Pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença na hora de economizar o seu dinheiro. Confira!
Se você é daquelas pessoas que adora ficar por dentro das promoções na internet e conferir as melhores oportunidades é porque, provavelmente, preza pela economia e pelo uso inteligente do seu dinheiro.
Com educação financeira é possível ter segurança e conquistar objetivos a médio e longo prazo. Confira algumas dicas de como economizar e melhorar ainda mais a sua relação com o dinheiro!
O que este artigo aborda:
- 1. Tenha o controle das suas contas
- 2. Conheça seus gastos fixos e variáveis
- 3. Liste todos os gastos dispensáveis
- 4. Faça pesquisas de preços
- 5. Use o cartão de crédito de forma inteligente
- 6. Participe de programas de cashback
- 7. Invista
1. Tenha o controle das suas contas
A liberdade financeira começa com o controle das contas. Pode parecer difícil para algumas pessoas, mas depois de implementar uma planilha de controle ou começar a gerir as contas em um aplicativo, a atividade se torna parte de um hábito.
Para conseguir economizar é imprescindível saber o quanto você ganha e o quanto você gasta. As planilhas de controle trazem uma visão mais ampla das finanças, permitem identificar despesas desnecessárias e ajudam a economizar dinheiro.
2. Conheça seus gastos fixos e variáveis
Os gastos fixos são aqueles que se repetem todo o mês e sofrem pouca variação no valor: plano de celular, aluguel e serviços de streaming são alguns exemplos. Já os gastos variáveis são aqueles que não são constantes ou fixos, variando consideravelmente de um mês para o outro.
Para ter o controle das suas contas, é necessário conhecer todos os seus gastos, esse é o primeiro passo para conseguir economizar e usar o dinheiro de forma estratégica e inteligente.
3. Liste todos os gastos dispensáveis
Conhecendo o seu gasto vai ficar mais fácil identificar aqueles que são dispensáveis. Repense as despesas e avalie quais realmente fazem sentido. Por exemplo, será que é realmente necessário assinar três serviços de streaming? Você faz uso de todos os serviços que assina? Avalie seus gastos e elimine todos aqueles desnecessários.
Essa prática não precisa representar apenas o corte de gastos dispensáveis, você também pode tentar reduzir esses custos. Um exemplo de gasto que pode ser renegociado é a despesa com internet. É recomendado entrar em contato com a empresa responsável pela internet anualmente solicitando descontos ou redução no valor dos pacotes.
Fique atento aos valores que as empresas praticam no mercado e compare com o seu custo. Muitas vezes a sua empresa de internet está oferecendo pacotes melhores que o seu por valores mais baixos. Se for esse o seu caso, entre em contato e solicite a revisão e alteração do seu plano.
4. Faça pesquisas de preços
Uma das melhores estratégias para quem quer economizar é evitar as compras por impulso. Antes de “passar o cartão” faça uma pesquisa de preços, compare opções e avalie a sua real necessidade de realizar aquela compra.
Ser consciente e pesquisar preços e ofertas ajuda muito quem está querendo economizar. Outra dica bacana é aproveitar os períodos de promoção. Em algumas épocas do ano, as lojas oferecem ofertas com valores de produtos bem mais atraentes se comparadas com os preços cobrados regularmente.
5. Use o cartão de crédito de forma inteligente
O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo ou o seu pior inimigo. Ele é uma excelente forma de pagamento, porém, se utilizado de maneira descontrolada e sem planejamento, pode causar grandes prejuízos ao consumidor.
Por isso, estabeleça limites de gasto, utilize o cartão apenas se você tiver um controle sobre suas contas e acompanhe mensalmente todos os seus gastos com o cartão.
6. Participe de programas de cashback
Muitas lojas — físicas e virtuais — oferecem aos seus clientes os chamados “programas de cashback”. Cashback é uma palavra em inglês que significa “dinheiro de volta”.
Isso quer dizer que o cliente faz uma compra em uma loja que oferece cashback e recebe de volta parte do dinheiro gasto. As regras e o percentual de dinheiro devolvido variam de acordo com as políticas de cada empresa.
Participar desses programas ajuda a economizar dinheiro nas compras, porém é importante que o consumidor verifique as regras, faça uma pesquisa de preços, avalie despesas adicionais, como o frete, por exemplo, e evite comprar “só porque está barato” ou “só porque vale a pena”.
7. Invista
Por fim, saber onde e como aplicar o dinheiro de maneira inteligente é uma boa forma de economizar. Quando você deixa de gastar o dinheiro com despesas desnecessárias e aplica esse dinheiro em investimentos, os recursos rendem e você cria um ambiente favorável para atingir objetivos maiores.
Economizar dinheiro demanda mudança de comportamento e nova visão a respeito dos nossos gastos. Com bons hábitos é possível economizar e ainda planejar um futuro mais tranquilo e sem preocupações.
Artigos relacionados: