Cuidados ao pedir empréstimo para sua empresa

Cuidados ao pedir empréstimo para sua empresa

Como expandir minha empresa? Essa é uma pergunta comum dos empreendedores. Afinal, o crescimento da empresa se reflete em lucro. Para isso, um empréstimo pode ser a solução, pois ele concede dinheiro que se converte em investimento.

Embora muitos tenham ressalvas à contratação de empréstimo, especialmente no atual cenário econômico atual, com alguns cuidados ele pode ser uma ótima solução. Por isso, hoje listamos os principais deles.

Dessa forma, continue lendo para conferir como fazer um empréstimo com segurança e, assim, possa investir na empresa em prol do seu investimento. Com isso, proteja a corporação ao mesmo tempo em que atua em favor do crescimento dela.

Empréstimo com segurança: Confira algumas dicas

Abaixo estão algumas dicas que vão fazer toda a diferença ao contratar um empréstimo para a sua empresa. Com elas, você faz uma escolha segura e efetiva. Portanto, continue sua leitura e veja como obter crédito para investir e crescer sem riscos!

Avalie a necessidade financeira do seu negócio

Primeiramente, você precisa levantar uma pergunta crucial: sua empresa realmente precisa de um empréstimo? Para isso, você precisa conhecer a situação financeira dela. Isso envolve gastos fixos, variáveis, entradas, previsões de curto e longo prazo e o giro de caixa dele.

Igualmente, conheça os eventuais investimentos financeiros que a sua empresa faz e quais são os recursos disponíveis. Em algumas situações, você sequer pode precisar de um empréstimo. Portanto, analise a situação com atenção.

Para além disso, questione-se da real necessidade de um empréstimo. O que você pretende fazer na empresa com o dinheiro de crédito realmente trará frutos positivos à empresa? Quais são as chances de isso se converter em lucro?

Ainda, pense quais são as prioridades da sua empresa e se o empréstimo realmente irá se destinar a eles. Com isso, você toma decisões acertadas e não no calor do momento. Da mesma forma, permite que a obtenção de crédito realmente se converta em lucros.

Tenha um plano de ação

Em segundo lugar, para que um empréstimo realmente ajude você a investir na empresa, você deve ter um plano de ação claro. Isto é, um planejamento. Pense no empréstimo e no seu uso como um projeto interno com início, meio e fim.

O início requer a determinação de cada passo do uso do dinheiro e do seu investimento. Determine no que o valor será empenhado, como essas ferramentas serão usadas e qual é o produto ou alocação final.

Por exemplo, na criação de um produto novo o objetivo final será sua apresentação ao público e comercialização. Já nas alocações gerais, poderão ser investimentos na estrutura física, no marketing ou mesmo na criação de novas filiais.

Se você tem dúvidas de como expandir sua empresa, saiba que esse é o momento de esclarecê-las. E isso envolve todo o planejamento. Assim, tenha determinações claras sobre cada passo desde a concepção do objetivo, a obtenção do crédito e o uso consciente e efetivo dele.

Verifique a empresa

Pois bem. Agora você já tem em mãos as informações sobre a necessidade do empréstimo e sua aplicação para levar ao crescimento da empresa. Então, é o momento de analisar as suas opções de empréstimo.

Para isso, primeiramente verifique a idoneidade da empresa que oferta o crédito. Seja um banco tradicional, fintech ou financeira, deve ter registro perante o Banco Central. Além disso, confira a reputação da empresa perante o Reclame Aqui.

É muito importante que você tenha certeza de que está negociando com uma empresa que tenha uma boa reputação no mercado.

De olho na segurança do site

Além disso, lembre-se de se atentar à segurança do próprio site. Nesse caso, não estamos nos referindo somente à certificação de que a empresa existe, tem reconhecimento pelo Banco Central e boa imagem no mercado.

É muito comum que golpistas criem sites que pareçam pertencer a uma empresa séria. Nesse caso, geralmente fazem uso de variações na escrita, como erros de digitação, ou mesmo na variação final.

Por isso, sempre se certifique de que está se relacionando com um banco correto e que está no site oficial dele.

Muito cuidado com golpes

Por fim, tenha cuidado contra golpes. Por exemplo, jamais faça um depósito prévio para garantia de empréstimo. A solicitação para isso, aliás, é o maior sinal de que você está prestes a entrar em uma furada e ser vítima de golpistas.

Portanto, caso haja qualquer tipo de solicitação nesse sentido, ligue o sinal de alerta e abandone a solicitação. Além disso, lembre-se sempre de dar preferência às alternativas que aparecem em sites de comparação sérios, como é o caso do Juros Baixos.

Escolhendo a melhor opção para sua necessidade

Por fim, lembre-se de que você tem em mãos várias possibilidades de empréstimo. O empréstimo pessoal, por exemplo, é mais acessível. Por outro lado, os feitos em nome da empresa podem ter menos juros ao mesmo tempo em que não comprometem as finanças dos sócios proprietários, eis que se voltam ao CNPJ.

Seja como for, é um momento que requer reflexão. Conheça as taxas que cada uma das opções envolve. Igualmente, estude a possibilidade de conceder imóvel ou veículo em garantia. Isso pode tornar as taxas muito menores.

De qualquer forma, estude suas possibilidades e não feche qualquer negócio antes de comparar as taxas das opções disponíveis. Para isso, use ferramentas como a Juros Baixos e, assim, tenha em mãos todas as informações necessárias para a melhor escolha.

Considerações finais

Com tudo isso, é possível concluir que um empréstimo pode ser a chave para a conquista do crescimento da sua empresa. Para isso, não deixe de seguir nossos cuidados antes de investir na empresa com valores de crédito.

Mas com os cuidados corretos, você garante dinheiro na mão e a consolidação dos seus planos. Assim, expandir a empresa com um empréstimo pode ser possível, desde que você observe pontos cruciais que garantam a segurança e a assertividade da aplicação.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.