Fluxo de caixa pessoal: O que é e como fazer?

Você é uma pessoa desorganizada com as suas contas pessoais? Sabia que isso tem solução? Basta que você implemente formas de controle de fluxo de caixa pessoal! Faça isso e acabe com seus problemas de gestão de contas pessoais.

O fluxo de caixa pessoal é uma das melhores maneiras de você controlar suas despesas. E com isso, mudar seu panorama financeiro. Da mesma forma que empresas controlam seus caixas, você poderá controlar o seu.

Saber quanto se ganha e quanto se gasta é essencial para um bom planejamento futuro. Se você tem a intenção de ter um futuro melhor, mudanças de hábitos de fazem necessárias urgentemente! Você não só passará o mês tranquilo, como também a sua velhice.

O que é fluxo de caixa pessoal?

O fluxo de caixa pessoal basicamente é uma forma de você controlar seus ganhos e gastos. E assim, poder projetar coisas futuras, como aquisições ou investimentos. Ela te ajudará a controlar gastos futuros e despesas médicas emergenciais.

Usar o fluxo de caixa pessoal irá te ajudar a mudar completamente seu panorama financeiro, e assim, mudar suas perspectivas de vida. Com isso, poderá poupar para planejar investimentos ou até mesmo abrir um negócio para alavancar sua vida.

Fluxo de caixa pessoal: O que é e como fazer?

Procure implementar um método de controle financeiro como o fluxo de caixa pessoal. Isso deveria ser ensinado nas escolas, visto que muda todo o panorama de vida de uma pessoa. Educação financeira e pessoal nunca é demais.

Para que serve o fluxo de caixa pessoal?

O fluxo de caixa pessoal, serve para você ter controle dos seus gastos. Se você é uma pessoa com hábitos de gastos excessivos, ele te ajudará na sua educação financeira. E isso te ajudará a parar de adquirir dívidas e até mesmo, planejar a quitação delas.

Qual a importância do fluxo de caixa pessoal?

A importância do fluxo de caixa pessoal é enorme! Pois, assim, você irá conseguir planejar o pagamento de dívidas que estão tirando o seu sono. Educação financeira pessoal, deveria ser matéria constante no meio escolar fundamental.

Como fazer um fluxo de caixa pessoal?

Primeiramente, se você quer fazer a implementação em sua vida de um fluxo de caixa pessoal você terá de organizar algumas questões em sua vida. E a primeira delas é procurar uma planilha de fluxo de caixa pessoal gratuita.

Existem algumas planilhas de fluxo de caixa pessoal mensal que são pagas você também poderá optar caso queira. Elas irão ajudar a mudar o cenário financeiro da sua vida, pois, com controle financeiro você muda todo o panorama da sua vida.

Após isso, você deverá preencher nela as seguintes movimentações em suas finanças, como por exemplo:

  • Gastos mensais fixos, como as contas de água, luz, internet, TV, telefone, gás, condomínio, cartão de crédito, financiamentos e empréstimos pessoais;
  • Entrada de valores em sua conta, de todas as ruas rendas nos últimos 3 meses;
  • Preencher quais foram os gastos pessoais nos últimos 3 meses.

De posse dessas informações, você poderá planejar o mês atual, e metas para mudar os seus hábitos de consumo no mês seguinte. Após isso, procure desenvolver esse tipo de planejamento mensalmente, e isso te ajudará no controle de gastos futuros.

O que mais preciso saber sobre fluxo de caixa pessoal?

Após o final de 3 meses de controle financeiro, procure fazer uma comparação com os outros 3 meses onde você não procurou controlar suas finanças. Dessa forma, você irá ver em quais pontos evoluiu e quais precisa sanar para melhorar sua vida financeira.

O ideal aqui é que você possa passar a ter dinheiro sobrando para investir, comprar, ou atingir uma meta futura. Procure também preencher estas informações em sua planilha pessoal:

  • Saldo diário de valores disponíveis (em mãos e em contas);
  • Receitas diárias e mensais (principalmente, anote ganhos extras);
  • Todos os Movimentos de entrada e saída de dinheiro.

Se você não quiser um controle completo assim, poderá procurar uma planilha de fluxo de caixa pessoal mensal simples. Dois dos princípios básicos do fluxo de caixa pessoal é que ele poderá ser controlado diariamente ou mensalmente.

Se você não é bom em trabalhar com planilhas, poderá em seu celular Android ou iOS baixar aplicativos de fluxo de caixa pessoal ou no computador através de um software de gestão pessoal. Poderá adquirir o hábito de usá-lo e assim, simplificar na palma da sua mão o seu controle financeiro.

Conclusão

Só não muda o seu panorama financeiro pessoal quem não quer. Pois, hoje em dia existem inúmeros tipos de aplicativo fluxo de caixa pessoal, para todos os gostos. Uns pagos, e mais completos, e outros menos completos e gratuitos. Procure planejar suas finanças e deixe de ser uma pessoa inconsequente!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Afinal, como dividir o salário corretamente?

Afinal, como dividir o salário corretamente?

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Como calcular o 13º salário passo a passo

Como calcular o 13º salário passo a passo

6 melhores apps para finanças pessoais

6 melhores apps para finanças pessoais

Como calcular o 13º salário

Como calcular o 13º salário