4 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Já estamos em 2022 e o Instagram ainda é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social no ranking das mais usadas no nosso país. São mais de 110 milhões de usuários!

E claro que uma rede social com tantos recursos e atualizações (toda semana tem uma ferramenta nova lá!) abre portas para diversos meios de ganhar dinheiro, ainda mais com tantas pessoas circulando por lá todos os dias.

A forma mais difundida no mercado para ganhar dinheiro nesta plataforma é fazendo publipost no Instagram, mas existem pelo menos mais 4 maneiras de obter renda e neste artigo iremos conhecer melhor cada uma delas. Leia até o final, tenho certeza que alguma dessas sugestões vai se adequar ao que você procura!

Políticas de privacidade e termos de uso do Instagram

Antes de iniciar qualquer trabalho de obter renda no Instagram é preciso entender que a plataforma tem suas políticas de privacidade e seus termos de uso. A partir do momento que você clica em “eu li e aceito os termos de uso”, está sujeito a punição da rede social caso você infrinja alguma das regras (mesmo sem saber que está).

Outra coisa que você precisa ter em mente é: a rede social não é sua, é apenas um canal de distribuição de conteúdo. Tendo em vista que sua conta pode ser suspensa, ou até a própria plataforma encerrar suas atividades, recomendo fortemente que você não coloque todas as suas fichas em uma única rede. O Instagram pode ser muito lucrativo mas não caia na tentação de apostar tudo nele.

4 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Para minimizar os problemas de suspensão que podem ocorrer, entenda como funciona as proibições das diretrizes do Instagram:

• conteúdo copiado: cuidado com a violação de direitos autorais;

• descumprimento da lei: terrorismo, crime organizado, venda de animais, caça clandestina, jogos de azar e conteúdo sexual;

• conteúdo inapropriado: nudez;

• desrespeito entre membros: discurso de ódio e preconceitos em geral;

• conteúdo prejudicial sobre Covid-19: notícias falsas sobre a doença.

Agora que você entendeu que a plataforma tem regras restritas, vamos conhecer as 4 formas de ganhar dinheiro no Instagram:

1. Publipost no Instagram

Sei que você entrou nesse artigo se questionando “como ganhar dinheiro com publipost no Instagram?” Por isso, vamos iniciar explicando melhor como funciona esse tipo de ganho.

Primeiramente, é preciso entender que um publipost é um post (seja no feed, stories ou reels) feito na sua rede social em troca de pagamento em dinheiro ou permuta de produtos, os famosos “recebidos” que as blogueiras tanto falam. Para conseguir trabalhar dessa forma, é preciso um posicionamento de influencer. 

Os setores de marketing das grandes e pequenas empresas levam muito a sério a contratação de influencers para a estratégia de marketing de influência. Essa é uma grande oportunidade para quem gosta de mostrar seu lifestyle e conquista seguidores fiéis que gostam de acompanhar tudo.

A respeito do publipost do Instagram, é preciso respeitar as regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e sinalizar quando o post por pago. Muitas blogueira já sofreram penalidades por fazer publiposts em forma de “dica de amiga”, isso caracteriza propaganda enganosa, então cuidado!

O próprio Instagram disponibiliza uma ferramenta para marcar a publicação paga e o nome da empresa em questão. Tenha cuidado e respeite as regras!

Antes de se preocupar em quanto cobrar por um publipost no Instagram, construa sua audiência engajada e monte seu mídia kit. Os trabalhos vão surgir se você se posicionar como um bom influencer!

2. Infoprodutos

Além de vender seu espaço na rede com publipost, é possível também vender produtos digitais: ebooks, cursos, consultorias e etc. Para isso você pode usar seu perfil para produzir conteúdo que atrai e educa a audiência para converter em venda desses infoprodutos.

Você pode atuar vendendo um material de sua autoria ou como afiliado. Dessa forma, ao encontrar os materiais prontos nas plataformas de vendas de infoprodutos, basta se afiliar a eles, obter seu link próprio e ganhar uma comissão por cada venda que realizar.

3. Filtros personalizados para stories e reels

Um “produto digital” que se popularizou no último ano foi o filtro para stories e reels. A possibilidade de ter um filtro para uso próprio e para difundir para os membros da sua comunidade (os influenciadores adoram usar) é sinal de status. Na rede social, exclusividade é a chave, então aprenda a fazer filtros e a renda extra é certa!

4. Selos em lives

Este ano, a plataforma começou a pagar os usuários que atingirem alguns níveis de visualização nas lives. Com a pandemia o número de vídeos ao vivo aumentou consideravelmente. Por isso, a plataforma resolveu monetizar o recurso.

Nessa modalidade de monetização, todo o valor arrecadado é destinado ao criador da live.

Para ter direito ao recurso, você precisa ter mais de 18 anos, uma conta de criador de conteúdo, mais de 10 mil seguidores  e ativar o recurso “badges” para começar a usar.

A monetização já está se estendendo aos reels também, em concorrência com o TikTok que estava fazendo o Instagram perder a atenção dos usuários.

As formas de ganhar dinheiro no Instagram vão além

Além dessas formas citadas acima, também é possível ganhar dinheiro montando sua própria loja e usando o Instagram como forma de divulgação dos produtos ou serviços. E ainda para potencializar esse alcance há a possibilidade de trabalhar com anúncios pagos que mesmo exigindo um investimento iniciar, o patrocinado se torna uma forma de monetizar na plataforma.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a escolher a melhor forma de obter renda e que seja um sucesso!

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

O que empreender com pouco dinheiro? Confira algumas dicas

O que empreender com pouco dinheiro? Confira algumas dicas

Os benefícios do chatbot para facebook

Os benefícios do chatbot para facebook

Segurança no trabalho: 5 dicas para prevenir acidentes

Segurança no trabalho: 5 dicas para prevenir acidentes

Como iniciar uma loja virtual do zero

Como iniciar uma loja virtual do zero

Como economizar dinheiro em compras online?

Como economizar dinheiro em compras online?

Onde comprar móveis para escritório barato?

Onde comprar móveis para escritório barato?