Ideias e Finanças

Criar um projeto do zero, vê-lo crescer no mercado e se valorizar é algo que muitos empreendedores sonham. Por isso, nos últimos anos, surgiram muitas startups no mercado brasileiro. Para entender esse crescimento, é importante aprender a calcular o valuation, o valor de um negócio. 

No mercado atual, as startups são as empresas mais atrativas do momento. Uma ideia inovadora tem valor e é importante saber o quanto ela vale. Essa também pode ser uma estratégia para atrair investimentos e chamar a atenção do mercado. 

O que este artigo aborda:

Um foguete subindo encima de um tanto de dinheiro
Um foguete subindo encima de um tanto de dinheiro
Pin It

O que é valuation?

A palavra “valuation” em português significa “avaliação de empresas”. Basicamente, o valuation seria o valor da empresa. O cálculo do valuation estima o preço de uma startup no mercado, apontando seu valor presente e o que ele pode representar no futuro. 

Para definir o valor de uma empresa, diversos fatores são levados em consideração. Existem diferentes métodos que são usados para calcular o valuation, falaremos sobre eles mais a frente. 

Antes disso, é importante explicar por que calcular o valuation de uma startup pode ser crucial para atrair investidores e potencializar uma ideia inovadora. 

Qual é a importância de calcular o valuation de uma startup? 

O conceito de valuation é o cálculo de valor de uma empresa. No caso de novas startups, o cálculo do valor de mercado é ainda mais importante, porque essas empresas, geralmente, possuem pouco tempo de atuação no mercado, pouco histórico financeiro e, com isso, o cálculo do valuation se utiliza de dados mais subjetivos. 

Já em casos de startups num estágio mais avançado, o valuation é importante para que a empresa consiga mostrar a sua valorização no mercado. Nesses casos, o valuation é importante para atrair maiores volumes de investimentos para a ampliação de projetos. 

Há três métodos que são utilizados para calcular o valuation de uma startup. Depois de mostrar a importância de saber o valor de uma startup, vamos explicar quais são as melhores formas de chegar ao valor de mercado de uma empresa. 

Como calcular o valuation de uma startup? 

Como vimos no tópico acima, o cálculo do valuation de uma startup pode considerar diversos fatores, de acordo com o seu estágio e com as suas pretensões de mercado. Abaixo falaremos sobre os três métodos de cálculo de valuation:

Total de ativos + lucro líquido 

O primeiro método de cálculo é bem simples. Ele consiste na soma do lucro líquido da empresa e do total de ativos que ela possui. Então, para calcular o valuation nesse caso, basta somar os ativos e os lucros líquidos do balanço financeiro mais recente de sua startup. 

Mas o que pode ser considerado como ativo de uma startup? Confira abaixo:

  • Dinheiro em caixa nas contas bancárias; 
  • Pagamentos a receber; 
  • Matéria-prima;
  • Equipamentos;
  • Mercadorias; 
  • Aplicações financeiras de curto prazo;
  • Imóveis. 

Esse método é bastante recomendado para startups de pequeno porte, que têm pouco tempo de atuação no mercado e poucos sócios. 

Base zero 

Outro método de cálculo bem simples é o “base zero”. Para calculá-lo é bem fácil, basta responder à pergunta: quanto dinheiro um empreendedor precisaria ter para começar uma empresa do zero, com características e segmentos semelhantes à sua startup? 

E para responder essa pergunta, você deve somar os valores de todos os ativos tangíveis que a startup possui. Todo o investimento que já tiver sido feito no negócio ou que está aplicado deve ser considerado nessa conta.

Some todos os investimentos já realizados a todo maquinário, matéria-prima, funcionários, produtos em estoque, impostos e taxas já pagos ao longo da atuação da startup no mercado. Esse será o valuation do seu negócio. 

Venture Capital 

Esse é o método mais complexo entre os três. O método de Venture Capital é bastante usado por startups que já estão consolidadas no mercado. Em um estágio mais avançado, startups precisam buscar investidores para financiar a ampliação do negócio. 

Com mais tempo de mercado, startups podem compilar dados mais confiáveis de sua atuação. É importante definir um período de médio e longo prazo para mostrar aos investidores o quanto eles devem receber no futuro por seus investimentos. 

Por isso, é importante ter em mãos informações como o volume de investimento que será feito na empresa nos próximos anos, a estimativa de faturamento, a projeção de margem líquida e a receita para o ano de resgate do investimento. 

Conclusão

Essas são as melhores formas para calcular o valuation de uma startup. Saber o valor da empresa é importantíssimo para o seu crescimento no mercado, tanto para estimar o momento atual como para projeções de futuro e atração de investidores para o negócio.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Quais são os custos com acidente de trabalho

Você sabia que além dos danos físicos, os acidentes de trabalho geram prejuízos financeiros significativos? Nesse artigo você vai descobrir os custos com acidente de trabalho e ainda aprender como […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse