Trilha de Aprendizagem: O passo a passo para executar em sua empresa!

O sonho de todo empresário é ter uma equipe de alta performance. Mas você já parou para pensar que ninguém nasce pronto e que é possível desenvolver as habilidades que seu time precisa? É para isso que existe a Trilha de Aprendizagem!

Trilha de Aprendizagem: O passo a passo para executar em sua empresa!

Assim que uma empresa surge, é preciso pensar em seu plano de negócios, na concorrência, no mercado e, também, nos funcionários. Responsáveis por fazer a engrenagem funcionar, é necessário dar uma especial atenção a eles.

Continue a leitura para entender melhor do que estamos falando e aprender, de forma rápida e prática, como montar uma Trilha de Aprendizagem infalível!

O que é Trilha de Aprendizagem?

A Trilha de aprendizagem nada mais é que um conjunto de atividades elaboradas de forma contínua e sistemática para desenvolver habilidades profissionais e pessoais. No universo empresarial, é uma maneira de estimular o aprendizado daquilo que os colaboradores mais precisam.

Portanto, o método combina as demandas da empresa com os objetivos dos seus funcionários. Eles são os protagonistas de um processo de desenvolvimento que beneficia a todos.

Para que serve uma Trilha de Aprendizagem?

A Trilha de Aprendizagem é uma sequência de ações que visa formar e capacitar colaboradores. Em um mercado tão competitivo, desenvolver seus próprios talentos é uma estratégia inteligente e pode ser o seu diferencial.

Lembrando que a definição das atividades deve ser feita por um gestor qualificado para a tarefa. Afinal, tudo deve ter um propósito para que seu funcionário tenha capacidade de aperfeiçoar suas habilidades dentro de um tema específico.

Assim sendo, podemos dizer que o grande objetivo dessa ferramenta é o desenvolvimento contínuo da sua equipe. Nesse cenário, diversos recursos podem ser utilizados, como:

  • Palestras;
  • Workshops;
  • Livros;
  • Vídeos;
  • Aplicativos;
  • Grupos de discussão.

Quais são os benefícios da Trilha de Aprendizagem?

Ainda em dúvida se vale a pena ou não investir na Trilha de Aprendizagem? Então, antes de apresentarmos o passo a passo para acertar nessa estratégia, anote aí os benefícios que ela pode proporcionar ao seu negócio:

  • Dá uma visão mais ampla ao colaborador sobre o que ele sabe e precisa aprender;
  • Motiva o autodesenvolvimento;
  • Conscientiza sobre a importância da autonomia no processo de aprendizagem;
  • Favorece o crescimento profissional contínuo;
  • Melhora os resultados da empresa.

Como elaborar uma Trilha de Aprendizagem?

Depois de tudo o que você leu, é hora de aprender a elaborar uma Trilha de Aprendizagem que faça sentido para seus colaboradores e, claro, para o seu negócio. Quando bem estruturada, os benefícios citados são logo percebidos. Então vamos lá!

Conheça bem os seus colaboradores

Conhecer bem os seus colaboradores é o ponto de partida para uma trilha eficiente e estratégica. Assim sendo, você precisa entender seus pontos fortes e fracos e aprender a rastrear habilidades, inclusive nos novos funcionários.

Além disso, é interessante saber se eles têm objeções para o futuro, tanto no plano profissional como no pessoal. Dessa forma, fica mais fácil alinhar suas ambições com as necessidades do negócio, garantindo resultados satisfatórios para as duas partes.

Defina o tipo de trilha que aplicará

Para alcançar o sucesso com essa estratégia, você precisa definir o tipo de trilha que sua empresa aplicará: linear ou agrupado. Lembrando que essa escolha precisa levar em consideração seus objetivos e o perfil do seu time.

No modelo linear, as atividades são colocadas em sequência e o colaborador precisa cumprir um nível para passar para a próxima ação. Assim, ele conclui a trilha depois de passar por todos os passos definidos pelo gestor.

No modelo agrupado, as atividades são disponibilizadas em grupos e o próprio funcionário escolhe qual fazer. Porém, para concluir a trilha, ele deve ter um mínimo de passos cumpridos.

Monte sua trilha com vários níveis de dificuldade

Uma trilha bem elaboradora precisa ser estruturada em níveis de aprendizado. Afinal, estamos falando de um método sistemático e contínuo de desenvolvimento profissional e isso exige graus de dificuldade. 

O ideal é que o conhecimento seja absorvido de forma fluida e natural. Desse modo, o colaborador vence etapas sem nem mesmo perceber e consegue aprender de uma forma dinâmica e eficiente —principalmente quando se usa os recursos certos.

Invista em ferramentas inteligentes

O gestor precisa ter em mente aquilo que deseja passar aos funcionários. Assim, além de elaborar bons conteúdos, ele precisa pensar nas ferramentas e estratégias para repassar todo esse conhecimento.

Nossa dica é usar a tecnologia a seu favor, uma vez que o mercado tem uma lista enorme de recursos e ferramentas que geram engajamento e são mais dinâmicas do que apenas aulas. Veja alguns exemplos:

  • Aplicativos para smartphones;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Jogos;
  • Plataformas online.

Monte a estrutura conforme o perfil do seu time, levando em consideração qual tipo de conteúdo é mais adequado para cada formato. Lembre-se de que tendências de mercado e a própria cultura do seu negócio também devem ser observados. 

Verifique se há o desenvolvimento das habilidades

Já com a trilha em funcionamento, é importante se esforçar para acompanhar de perto os resultados obtidos. Esse monitoramento deve ser contínuo e precisa observar o processo de aprendizagem e memorização de novas habilidades. 

Em geral, é interessante que as atividades propostas ajudem sua equipe a se tornarem mais eficientes, contribuindo para a aquisição de capacidades cognitivas importantes em seu dia a dia, como:

  • Foco no trabalho;
  • Memorização de informações importantes;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Capacidade raciocínio em situações de tensão;
  • Tomada de decisões rápidas e assertivas. 

Conclusão

Contar com uma equipe de profissionais capacitados exige muito esforço dos gestores. Além de se dedicar ao recrutamento e seleção de talentos, é preciso pensar em maneiras de capacitá-los e ajudá-los a se desenvolverem dia após dia.

É por isso que a Trilha de Aprendizagem é tão poderosa! A metodologia prioriza a autonomia do colaborador e garante que suas ambições estejam alinhadas com as demandas do negócio, gerando resultados positivos para todos os envolvidos. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Quanto custa empreender com comida: veja 3 exemplos

Quanto custa empreender com comida: veja 3 exemplos

Empreender no setor de consórcios

Empreender no setor de consórcios

Ideias para montar seu negócio digital em 2022

Ideias para montar seu negócio digital em 2022

As 8 melhores ideias para ganhar dinheiro em casa

As 8 melhores ideias para ganhar dinheiro em casa

Como começar o seu negócio e vender online

Como começar o seu negócio e vender online

Como empreender no ramo imobiliário

Como empreender no ramo imobiliário