Qual é a importância de um cronograma financeiro para uma empresa?

No ano de 2020, vivenciamos um momento delicado, onde muitas pessoas perderam o emprego e muitas empresas precisaram fechar suas portas por conta da situação pandêmica causada pelo coronavírus. Apesar da medida ter sido necessária para que as pessoas não se contaminarem com o vírus, o ato de fechar a porta das empresas fez com que muitas acabassem se desestabilizando financeiramente. 

Hoje em dia, porém, apesar da situação ainda não ter voltado 100% ao normal, muitas empresas já estão reabrindo e muitas pessoas já estão conseguindo se posicionar no mercado de trabalho. No entanto, tendo em vista todos os acontecimentos passados, a maioria das empresas está optando por, antes de tudo, fazer um cronograma financeiro. 

Além de ajudar os donos das empresas a tomarem decisões comerciais melhores, os planejamentos financeiros apresentam diversas outras vantagens para a empresa em âmbito geral, além disso, asseguram que as estratégias de investimento sejam eficazes.

Sendo assim, para que você consiga entender um pouco mais sobre o assunto, separamos aqui neste artigo do Ideias e Finanças os principais tópicos relacionados, portanto, continue a leitura e fique por dentro. 

O que é o cronograma financeiro de uma empresa?

A princípio, para que possamos entender sobre a importância do cronograma financeiro, é interessante destacar em que consiste esse termo, e quais são as principais formas de desenvolver um cronograma financeiro em uma empresa, para que ela consiga alcançar patamares de reconhecimento cada vez maiores. 

Qual é a importância de um cronograma financeiro para uma empresa?

O cronograma financeiro, na verdade, nada mais é do que o planejamento, um termo muito usado em diversos assunto, além disso, um termo que deve ser levado em consideração em diferentes ramos, afinal, ao planejar uma viagem, por exemplo, é necessário que seja feito um planejamento com a rota e com os valores para que o destino final possa ser alcançado. 

Apesar do exemplo ter sido um pouco distante, no caso de uma empresa, o cronograma financeiro, ou seja, o planejamento financeiro, funciona da mesma maneira, sendo assim, antes da empresa chegar ao destino final, que seria o sucesso, é necessário que as etapas sejam organizadas para serem executadas da melhor maneira possível. 

Qual a importância do cronograma financeiro?

Como mencionamos acima, a principal importância do cronograma financeiro está relacionada com a questão da empresa obter sucesso em toda sua jornada, no entanto, além dessa questão, existem algumas outras importâncias que podemos mencionar quando pensamos no cronograma financeiro em uma empresa.

A primeira dessas importâncias está relacionada com a questão de estar preparado para uma crise, ou até mesmo para uma pandemia, que foi o ocorrido no ano de 2020. Como mencionamos, muitas empresas precisaram fechar suas portas, até mesmo por conta de uma medida preventiva para que as demais pessoas não fossem contaminadas com o vírus, porém, caso a empresa tivesse um cronograma financeiro devidamente desenvolvido, poderiam ter trabalhado para que a empresa funcionasse apenas no formato online, por exemplo. Sendo assim, ao adotar um cronograma financeiro, você conseguirá garantir que sua empresa sobreviva mesmo em meio a um imprevisto. 

Outro fator que reflete diretamente na questão da empresa ter um cronograma financeiro são as contas. Isso porque, assim como funciona em nossa casa, por exemplo, a empresa também precisa lidar com a questão das contas de luz, energia, água e hipoteca, por exemplo, as quais não são baratas, ainda mais tendo em vista que existem empresas com mais de 500 funcionários contratados. Além disso, a empresa tem que dar conta de pagar o salário de todos os funcionários sem atrasos, bem como os acertos em caso do funcionário ser mandado embora, e diversos outros tributos que os trabalhadores possuem direito. 

Em terceiro lugar, outra importância que pode ser destacada quando pensamos no cronograma financeiro de uma empresa é em relação a mão de obra. Isso porque, ao pensarmos em uma fábrica de bebidas, por exemplo, é fundamental que a empresa consiga arcar com todos os custos necessários para o processo de produção, bem como deve arcar com os gastos relacionados ao transporte para que a matéria prima chegue até a empresa e, então, a produção seja iniciada. 

Além de todos esses pontos mencionados acima, ao ter um cronograma financeiro bem desenvolvido, maiores serão as chances da empresa começar a investir e, com isso, apresentar um crescimento elevado, tanto no que diz respeito a funcionários, quanto no que diz respeito a reconhecimento e vendas. Além disso, quanto mais reconhecida sua empresa for, mais as pessoas irão almejar por um cargo.

Como organizar um cronograma financeiro para a empresa?

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, desenvolver e organizar um cronograma financeiro para uma empresa é uma tarefa um tanto quanto simples, além disso, para que esse processo seja melhor aproveitado, existem diferentes instituições que atuam auxiliando, como, por exemplo, a Bitis Sistema de Gestão Online, que conta com um atendimento altamente qualificado, com profissionais capacitados. 

Assim, agora que você já sabe quais são as importâncias de ter um cronograma financeiro para sua empresa, invista na mudança e faça com que seu negócio seja muito mais reconhecido. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

10 desafios do dia a dia do gestor financeiro

Como emitir nota fiscal eletrônica

Como emitir nota fiscal eletrônica

Saiba tudo sobre impostos federais, estaduais e municipais

Saiba tudo sobre impostos federais, estaduais e municipais

Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer para economizar

Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer para economizar

3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

3 erros que sua empresa pode estar cometendo na gestão financeira

Como estimar o valuation da minha startup?

Como estimar o valuation da minha startup?