É importante entender como funciona a concessão de crédito antes de tomar qualquer decisão na hora de solicitar empréstimos — mesmo se você pesquisar em diversos sites e instituições diferentes para fazer comparações de ofertas. Através de informações, você sabe o que significa, quem pode conseguir e como aumentar as suas chances.
Para não ter problemas que atrapalhem o seu cotidiano e impeçam a concessão, é preciso estudar sobre o tema e reconhecer seus principais tópicos. Assim, entenda tudo a respeito para ter sucesso em seu pedido!
O que este artigo aborda:
- O que é concessão de crédito?
- O que é e como funciona uma análise de crédito?
- Dados cadastrais
- Restrições no nome
- Perfil de crédito
- Renda
- Dicas para aumentar as chances de conquistar a concessão de crédito
- Priorize ter o nome limpo
- Tenha uma boa relação com o mercado de crédito
- Monitore seu score de crédito
- Pague suas contas em dia
- Mantenha seus impostos pagos em dia
- Faça o Cadastro Positivo
- Não realize consultas de crédito em excesso
O que é concessão de crédito?
São recursos financeiros fornecidos a uma pessoa em específico, seja jurídica ou física. O crédito permite obter um capital para ser utilizado conforme as condições do contrato, e deve ser pago posteriormente.
Saber o que é concessão de crédito, permite que você compreenda que os valores são concebidos através de um credor. As instituições financeiras realizam uma análise de crédito e avaliam se o cliente terá condições de cumprir com o compromisso.
O que é e como funciona uma análise de crédito?
Consiste em analisar se um cliente realmente terá condições de cumprir com acordo. Dessa forma, a instituição estima qual será o risco de inadimplência e determina se disponibiliza ou não o crédito. Caso se concedido o crédito, também será definido as condições do contrato, como taxas de juros, número de parcelas, etc.
O intuito é entender o seu perfil e condições financeiras, analisando diversas informações, como documentos e histórico financeiro. Essa avaliação pode variar de um local para outro, conforme a política interna de cada credor. Geralmente, checam os seguintes dados:
Dados cadastrais
Os dados mais comuns analisados são o CPF, telefone, estado civil, nível de escolaridade, profissão, região onde vive, renda e a idade.
Restrições no nome
Além disso, as instituições tendem a avaliar se você tem algum tipo de pendência em aberto. A restrição no nome é um dos principais problemas dos brasileiros que prejudica na obtenção de um bom empréstimo ou financiamento. É verificada junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito.
Afinal, se a pessoa encontra-se em situação negativada, demonstra que não cumpriu com seus compromissos financeiros, o qual influência na credibilidade ao solicitar crédito, já que tem chances aumentadas de não cumprir com essa possível concessão de crédito também.
Perfil de crédito
Com o seu perfil de crédito, as instituições compreendem como funciona a sua relação com o meio financeiro. É possível saber melhor como é a sua vida com o dinheiro, se você é um consumidor consciente com controle pleno dos gastos ou não, por exemplo.
Através do score de crédito disponibilizado pelos birôs de crédito, muitas instituições financeiras podem avaliar seu perfil. É uma pontuação de 0 a 1000, em que quanto maior, mais chances de você ser um bom pagador, ou seja, aumenta as chances de uma concessão do crédito.
Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto, confira esse artigo e entenda qual é o seu perfil de crédito para encontrar a melhor opção de crédito para você, de maneira muito mais prática e rápida!
Renda
As empresas partem para a consulta de renda com a intenção de saber se o valor daquele empréstimo é adequado ao seu perfil e se você consegue pagar. A quantia emprestada não pode ultrapassar os 30% de seu salário. Geralmente solicitam comprovantes de renda ou extratos bancários que confirmem sua renda para checar esse ponto.
Dicas para aumentar as chances de conquistar a concessão de crédito
Conquistar o crédito dos sonhos parece ser um desafio, porém quando você se organiza e mantém a sua vida financeira tranquila, aumenta as chances de obter uma concessão de crédito. Separamos as seguintes dicas para te ajudar nessa missão. Veja:
Priorize ter o nome limpo
Como mencionamos, ter restrições no nome pode dificultar muito uma concessão de crédito. Então, busque manter seu nome limpo, controlando suas finanças e pagando tudo em dia.
Tenha uma boa relação com o mercado de crédito
O contato com o mercado de crédito começa quando se atinge a maioridade e inicia o uso de crédito no mercado, porém, para melhorar o relacionamento é necessário que você trabalhe na construção de boas relações ao ter contas em seu nome.
Por exemplo, o pagamento em dia das faturas do cartão de crédito, onde você paga corretamente todos os meses para as financeiras verificarem que você quita o que deve no dia certo.
Ao ter este tipo de atitude, você aumenta as suas chances de concessão de crédito, pois a empresa entende que o seu perfil é o de uma pessoa organizada, que paga o que deve e não deixa nada atrasar.
Monitore seu score de crédito
Verificar sua pontuação regularmente é um passo necessário na rotina de qualquer pessoa que pretende solicitar uma linha de crédito, pois é através desta informação que você entende se o score permanece estagnado na pontuação média ou aumentou com o decorrer de suas ações positivas, ou se diminuiu devido a algum problema nos pagamentos de contas.
Dessa forma, consegue verificar o melhor momento para solicitar um crédito no mercado para ter melhores chances de aprovação. É só acessar as plataformas de birôs de crédito e logar em sua conta.
Pague suas contas em dia
É importante pagar todas as suas contas sempre em dia, para não ter atrasos significativos. Se você tiver a oportunidade de adiantar o pagamento, consegue criar uma relação agradável com as instituições financeiras, por não deixar as contas atrasarem.
Montar uma planilha no Excel é uma prática eficaz que te ajuda a entender a sua vida financeira, o que pode ser gasto, quando gastar e o quanto tem disponível para o resto do mês. Ao fazer este estudo, você melhora a sua rotina e se mantém confortável sem passar por apertos.
Mantenha seus impostos pagos em dia
Os impostos precisam ser quitados na data correta, principalmente quando se trata de IPTU, IPVA e outros. Os pagamentos feitos sem ocorrer atrasos geram uma noção melhor sobre o seu perfil para as credoras, que sabem que você é sério, focado e não gosta de dever o que tem em seu nome, aumentando as chances de obter crédito.
Faça o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é realizado com o Serasa e nesta plataforma você encontra perguntas básicas para responder. A intenção é atuar como um tipo de currículo financeiro dos brasileiros para auxiliar na obtenção de crédito de forma mais rápida, já que as instituições têm a possibilidade de consultar os dados em segundos.
Todas as informações dispostas no Cadastro ajudam na conquista de um bom valor no empréstimo, no cartão de crédito ou financiamento. Por esse motivo, mantenha as suas informações sempre atualizadas para que a consulta aconteça imediatamente por parte dos bancos.
Não realize consultas de crédito em excesso
Para aumentar as chances de obter crédito, você não deve fazer inúmeras consultas no mesmo mês. Isso pode demonstrar uma instabilidade financeira soando negativo, pois todas as consultas são registradas no seu cadastro por um tempo, e por esse motivo, as credoras podem verificar os locais em que já passou por uma análise de crédito.
Gostou de nossas dicas para facilitar uma concessão de crédito? Então, busque colocar tudo em prática e fique atento com suas finanças. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!
Artigos relacionados: