.
A parte analítica utiliza dados coletados durante a elaboração do plano de negócios da empresa. Estes incluem os resultados de quatro etapas: avaliação da posição atual da empresa, análise do mercado, concorrentes e público-alvo .
Uma análise SWOT ajudará a completar o quadro. Revela os pontos fortes e fracos da marca, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Essa análise é melhor feita coletivamente: cada participante dirá quais vantagens e ameaças ele vê.
Exemplo: Você está prestes a abrir uma loja de calçados masculinos de alto padrão. O resultado de uma análise SWOT pode ser assim:
Pontos fortes: embalagens feitas de material de alta qualidade em vez de plástico, entrega rápida em localizações próximas a partir do momento do pedido, preços competitivos em comparação com aos concorrentes.
Pontos fracos: sem frete grátis para a maior parte dos estados.
Oportunidades: aumento no faturamento médio devido aos preços.
Ameaças: existem diversas lojas de no país com público maduro.
O que este artigo aborda:
- O que está incluído em uma estratégia de marketing?
- 1. Objetivo
- 2. Posicionamento da Empresa
- 3. Descrição do mercado
- 4. Plano de Marketing
- Retrato do público-alvo
- Lista de canais de publicidade
- Pontos fortes do produto
- Descrição do programa de fidelidade
- Conclusão
O que está incluído em uma estratégia de marketing?
1. Objetivo
Com base no objetivo especificado no plano de negócios. Depois de pesquisar o público, o mercado e os concorrentes, é especificado e indicado na estratégia de marketing.
O objetivo é formulado de acordo com o princípio SMART. Deve ser específico, mensurável, consistente com outros objetivos estratégicos da empresa (agradável, de acordo), alcançável (realista) e ter um prazo específico para implementação (limitado no tempo)..
Não estabeleça metas para as quais a empresa não tenha recursos suficientes. O objetivo deve ser realista – você precisa levar em consideração as condições do mercado.
2. Posicionamento da Empresa
Pense no lugar que a empresa vai ocupar na mente do consumidor, como ela vai se diferenciar dos concorrentes e quais problemas ela pode resolver para os potenciais clientes. Com base no posicionamento, são formadas uma proposta de venda única (USP), identidade corporativa da empresa e política de preços.
A mudança de posicionamento é uma forma de sair da crise. A empresa americana Arm & Hammer até 1894 vendia bicarbonato de sódio, que era adicionado à massa. No final de 1960, as vendas do produto começaram a declinar.
Estudos mostraram que os consumidores começaram a comprar pão nas lojas, e o produto da empresa passou a ser usado para limpeza e lavanderia. Então a Arm & Hammer começou a posicionar o produto como multifuncional. Hoje, esta empresa é uma das maiores fabricantes de produtos de consumo, incluindo desodorantes.
3. Descrição do mercado
Faça uma tabela dos produtos ou serviços da empresa, avalie-a e decida quais produtos podem ser retirados do mercado e quais podem ser adicionados.
Por exemplo, você vai abrir uma loja onde as pessoas virão para adições ao presente comprado – flores, balões, cartões postais. Depois de analisar as ofertas dos concorrentes e as solicitações dos clientes, você pode introduzir um serviço adicional que outros não possuem, por exemplo, entrega de brindes por correio.
4. Plano de Marketing
Este é um guia passo a passo para implementar a estratégia. Ele contém aspectos como:
Retrato do público-alvo
Sexo, idade, local de residência, estado civil, número de filhos, nível de emprego e renda, necessidades e desejos de um potencial cliente.
Lista de canais de publicidade
Televisão, outdoor, redes sociais, google ads.
Pontos fortes do produto
Benefícios que você aprendeu com os consumidores por meio de pesquisas.
Descrição do programa de fidelidade
Cartões de desconto, ofertas especiais.
Empregados responsáveis e indicadores de desempenho estratégico (KPI) devem ser atribuídos a cada item do plano. Não há KPIs universais. Decida o que será: receita, tráfego do site, número de assinantes nas páginas da empresa nas redes sociais.
Anote os prazos para a implementação da estratégia, bem como os marcos, ao atingir os quais a equipe verificará os resultados do trabalho. Acompanhe o progresso uma vez por semana, mês ou seis meses. Assim, você terá tempo para ajustar a estratégia a tempo: reformular metas e objetivos ou escolher novos.
Conclusão
Uma estratégia de marketing é um conjunto de ações que ajudam uma marca a vender um produto para um público-alvo e obter lucro. Ao desenvolver uma estratégia de marketing, leve em consideração dados de pesquisas de mercado e concorrentes.
Anote ações específicas para cada etapa, determine o funcionário responsável e os indicadores de desempenho – KPIs. Defina um prazo para avaliar os resultados do trabalho para que o processo não se arraste.
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