Planejamento financeiro para viagem: Como fazer?

Com a situação de pandemia do coronavírus se tornando cada dia mais controlada, brasileiros e brasileiras se sentem mais encorajados e com maior vontade de viajar ao exterior.

O período de isolamento, sem dúvida, afetou a forma como a população nacional vê a atividade. Para aqueles que já viajavam com frequência, o desejo é de voltar à atividade. Para os que ainda têm vontade de realizar uma viagem internacional, a corrida agora é pelas condições ideais.

O principal fator a se preocupar, é claro, é a condição financeira e o volume do investimento que deverá ser feito. Viagens para o exterior podem sair caro, por isso é importante ter tudo na ponta do lápis e muito bem organizado. E para tal, é preciso saber como controlar as finanças, a fim de chegar ao valor desejado para a viagem.

Saldo positivo

Primeiro de tudo, ter a conta bancária livre de débitos é essencial. O recomendado é eliminar todos os débitos para ter espaço para acumular.

O profissional autônomo ou MEI deve checar a regularidade dos seus negócios e planejar a quitação de débitos. As contas atrasadas precisam ser incluídas, assim como débitos de empréstimo e qualquer outra despesa gerada pela aquisição antecipada de bens e serviços.

Planejamento financeiro para viagem: Como fazer?

As despesas financeiras, de maneira geral, podem ser checadas na seguinte ordem:

  • Débitos de financiamento (imóveis, casa, apartamento, veículos);
  • Prestação de bens materiais (eletrodomésticos, móveis e afins);
  • Assinatura de serviços (streaming e outros);
  • Contas e despesas básicas.

Com o valor desses itens em mente, é mais fácil saber qual deles precisa de atenção, quais dívidas podem e precisam ser quitadas e quais despesas podem ser cortadas, a favor de maior economia. É tratando desses itens que a conta permanece no saldo positivo e viabiliza a economia.

Economia diária

Depois de saber quais são as despesas e os débitos que precisam de atenção, é necessário entender qual a melhor forma de economizar o dinheiro que entra na conta. O consenso geral é de que 10% da renda mensal é o total ideal para o acúmulo de valores substanciais. Essa porcentagem, é claro, pode ser adaptada ao estilo de vida e às necessidades individuais.

O valor acumulado em si também não deve ficar parado na conta. Hoje em dia, existem muitas opções de investimento para além da poupança. Além disso, o uso de cartão de crédito também pode funcionar como um facilitador. São muitos os bancos que oferecem planos de fidelidade com acúmulo de milhas, que podem ser usadas para baratear os custos da viagem planejada.

Planejando a viagem

Nenhuma dessas dicas irá funcionar com eficiência se uma meta não for estabelecida. Planeje sua viagem de antemão, analisando valores essenciais, valores extras e planos de contingência.

Hospedagem, passagens e alimentação são os três principais fatores a serem considerados. Depois disso, vêm as despesas com lazer e atividades no destino escolhido. Tudo deve ser considerado com uma margem de segurança e um valor para ser gasto no caso de emergências.

Existem muitos portais com excelentes informações sobre qualquer destino. Para saber o melhor momento, melhores lugares e melhores chances de economia, o viajante pode consultar a internet e se atualizar constantemente durante o período de preparação.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

O que fazer para complementar a renda?

O que fazer para complementar a renda?

Dicas práticas de como economizar para quem tem salário fixo

Dicas práticas de como economizar para quem tem salário fixo

Afinal, como dividir o salário corretamente?

Afinal, como dividir o salário corretamente?

Como calcular o 13º salário passo a passo

Como calcular o 13º salário passo a passo

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?

O Que Significa Melhor Data de Compra no Cartão de Crédito?

O Que Significa Melhor Data de Compra no Cartão de Crédito?