Como começar a empreender no agronegócio?

Como começar a empreender no agronegócio?

Seja por causa da crise econômica, da pandemia, por desejar empreender no agronegócio, ou por tudo isso junto, o fato é que nunca se empreendeu tanto no país.

Também gostaria de ter o próprio negócio, mas não sabe em que setor apostar?

Setor do agronegócio

Vale saber que o segmento agropecuário está em franca evolução, e esse cenário positivo está servindo para impulsionar a abertura de novas empresas.

Lembrando que todo ano, o Brasil bate recordes quando o assunto é o aumento de safras de grãos e de exportação de itens agropecuários, e as lojas de produtos agropecuários está inserida nesse mercado de constante evolução.

Como empreender no agronegócio?

Sendo assim, se você vai começar a empreender no agronegócio, porque não considerar abrir uma loja de produtos agropecuários? Se interessou?

Então, confira aqui um passo a passo de como abrir uma loja agropecuária de sucesso. 

1 – Monte seu plano de negócios

Antes de mais nada, qualquer negócio, seja ela qual for, é fundamental montar um plano de negócios, afinal, ele que vai servir de guia para as demais etapas.

Além disso, vale saber que um plano de negócio nada mais é que documentar todos os aspectos de seu negócio, estratégias, mercado, recursos financeiros, por exemplo, certamente, tudo com base em pesquisas e análise de mercado, com informações e dados reais. 

2 – Se planeje financeiramente

De antemão, faça projeções reais de despesas e receitas, para conseguir visualizar a viabilidade econômica do negócio, para isso, defina metas, o faturamento que pretende atingir, os limites de custos e despesas, o quanto a empresa está disposta a investir e, principalmente, qual o lucro esperado.

Portanto, crie um plano de ação e estratégias para atingir os objetivos e elabore um orçamento anual, com os gastos e ganhos.

3 – Defina a estrutura da sua loja 

Desde já, uma empresa de agronegócio pode ter a estrutura dividida em três: 

  • Área comercial; 
  • Balcão de atendimento e caixa; 
  • Escritório.

Lembrando que a forma que irá expor os produtos pode influenciar no sucesso das vendas, por isso, a área comercial deve ser muito bem planejada.

Na loja, o balcão de atendimento e o caixa, podem estar juntos em uma mesma estrutura, e devem permitir a visualização dos produtos, e o escritório em um ambiente separado. 

4 – Acerte na escolha dos produtos

No planejamento você descobriu o perfil do seu público, então, poderá definir mais facilmente suas necessidades e preferências.

Nunca deixe de perguntar ao cliente que tipo de produto ele está buscando, lembrando que o sucesso das vendas está diretamente ligado à demanda do consumidor.

Compre sempre aquilo que vende mais, nunca deixando faltar, mas sem abrir mão da qualidade.

5 – Invista em um estoque adequado 

Não permita que o estoque vire uma grande dor de cabeça, para isso, armazene os produtos em um local adequado para evitar possíveis perdas, que seja coberto, seguro e arejado.

Escolhido o local, liste tudo o que será armazenado, relacionando os valores de cada item, a quantidade e as datas de validade.

E assim, realize uma eficiente gestão de estoque, com muita organização, controle e análise. 

6 – Tenha uma equipe capacitada

Ter uma equipe devidamente capacitada pode fazer diferença para atender bem e fidelizar clientes.

Caso sua loja seja de pequeno porte, ela pode ser composta por você (proprietário) e um atendente, desde que seja capacitado.

7 – Conheça as leis para empreender no agronegócio

Procure ficar bem atento às normas técnicas do setor do agronegócio, relacionadas à armazenagem, comercialização, emissão da receita agronômica, manuseio e descarte dos produtos.

No mais, não deixe de pesquisar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as leis que concedem as Micro e Pequenas empresas.

Conclusão

Pronto, agora já sabe empreender no agronegócio e como começar a sua loja agropecuária, não deixe de escolher um nome bem bacana, investir em uma marca e trabalhar a divulgação. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.