Criar um projeto do zero, vê-lo crescer no mercado e se valorizar é algo que muitos empreendedores sonham. Por isso, nos últimos anos, surgiram muitas startups no mercado brasileiro. Para entender esse crescimento, é importante aprender a calcular o valuation, o valor de um negócio.
No mercado atual, as startups são as empresas mais atrativas do momento. Uma ideia inovadora tem valor e é importante saber o quanto ela vale. Essa também pode ser uma estratégia para atrair investimentos e chamar a atenção do mercado.
O que este artigo aborda:
- O que é valuation?
- Qual é a importância de calcular o valuation de uma startup?
- Como calcular o valuation de uma startup?
- Total de ativos + lucro líquido
- Base zero
- Venture Capital
- Conclusão
O que é valuation?
A palavra “valuation” em português significa “avaliação de empresas”. Basicamente, o valuation seria o valor da empresa. O cálculo do valuation estima o preço de uma startup no mercado, apontando seu valor presente e o que ele pode representar no futuro.
Para definir o valor de uma empresa, diversos fatores são levados em consideração. Existem diferentes métodos que são usados para calcular o valuation, falaremos sobre eles mais a frente.
Antes disso, é importante explicar por que calcular o valuation de uma startup pode ser crucial para atrair investidores e potencializar uma ideia inovadora.
Qual é a importância de calcular o valuation de uma startup?
O conceito de valuation é o cálculo de valor de uma empresa. No caso de novas startups, o cálculo do valor de mercado é ainda mais importante, porque essas empresas, geralmente, possuem pouco tempo de atuação no mercado, pouco histórico financeiro e, com isso, o cálculo do valuation se utiliza de dados mais subjetivos.
Já em casos de startups num estágio mais avançado, o valuation é importante para que a empresa consiga mostrar a sua valorização no mercado. Nesses casos, o valuation é importante para atrair maiores volumes de investimentos para a ampliação de projetos.
Há três métodos que são utilizados para calcular o valuation de uma startup. Depois de mostrar a importância de saber o valor de uma startup, vamos explicar quais são as melhores formas de chegar ao valor de mercado de uma empresa.
Como calcular o valuation de uma startup?
Como vimos no tópico acima, o cálculo do valuation de uma startup pode considerar diversos fatores, de acordo com o seu estágio e com as suas pretensões de mercado. Abaixo falaremos sobre os três métodos de cálculo de valuation:
Total de ativos + lucro líquido
O primeiro método de cálculo é bem simples. Ele consiste na soma do lucro líquido da empresa e do total de ativos que ela possui. Então, para calcular o valuation nesse caso, basta somar os ativos e os lucros líquidos do balanço financeiro mais recente de sua startup.
Mas o que pode ser considerado como ativo de uma startup? Confira abaixo:
- Dinheiro em caixa nas contas bancárias;
- Pagamentos a receber;
- Matéria-prima;
- Equipamentos;
- Mercadorias;
- Aplicações financeiras de curto prazo;
- Imóveis.
Esse método é bastante recomendado para startups de pequeno porte, que têm pouco tempo de atuação no mercado e poucos sócios.
Base zero
Outro método de cálculo bem simples é o “base zero”. Para calculá-lo é bem fácil, basta responder à pergunta: quanto dinheiro um empreendedor precisaria ter para começar uma empresa do zero, com características e segmentos semelhantes à sua startup?
E para responder essa pergunta, você deve somar os valores de todos os ativos tangíveis que a startup possui. Todo o investimento que já tiver sido feito no negócio ou que está aplicado deve ser considerado nessa conta.
Some todos os investimentos já realizados a todo maquinário, matéria-prima, funcionários, produtos em estoque, impostos e taxas já pagos ao longo da atuação da startup no mercado. Esse será o valuation do seu negócio.
Venture Capital
Esse é o método mais complexo entre os três. O método de Venture Capital é bastante usado por startups que já estão consolidadas no mercado. Em um estágio mais avançado, startups precisam buscar investidores para financiar a ampliação do negócio.
Com mais tempo de mercado, startups podem compilar dados mais confiáveis de sua atuação. É importante definir um período de médio e longo prazo para mostrar aos investidores o quanto eles devem receber no futuro por seus investimentos.
Por isso, é importante ter em mãos informações como o volume de investimento que será feito na empresa nos próximos anos, a estimativa de faturamento, a projeção de margem líquida e a receita para o ano de resgate do investimento.
Conclusão
Essas são as melhores formas para calcular o valuation de uma startup. Saber o valor da empresa é importantíssimo para o seu crescimento no mercado, tanto para estimar o momento atual como para projeções de futuro e atração de investidores para o negócio.
Artigos relacionados: