Como começar a empreender no agronegócio?
Seja por causa da crise econômica, da pandemia, por desejar empreender no agronegócio, ou por tudo isso junto, o fato é que nunca se empreendeu tanto no país.
Também gostaria de ter o próprio negócio, mas não sabe em que setor apostar?
Setor do agronegócio
Vale saber que o segmento agropecuário está em franca evolução, e esse cenário positivo está servindo para impulsionar a abertura de novas empresas.
Lembrando que todo ano, o Brasil bate recordes quando o assunto é o aumento de safras de grãos e de exportação de itens agropecuários, e as lojas de produtos agropecuários está inserida nesse mercado de constante evolução.
Como empreender no agronegócio?
Sendo assim, se você vai começar a empreender no agronegócio, porque não considerar abrir uma loja de produtos agropecuários? Se interessou?

Então, confira aqui um passo a passo de como abrir uma loja agropecuária de sucesso.
1 – Monte seu plano de negócios
Antes de mais nada, qualquer negócio, seja ela qual for, é fundamental montar um plano de negócios, afinal, ele que vai servir de guia para as demais etapas.
Além disso, vale saber que um plano de negócio nada mais é que documentar todos os aspectos de seu negócio, estratégias, mercado, recursos financeiros, por exemplo, certamente, tudo com base em pesquisas e análise de mercado, com informações e dados reais.
2 – Se planeje financeiramente
De antemão, faça projeções reais de despesas e receitas, para conseguir visualizar a viabilidade econômica do negócio, para isso, defina metas, o faturamento que pretende atingir, os limites de custos e despesas, o quanto a empresa está disposta a investir e, principalmente, qual o lucro esperado.
Portanto, crie um plano de ação e estratégias para atingir os objetivos e elabore um orçamento anual, com os gastos e ganhos.
3 – Defina a estrutura da sua loja
Desde já, uma empresa de agronegócio pode ter a estrutura dividida em três:
- Área comercial;
- Balcão de atendimento e caixa;
- Escritório.
Lembrando que a forma que irá expor os produtos pode influenciar no sucesso das vendas, por isso, a área comercial deve ser muito bem planejada.
Na loja, o balcão de atendimento e o caixa, podem estar juntos em uma mesma estrutura, e devem permitir a visualização dos produtos, e o escritório em um ambiente separado.
4 – Acerte na escolha dos produtos
No planejamento você descobriu o perfil do seu público, então, poderá definir mais facilmente suas necessidades e preferências.
Nunca deixe de perguntar ao cliente que tipo de produto ele está buscando, lembrando que o sucesso das vendas está diretamente ligado à demanda do consumidor.
Compre sempre aquilo que vende mais, nunca deixando faltar, mas sem abrir mão da qualidade.
5 – Invista em um estoque adequado
Não permita que o estoque vire uma grande dor de cabeça, para isso, armazene os produtos em um local adequado para evitar possíveis perdas, que seja coberto, seguro e arejado.
Escolhido o local, liste tudo o que será armazenado, relacionando os valores de cada item, a quantidade e as datas de validade.
E assim, realize uma eficiente gestão de estoque, com muita organização, controle e análise.
6 – Tenha uma equipe capacitada
Ter uma equipe devidamente capacitada pode fazer diferença para atender bem e fidelizar clientes.
Caso sua loja seja de pequeno porte, ela pode ser composta por você (proprietário) e um atendente, desde que seja capacitado.
7 – Conheça as leis para empreender no agronegócio
Procure ficar bem atento às normas técnicas do setor do agronegócio, relacionadas à armazenagem, comercialização, emissão da receita agronômica, manuseio e descarte dos produtos.
No mais, não deixe de pesquisar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as leis que concedem as Micro e Pequenas empresas.
Conclusão
Pronto, agora já sabe empreender no agronegócio e como começar a sua loja agropecuária, não deixe de escolher um nome bem bacana, investir em uma marca e trabalhar a divulgação.