É primordial que o gestor de uma empresa precise ter familiaridade com a matemática financeira, de modo a realizar a administração do seu negócio da melhor maneira possível.
Sem esses conhecimentos básicos sobre a matéria, é praticamente impossível que ele faça o gerenciamento adequado do fluxo de caixa, bem como realize o controle da folha de pagamento e fluxo de mercadorias.
Daí se pode extrair a necessidade do gestor dessa empresa ter esse conhecimento sobre a matemática financeira, de modo que ele possa realizar esse controle da melhor forma possível.
A matemática financeira trabalha basicamente com os valores e números. São essas duas ferramentas que a empresa precisa e das quais depende diretamente para a sua existência, bem como para o seu crescimento.
Fazer o controle adequado desses números é um dos grandes desafios enfrentados pelo empresário. Se você tem um negócio e também enfrenta desafios em relação à gestão empresarial e à matemática financeira, saiba que este texto foi criado para você.
Nele, abordaremos alguns aspectos importantes que dizem respeito a essa matemática, bem como daremos algumas dicas e conceitos sobre ela. Sendo assim, continue essa leitura e saiba mais.
O que este artigo aborda:
- Aplicação da matemática financeira nas empresas
- Sobre os processos financeiros da empresa
- Sobre os juros simples
- A importante valoração do risco versus o retorno obtido
- A tomada de decisão
- Conclusão
Aplicação da matemática financeira nas empresas
A matemática financeira é um dos ramos da matemática usada especificamente para analisar dados financeiros gerais.
Para tanto, utiliza um conjunto de conceitos como: capital, patrimônio líquido, os juros, a inflação, os empréstimos e investimentos, o lucro, o valor presente e valor futuro, fluxo de caixa daquela empresa, a taxa de retorno, etc. Sua função é analisar e estudar a movimentação do dinheiro.
Portanto, os cursos de administração de empresas e contabilidade possuem matemática financeira em seus cursos.
Mas também existem cursos independentes, e todo bom gerente deve aprender esses cursos para aprimorar e atualizar seus conhecimentos.
Como todos sabemos, software e outros recursos digitais são agora amplamente usados no mundo dos negócios, e a matemática financeira também está integrada a eles.
Sobre os processos financeiros da empresa
O uso preciso da matemática financeira ajuda a reduzir custos e maximizar os lucros, o que todo gerente deseja.
Ele fornece as ferramentas necessárias para avaliar os recursos mais viáveis, bem como aqueles investimentos que são capazes de trazer maiores benefícios tanto a curto quanto a médio e longo prazo.
Qualquer projeto comercial deve ser apoiado por análise financeira. Em outras palavras, cálculos e considerações baseados em matemática financeira incluem os retornos potenciais que o projeto pode fornecer.
É uma importante ferramenta para resolver grandes e pequenos problemas dentro da empresa, quantificando as transações financeiras e considerando o valor da moeda.
Calcule prestações de empréstimos, organize e controle salários, corte despesas e avalie margens de lucro. Todos esses processos dependem mais ou menos da matemática financeira.
Sobre os juros simples
Juros simples é um dos elementos mais comumente usados em matemática financeira e é muito importante para qualquer empresa. É uma forma de correção monetária que calcula a taxa de juros com base no principal e mantém a receita mensal igual.
Embora não sejam mais usados pelo sistema financeiro, é essencial que os administradores entendam o seu conceito, uma vez que eles ainda são cobrados em determinados financiamentos, bem como nas aplicações bancárias, pagamento de impostos e demais situações financeiras.
A fórmula básica dos juros é J=CxIxT
O J significa juros simples;
O C vem de capital;
O I da taxa de juros; e
O T do tempo de aplicação.
A importante valoração do risco versus o retorno obtido
A necessidade de avaliar o retorno do projeto ou do investimento é de grande importância e merece ser discutida por todos os participantes daquela empresa.
Ele não é capaz apenas de calcular a taxa de retorno, mas também a probabilidade de risco de tais aplicações que o gestor pretende fazer, evitando assim que os gerentes incorrem em grandes perdas.
Hoje, muitos programas são usados para ajudar nesse cálculo, mas todos os programas são baseados em matemática financeira. É preciso calcular as taxas de juros. Qualquer coisa que envolva valores e porcentagens precisos envolve conhecimento de matemática financeira.
A tomada de decisão
A matemática financeira é a ferramenta básica para os gestores tomarem as melhores decisões para a empresa. Considere os riscos e retornos potenciais, taxas de juros, custos operacionais, salários e muitos outros pontos relevantes.
O departamento de contabilidade também usa a matemática financeira ao escolher o melhor sistema tributário para uma empresa e precisa dela para calcular corretamente os impostos, descontos e compensações em todo o processo de gestão tributária.
Todas as decisões tomadas pelo gestor, devem ser feitas pensando justamente no futuro daquela empresa, tendo como base a projeção do fluxo de caixa. Dessa forma, quanto mais precisa for a projeção, melhor será a decisão a ser tomada por aquele gestor.
Essa projeção somente se dá a partir das informações colhidas por meio da matemática financeira, permitindo que ele realize uma projeção segura, com base nos números precisos, não apenas no achismo ou intuição.
Conclusão
O mundo dos negócios é feito de decisões. Devo contratar novos funcionários? Máquinas de trabalho? Mudar de fornecedor? Esses são alguns dos problemas que você e todos os outros empresários podem encontrar.
Isso porque toda empresa terá sucesso e buscará o crescimento. Para saber a resposta, você notou que é necessária muita análise e o primeiro requisito para tudo é o conhecimento de matemática financeira.
É mais do que fornecer fórmulas, é de grande valor para a tomada de decisões e ajuda a reduzir custos e maximizar lucros.
Através da aplicação da matemática correta, o gestor tem a possibilidade de estudar tudo que envolve os processos financeiros da sua empresa, desde aquele processo mais simples até o mais complexo.
Com isso, as decisões se tornam menos difíceis de serem tomadas, uma vez que o gestor pode contar com todos os dados que são obtidos a partir da análise e da utilização da matemática financeira. Tudo isso só pode ser alcançado com a ajuda dessa ferramenta tão essencial na vida do empresário.
Artigos relacionados:
- Como fazer empréstimo empresarial sem se endividar? 4 dicas
- O que é acquirer? Entenda como funciona o adquirente!
- A importância da gestão de custos nas pequenas empresas
- Entenda o capital de giro e por que ele é a chave para o sucesso do seu negócio
- Cálculo de combustível para frota: saiba como fazer para economizar